Carências
- Solus (Unlicensed)
- Solus (Unlicensed)
Escrito por: F. S.
Cadastro e Atribuição de Carências
Sumário
» Objetivo
» Funcionalidade
» Configurações, Parâmetros/Permissões e Direitos
» Operacionalização
» Referências
- O que é?
O período de carência é o tempo que o beneficiário precisa esperar para começar a utilizar os benefícios do seu plano após a contratação, conforme determina a ANS. Este manual, tem o objetivo de descrever o processo de cadastro de carências para os planos de saúde ofertados pela Operadora.
- A opção de cadastro de carências, é utilizada para que a Operadora defina os períodos de carência e configurações básicas referentes à mesma, bem como os procedimentos, taxas e redes de atendimento aos quais estará vinculada.
Módulo Estrutural > Configurações > Configurações do sistema > Aba 8. Configuração "Cadastro", campo "Forma de configuração dos procedimentos de coberturas, carências e limites":
Essa configuração é essencial para a Operadora definir como as carências serão validadas pelo sistema. Caso a operadora selecione a opção "Por procedimento (Modo padrão)", o sistema validará as carências baseando-se na aba "Procedimentos", no cadastro de carência, já a opção "Por grupo de procedimentos (cadastro de grupos)" fará com que o sistema valide as carências baseando-se na aba "Grupo de procedimentos"
- Módulo Estrutural > Cadastros > Carências e Preexistências > Grupos de procedimentos de carências: Permite criar um grupo de procedimentos que pode ser indicado dentro da aba "Grupo de procedimentos" no cadastro de carências:
Com o grupo de procedimentos, o operador poderá selecionar um grupo específico que contém todos os procedimentos ao invés de selecioná-los um a um na aba procedimentos. Para utilizar essa opção, é necessário realizar o processo descrito no tópico anterior
- Módulo Estrutural > Cadastros > Carências e Preexistências > Grupos de taxas: Permite criar um grupo de taxas que pode ser indicado dentro da aba "Grupo de taxas" no cadastro de carências:
- NÃO EDITAR PROCEDIMENTOS DA CARÊNCIA: Permissão necessária para que o operador possa cadastrar procedimentos na aba "Procedimentos".
Para acessar o cadastro de carências de um determinado plano, é necessário acessar o módulo Estrutural > Cadastros > Cadastro de planos > Selecionar um plano > Botão: Carências. Ao realizar o acesso, a seguinte tela será apresentada:
Na parte superior da tela, temos os seguintes botões:
Ícone | Nome | Descrição |
Incluir | Inicia o processo de cadastro da carência, permitindo que o operador inclua as informações pertinentes. | |
Excluir | Exclui a carência selecionada. | |
Salvar | Salva as alterações realizadas no cadastro de carências. | |
Desfazer | Desfaz quaisquer alterações realizadas no cadastro de carências. | |
Imprimir | Imprime uma relação de todas as carências e seus respectivos procedimentos. | |
Replicar | Atribui todas as carências deste plano apenas aos beneficiários que ainda não possuem carências cadastradas. | |
Sair | Fecha a tela de cadastro de carências. |
À direita dos botões do cabeçalho, existem os filtros que permitem buscar as carências pela descrição ou número de procedimento, bem como trazer apenas as carências com cadastro ativo ou inativo:
Campo de digitação de pesquisa
O campo para digitar a pesquisa depende do filtro de descrição e número de procedimento. Sendo assim, ele só ficará disponível para preenchimento após realizar a alteração deste filtro, conforme apresentado a seguir:
Selecionado "Filtrar por descrição", o campo muda para buscar a descrição da carência:
Selecionando "Filtrar por código do procedimento", o campo solicitará que o operador preencha o número do procedimento:
Quando for necessário realizar o cadastro de uma nova carência, o operador deverá clicar no botão , que trocará para a aba "Definição" para que o operador realize o preenchimento das informações necessárias.
A aba "Definição" tem as seguintes informações:
Nessa aba, na parte superior, existem alguns campos para realizar o cadastro de determinadas informações. São eles:
- Nome da carência: Nome da carência deste plano no sistema;
- Número de dias: Quantidade de dias para expirar esta carência;
- Nome da carência na carteirinha: Nome da carência que será apresentado na impressão da carteirinha;
- Imprime na carteirinha do usuário: Indica se esta carência será impressa na carteirinha do beneficiário;
- Ordem de prioridade na carteirinha: Define a ordem em que a carência será impressa na carteirinha;
- Acomodação: Referente à acomodação do plano. Quando for lançada uma guia para um determinado atendimento, este campo será considerado pelo sistema para validar se o beneficiário está em carência;
- Regime do atendimento: Indica se o regime de atendimento para esta carência é apenas urgente, eletivo ou ambos;
- Natureza do atendimento: Define se a natureza do atendimento para esta carência é apenas ambulatorial, internação ou ambos;
- Sexo que se aplica: Serve para determinar em qual gênero esta carência se aplicará;
- Status (para novas adesões): Este campo é referente ao status da carência. Caso esteja marcado "Desativada", a carência não será usada em novas adesões de beneficiários;
- Código da carência: Permite definir o código da carência na Operadora;
- Exclusivo para migrações para acomodação superior: Indica se esta carência é apenas para migração de acomodação superior;
- Tipo da carência: define se a carência é para Consultas, Exames, Internações ou Parto;
- Exclusivo para migrações para rede diferenciada: Indica se esta carência é apenas para migração entre redes diferenciadas.
