Cobertura
- Solus (Unlicensed)
- Solus - Publicação
- Solus (Unlicensed)
Cobertura
Sumário
» Objetivo
» Funcionalidade
» Configurações, Parâmetros e/ou Permissões de direitos
» Operacionalização
» Links úteis
A cobertura de plano de saúde é a relação de serviços e de procedimentos que os usuários têm à disposição no plano/produto contratado.
- Garantir que o beneficiário possa realizar os procedimentos configurados.
- Parametrizar seus valores através da coparticipação cobrada.
- Estrutural > Configurações > Parametrização do sistema > Aba "Coberturas" > Considera cobertura de Taxa apenas as coberturas sem procedimento.
Caso a opção seja "SIM", o sistema considerará uma cobertura de taxas apenas se não houver procedimento vinculado à cobertura. Indicando "NÃO", o sistema passa a varrer as coberturas respeitando a sua capa, independentemente se existe ou não procedimento vinculado.
Nesse caminho:
Cadastros > Cadastros de plano > Botão: Cobertura, é possível ter acesso aos cadastros da cobertura do plano:
Através das regras principais, é possível configurar, no momento da emissão, qual cobertura será utilizada de acordo com as características da guia.
- Código: É possível atribuir um código na cobertura.
- Cobertura: Nessa opção, será atribuído o nome para a cobertura.
- Índice utilizado para reajuste: O índice é atribuído como referência no momento do reajuste das coberturas (é possível realizar o filtro pelo índice).
- Regime de atendimento: Define qual regime de atendimento será coberto, se "Eletivo", "Urgente" ou ambos; Essa configuração impacta diretamente na identificação da cobertura na emissão da guia/conta.
- Tipo de atendimento: Possibilita parametrizar a cobertura para um tipo de atendimento específico (Remoção, Pequena Cirurgia, Outras Terapias, Consulta etc...).
- Natureza: Permite definir a cobertura de acordo com a natureza (Ambulatorial, Internação, Acidente de trabalho etc...).
- Categoria/ Grau dos usuários: Possibilita definir a cobertura de acordo com a categoria do beneficiário, como cobertura apenas para Titulares ou Dependentes, etc.
- Faixa etária válida para a cobertura: Nessa opção, é possível definir a cobertura por idade, podendo ter duas coberturas com as mesmas características, mudando apenas o limite de idade entre elas.
- Permite liberação pela web/webservice tiss?: Permite liberar ou não os procedimentos desta cobertura na web ou webservice tiss.
- Os beneficiários precisam de autorização da origem para usar?: Caso esteja como "SIM", o beneficiário terá que solicitar à empresa para realizar o procedimento vinculado a essa cobertura.
- Cobertura válida para: Nessa opção, é possível filtrar pela data do contrato ou data de inclusão do beneficiário.
- Quantidade dias retorno para o pagamento de copart: Indica o limite (em dias) para considerar como retorno.
- Tipo de cobertura para o RPC: Possibilita configurar o modo de envio da cobertura junto ao Reajuste de Planos Coletivos (RPC).
- Botão: "Exibe valor de coparticipação no WebService?": Ao selecioná-lo, o valor de coparticipação dos procedimentos desta cobertura serão exibidos no Web Service TISS.
Através dessa aba, é possível realizar as configurações que estão diretamente ligadas à valorização do procedimento.
Cobrança de Coparticipação
Nessa opção, é possível configurar como será a cobrança de coparticipação.
1 - Exclusivamente no caixa: O pagamento ocorre no momento da execução da guia, diretamente no caixa. Com isso, o valor de coparticipação na conta ficará zerado, pois já foi pago.
2 - Exclusivamente no caixa, após extrapolar o limite: Nessa opção, o pagamento no caixa ocorrerá apenas se o beneficiário extrapolar o limite.
3 - Exclusivamente no caixa, após extrapolar o limite com faixa de valores: Sistema irá considerar o pagamento no caixa apenas se o beneficiário extrapolar o Limite e irá cobrar sobre o valor das faixas de valores configuradas na cobertura.
4 - Na mensalidade depois de faturada: Sistema cobrará após o faturamento da guia, deste modo a conta será cobrada na mensalidade;
5 - Na mensalidade após a emissão: Sistema cobrará após a emissão da guia, por isso a guia será cobrada na mensalidade;
6 - Na mensalidade depois de faturadas e após extrapolar limite: Nessa opção, o valor da cobertura será cobrado após extrapolar o limite e depois da guia ser faturada.