Na parte inferior da tela, temos algumas abas que complementam o cadastro da carência, são elas:
- Procedimentos: Nessa aba, o operador deverá indicar todos os procedimentos que incidirão nesta carência. Essa opção é utilizada caso a operadora não trabalhe com grupo de procedimentos, conforme demonstrado na seção "Configurações" deste documento;
Seleção de Procedimentos
Ao apertar F8, será mostrada uma tela com todos os procedimentos cadastrados na base, facilitando para que o operador selecione diversos procedimentos ao mesmo tempo:
- Taxas: Nessa aba, o operador indica todas as taxas que farão parte desta carência;
- Redes de atendimento: Aqui, o operador colocará todas as Redes de atendimento que incidirão na carência;
- Grupo de procedimentos: Semelhante a aba de procedimentos, o operador poderá selecionar um Grupo de procedimentos que incidirão nesta carência. O grupo de procedimentos pode ser visualizado no módulo Estrutural > Cadastros > Carências e Preexistências > Grupos de procedimentos de carências, conforme explicado na seção de Configurações deste manual.
- Grupo de taxas: Semelhante a aba de taxas, o operador poderá selecionar um Grupo de taxas que incidirão nesta carência. O grupo de taxas pode ser visualizado no módulo Estrutural > Cadastros > Carências e Preexistências > Grupos de taxas, conforme mostrado na seção de Configurações deste manual.
- Códigos Unimed: Nesta aba, devem ser preenchidos os códigos da carência que serão enviadas através do arquivo XML do A1300.
Após realizar o cadastro das informações, o operador deverá clicar no botão para que as informações inseridas sejam salvas no banco de dados.
Carências especiais, são aquelas que não são específicas para o plano e que podem ser personalizadas baseando-se nas regras da própria Operadora. As carências especiais, devem ser cadastradas no módulo Estrutural > Cadastros > Carências e Preexistências > Carências especiais.
O processo de cadastro é o mesmo utilizado para cadastrar carências no plano, conforme demonstrado anteriormente.
Grupos de carências não são específicas para o plano do beneficiário, podendo ser personalizadas, baseando-se nas regras da própria Operadora. Esses grupos podem ser cadastrados no módulo Estrutural > Cadastros > Carências e Preexistências > Grupos de carências, e são específicos para Operadoras que trabalham com integração de sistemas.
As carências cadastradas devem ser atribuídas aos beneficiários e podem ser visualizadas no Cadastro do beneficiário no módulo Estrutural > Cadastros > Cadastro de contratos > Beneficiários - F8 > Botão: Manutenção de Carências. A tela apresentada, ao acessar o caminho descrito, é a seguinte:
Na parte superior da tela, é possível visualizar os seguintes botões:
Ícone | Nome | Descrição |
Refletir | Fará com que as carências do beneficiário atual sejam refletidas em todos os outros beneficiários da família. Essa opção também pode ser realizada através do botão F8 do teclado ou clicando com o botão direito do mouse e selecionando "Atribuir as carências aos usuários da mesma família". | |
Imprimir carências | Imprime a relação de carências atribuídas ao beneficiário. Essa opção também pode ser realizada utilizando o botão F7 do teclado ou clicando com o botão direito do mouse e selecionando "Impressão relação de carências". | |
Certificado de carência | Realiza a impressão do certificado de carência para o beneficiário. É necessário que o beneficiário possua ao menos uma carência e uma preexistência para que o certificado seja emitido. | |
Sair | Fecha a tela de carências do beneficiário. |
Ainda na parte superior, temos os seguintes campos:
- Data base para o cálculo do vencimento das carências: Data que o sistema assume para início da contagem da carência. Por padrão, é utilizada a data de inclusão do beneficiário conforme demonstrado a seguir:
- Quantidade de dias de ativação: Refere-se à quantidade de dias que o beneficiário está ativo no sistema;
- Ordenação das carências: Filtro para realizar a ordenação das carências do beneficiário.
À esquerda da tela, é possível visualizar as carências cadastradas para no plano. Estas são as carências que podemos transferir para o beneficiário:
Nas carências cadastradas para o plano, existem três abas: "Carências do plano/contrato", "Carências especiais" e "Grupos de carências". O operador poderá atribui-las ao beneficiário baseando-se nas carências que foram cadastradas em cada uma das opções citadas anteriormente.
As carências do beneficiário, são apresentadas no bloco da direita, e nela também temos três abas: "Carências", "Carência textual" e "Observações":
Na aba "Carências", podemos visualizar as carências que o beneficiário possui naquele momento. Na aba "Carência textual" e "Observações", são colocadas informações que são impressas em alguns layouts específicos de carteirinhas.
Para realizar a atribuição de carências, o operador do sistema deve utilizar o botão . Ao fazer isso, a carência será movimentada para dentro das carências do beneficiário conforme demonstrado a seguir:
Note que a data em que a carência vence, será apresentada no campo "Vencimento".
Quando for necessário, o operador poderá clicar no botão . Assim, todas as carências serão arrastadas para dentro das carências do beneficiário.
Caso haja algum erro na atribuição, o operador pode também remover as incorretas do beneficiário ao clicar no botão , ou clicando no botão para remover todas as carências de uma vez.
Ao clicar no botão , o operador irá zerar todas as carências do beneficiário. Enquanto que, ao clicar no botão , o operador determina a quantidade de meses que quer diminuir do total da carência selecionada.
Atenção