7 - No caixa ou na mensalidade, após emissão e após extrapolar limite com faixa de valores: Nessa opção, é possível realizar o pagamento no caixa ou na mensalidade (após a emissão da guia), se extrapolar o limite, buscando os valores de acordo com a quantidade configurada;
8 - No caixa ou na mensalidade após a emissão: Será cobrado valor no caixa ou será cobrado o valor da guia na mensalidade;
9 - Sem cobrança, apenas emissão de relatório: Não serão cobrados valores de coparticipação, os valores serão demonstrados apenas em relatório;
10 - Na mensalidade após emissão com faixa de valores: Sistema irá cobrar a guia diretamente na mensalidade, sem realizar o faturamento, baseando-se nas configurações que indicam coparticipação diferenciada por valor;
11 - Na mensalidade após emissão após extrapolar o limite: Será cobrado o valor da guia diretamente na mensalidade, após extrapolar o limite configurado e sem realizar o faturamento da guia;
12 - Na mensalidade depois do faturamento com faixa de valores: Será cobrado o valor da guia, após a mesma ser faturada, seguindo os valores diferenciados indicados.
13 - No prestador de serviço: Será cobrado diretamente no prestador de serviço;
14 - Na mensalidade depois de faturada (Emissão local) - No prestador (Emissão fora): A guia será cobrada após o faturamento na emissão, através do módulo, e no prestador, quando a guia for executada pela web.
15 - Na mensalidade depois de faturadas com faixa de quantidade e valores: Serão consideradas as coberturas que têm diferenças de valores por quantidade;
Cobertura que, por exemplo, cobre até 10 utilizações, não cobrindo a coparticipação. Contudo, a partir da 11ª, a cobrança será realizada.
16 - Sem cobrança. Apenas emissão de relatório com faixa de quantidade e valores: Não serão cobrados valores de coparticipação, os valores aparecerão apenas em relatórios;
17 - No caixa (Emissão local) - No prestador (Emissão fora): Nessa opção, o sistema cobrará no caixa, ao realizar a emissão da guia pelo módulo (local), e cobrará o valor de coparticipação no prestador, em caso de emissão da guia (fora).
Valores de Coparticipação
Permite indicar se o sistema cobrará % de copart sobre o valor da tabela de preço paga ao prestador ou sobre a tabela vinculada à cobertura.
Caso indique a tabela padrão como a tabela da cobertura, é necessário apontar a tabela no campo "TABELA".
Coparticipação das taxas hospitalares
Define se a cobertura terá cobrança de taxas ou não e, se sim, quais as que serão consideradas.
Coparticipação em Mat/Med
Indica se haverá cobrança sobre "Materiais e Medicamentos".
Coparticipação em OPME
Determina se haverá cobrança sobre OPME.
Taxa administrativa do PTU
Indica se ocorrerá cobrança de taxa administrativa referente ao valor pago ao prestador ou se o desconto será no valor pago ao mesmo.
Esta opção será habilitada apenas se os valores de coparticipação se basearem nos valores negociados com o prestador, caso contrário ficará inabilitada para edição.
Considerar na contagem para a mudança de faixa (Qtde)
Através desta opção, é possível definir se a contagem será sobre as contas, guias ou ambas.
Período para cálculo da mudança de faixa etária (Qtde)
O sistema permite definir um período para a contagem da quantidade configurada para um procedimento, com as seguintes opções: "Um ano a partir da data de adesão do usuário", que utiliza como base a data de adesão do beneficiário conforme o contrato; "Um ano civil", que considera um ano completo de 365 dias; e "Um mês", que sempre equivale a um período de 30 dias.
Na opção "Valores de Coparticipação", é possível configurar os valores que o sistema vai considerar para a cobrança de coparticipação.
Comercialização
- Ano: Com esta configuração, o sistema valida o ano do contrato para encontrar essa cobertura, com isso, a cobertura será válida apenas para contratos criados neste ano em especifico;
- Mês: Nesta configuração, o sistema valida o mês do contrato para encontrar esta cobertura, com isso, a cobertura será válida apenas para contratos criados no mês configurado;
- Vigências: A vigência indica que os valores configurados serão considerados após esta data em especifico;
- Quantidade inicial: Através dessa configuração é possível indicar a quantidade inicial que será considerada nessa vigência;
- Quantidade final: Através dessa configuração é possível indicar a quantidade final que será considerada nessa vigência.
Nesta configuração, é possível configurar valores de coparticipação diferentes de acordo com a quantidade. É necessário utilizar a configuração "15 - Na mensalidade depois da faturadas com faixa de quantidade e valores" para que o sistema realize a contagem de maneira correta.
- Valor inicial: Através dessa configuração é possível indicar um valor inicial para que o sistema considere essa vigência;
- Valor Final: Através dessa configuração é possível indicar um valor final para que o sistema considere essa vigência;
- Item: Nesta opção indicará o item que fará parte desses valores de coparticipação (Honorários, Mat/Med, Taxas, etc.);
- % de Coparticipação: Nesta opção, realizará a configuração da porcentagem de cobrança realizada, onde o sistema analisará a configuração indicada nos valores de coparticipação para se basear ou no pagamento do prestador ou na tabela vinculada à cobertura;
- Limite em R$ para o %: Nesta opção, é possível configurar o limite em valor que a porcentagem incidirá;
- % copart acima do limite: Caso ultrapasse o valor indicado na configuração acima, é possível configurar uma nova porcentagem de cobrança sobre os valores ultrapassados;
- Valor fixo: Nessa opção será informado um valor fixo, ignorando os % de coparticipação configurado nas opções acima;
- Parte coberta: Indicará, em valores, qual parte será coberta;
- % de taxa de ADM: É possível configurar a porcentagem de taxa ADM que incidirá sobre o valor da coparticipação;
- Tipo de teto: Através dessa configuração o sistema realizará o cálculo do teto.
- Sem teto;
- Teto por procedimento no valor. Essa regra leva em consideração a quantidade do procedimento;
- Teto por procedimento no valor. Essa regra NÃO leva em consideração a quantidade do procedimento;
- Teto por atendimento. Ao configurar "teto por atendimento" independente da quantidade de procedimentos e valores, o sistema sempre irá limitar o atendimento ao teto configurado.
- Teto é a quantidade de procedimento multiplicado pelo valor;
- Teto por beneficiário.
- Valor de teto: Nesta opção, é possível indicar o valor do teto que será cobrado conforme a configuração dos dados acima;
- Periodicidade de teto: Está opção ficará habilitada apenas quando utilizada a opção "Teto por beneficiário", a qual é possível configurar um teto para o beneficiário em um determinado período;
- Justificativa para envio de RPC: Nesta opção, é possível indicar uma justificativa padrão de reajuste, em que terá impacto na geração do arquivo RPC;
- Tabela: Tabela utilizada como referência de % de copart quando a opção "Valores da coparticipação"estiver indicada "Coparticipação sobre valores de tabela";
- Segunda tabela: A segunda tabela é utilizada como referência de % de copart quando a opção "Valores da coparticipação" estiver indicada "Coparticipação sobre valores de tabela";
- Índice: É possível indicar um índice referente as tabelas vinculadas;
- Tabela de Taxas: por esta opção é possível vincular uma tabela para utilizar como base para a cobrança de coparticipação referente às taxas.
Checkbox
"Ignorar regra de vias para cobrança da coparticipação baseada no valor de tabela": Ao marcar este checkbox o sistema irá ignorar a cobrança de vias e cobrará o valor de acordo com a tabela de preço configurada na cobertura;
"Não cobrar coparticipações em atendimentos a RN": Ao marcar este checkbox, a cobrança de coparticipação para Recém-nascido (RN) não ocorrerá.
Nessa aba, é possível realizar a inclusão dos procedimentos que fazem parte desta cobertura:
Na coluna "Cobrança (Caso possua coparticipação)", é possível realizar um configuração específica de recebimento, indicando uma forma diferente do recebimento padrão da cobertura.
Esta aba permite indicar um grupo de procedimentos que farão parte desta cobertura:
Através desta aba, é possível vincular o grupo de taxas que fazem parte dessa cobertura:
Nesta aba, é possível realizar a inclusão de taxas com a cobertura:
Através desta opção, é possível definir prestadores específicos para a cobertura. A partir do momento em que for indicado algum prestador, a cobertura servirá apenas para os que foram inclusos.
Se tem uma linha com dois prestadores, o sistema só irá considerar a cobertura caso a guia tenha os dois prestadores, de acordo com o cadastro. Exemplo, existe um prestador 'TESTE' na coluna 'LOCAL DE ATENDIMENTO' e outro prestador 'MEDICO' na coluna 'SOLICITANTE'; na emissão da guia, o sistema vai considerar esta cobertura apenas se na guia estiver o prestador TESTE no local de atendimento e o prestador MEDICO como solicitante.
Nesta opção, é possível definir prestadores que serão excluídos da cobertura. Após ser indicado, o procedimento com o prestador não terá mais cobertura.
Através desta configuração, é possível relacionar a cobertura apenas das redes de atendimento vinculadas nesta aba.
Nesta aba, é possível selecionar as redes de atendimento que não constarão na cobertura.
Nesta configuração, é possível definir locações específicas para esta cobertura. A partir do momento que alguma locação é inserida nesta tela, as outras locações não serão cobertas.
Ao inserir alguma especialidade nessa aba, o sistema identificará a cobertura, mas isentará o valor de coparticipação para as especialidades vinculadas.
As especialidades inseridas nesta aba não serão consideradas na cobertura ao emitir uma guia/conta.
O sistema considerará apenas as especialidades contidas nesta aba para identificar a cobertura.
Nessa aba, serão inclusos os grupos dos produtos. Após inclusão, serão considerados apenas os procedimentos referentes a este grupo.
Nessa aba, é possível indicar classificações específicas, deste modo, serão considerados apenas os prestadores com as classificações inseridas.