Inclusão de Notas Fiscais (Contas a pagar)

Escrito por: S. S.
 



Inclusão de Notas Fiscais (Contas a pagar)



Sumário

» Objetivo

» Funcionalidade

» Configurações, Parâmetros e/ou Permissões de Direitos

» Operacionalização

» Links úteis


Objetivo

O objetivo deste documento é instruir sobre a tela que tem a finalidade de realizar a inclusão e manutenção das notas fiscais lançadas no sistema.

Funcionalidade
  • Listar a nota fiscal com as informações onde é possível realizar alterações de datas de pagamentos;
  • Conferir as retenções de impostos, históricos, entre outras informações;
  • Incluir novas notas fiscais;
  • Alterar nota fiscal de previsão e protocolo para nota fiscal.

Configurações, Parâmetros e/ou Permissões de direitos
 Permissões de Direitos

EXCLUIR NOTAS/DOCUMENTOS NO CONTAS RECEBER/PAGAR
NÃO PODE ALTERAR IMPOSTO RETIDO NA NOTA FISCAL
BLOQUEAR ALTERAÇÕES MANUAIS DO NÚMERO DO DOCUMENTO
ALTERAR BASE DE CÁLCULO INSS NA NOTA FISCAL

 Parâmetros

Segue abaixo alguns parâmetros de acordo com essa tela.

Acesse: Módulo Financeiro > Contas a pagar > Planilha de contas a pagar > Inclusão de nota fiscal.

É possível definir se é obrigatória ou não a indicação de fluxo de aprovação ao realizar a inclusão de nota fiscal, no Módulo Estoque > Configurações > Parametrizações do sistema > aba "Fluxo de Aprovação" > seção Fluxo de aprovação > Obriga a indicação dos fluxos de aprovações caso exista pelo menos um cadastrado.


É possível definir se a numeração das notas fiscais segue um sequencial gerado pelo sistema ou não, no Módulo Financeiro > Configurações > Parametrizações do sistema > aba "Contas a Pagar" > seção Nota fiscal > Utiliza número sequencial na inclusão de nota.

É possível definir se obriga preenchimento da conta débito na geração de nota do tipo (Protocolo), no Módulo Financeiro > Configurações > Parametrizações do sistema > aba "Contas a Pagar" > seção Nota fiscal > Obriga preenchimento da conta debito na geração de nota (Protocolo).

É possível informar se na emissão de nota fiscal de fornecedor o sistema validará o número da nota e fornecedor, mais a data de emissão para verificar se o número informado é duplicado. 

Acesse em: Módulo Financeiro > Configurações > Parametrizações do sistema > aba "Contas a Pagar" > seção Nota fiscal> Valida data de emissão para NF duplicado.

É possível definir se obriga preenchimento da chave para nota fiscal eletrônica. Informando como "Sim", o sistema obrigará, no contas a pagar, o preenchimento da chave para as notas eletrônicas. 

Acesse em: Módulo Financeiro > Configurações > Parametrizações do sistema > aba "Contas a Pagar" > seção "Nota fiscal" > Obriga preenchimento da chave para nota fiscal eletrônica.

É possível definir se o sistema deverá alertar ao operador a existência de adiantamento(s) em aberto para o fornecedor da nota fiscal

Acesse em: Módulo Financeiro > Configurações > Parametrizações do sistema > aba "Contas a Pagar" > seção "Nota fiscal" > Alertar adiantamento(s) em aberto.

Permite informar se o sistema obrigará a indicação na Nota fiscal (a pagar) o contrato do fornecedor quando houve. 

Acesse em: Módulo Financeiro > Configurações > Parametrizações do sistema> aba "Cadastro" > seção: Cadastro de Fornecedores> Obrigatório indicar na Nota fiscal (a pagar) o contrato do fornecedor quando houver.

É possível definir se o sistema calculará IRRF, PIS, COFINS e CSLL, quando o valor total da nota fiscal for inferior a R$ 10,00. Módulo Financeiro > Configurações > Parametrizações do sistema > aba "Impostos" > seção "Impostos > Calcular IRRF, PIS, COFINS e CSLL com valor inferior a R$ 10,00?:

Informa se o sistema deverá alterar o estabelecimento da nota fiscal de acordo com o estabelecimento da conta bancária programada para o pagamento da nota. 

Acesse em: Módulo Financeiro > Configurações > Parametrizações do sistema > aba Contas a Pagar > seção "Nota fiscal" > Alterar o estabelecimento da nota fiscal de acordo com a conta bancária programada.

Permite informar como serão controlados os diversos anexos do sistema - Diretamente no banco de dados, pelo controle de arquivos ou transição (arquivos para banco de dados).

Acesse em: Módulo Estrutural > Configurações > Parametrizações do sistema > aba "Cadastros" > seção Anexos > Controle de anexos - versão híbrido.

Permite informar como é o controle de anexos, se o controle é pelo "Banco de dados", "Sistema de arquivos" ou "Api Anexo HOMOLOGAÇÃO".

Acesse em: Módulo Hss > Configurações > Parametrizações do sistema > aba "Cadastros" > seção "Anexos" > Controle de anexos.

É possível impedir a inserção de documentos do financeiro com vencimento superior ao número de anos especificados, pelo parâmetro no Módulo Financeiro > Configurações > Parametrizações do sistema > aba "Contas a Pagar" > seção "Nota fiscal" > Quantidade de  anos limite para o vencimento de um documento financeiro.

Operacionalização
 Caminho do recurso

Caminho do recurso: Módulo Financeiro > Contas a pagar > Planilha de contas a pagar > ícone "Incluir nota fiscal" ().




Descrição das funções dos ícones

ÍconeFunçãoDescrição

Inclusão de documentoOpção para incluir um documento no contas a pagar pela tela "Manutenção de Documentos".

Inclusão de nota fiscalOpção para incluir uma Nota Fiscal pela tela "Manutenção em Notas Fiscais".

Emissão de cheque

Abre a tela "Emissão de Cheques" para o documento posicionado.

Pagamento do documentoOpção para Baixa de documentos no Contas a Pagar.

Relatório de contas a pagarImprime um relatório com os documentos listados.

Localizar o documentoAbre a tela de Localização de documentos no contas a pagar que contém opções para filtrar e localizar documentos no contas a pagar.

Imprime relatório configurável Imprime relatório no modelo indicado na "Configuração de tela".

Exportar para planilhaExporta a relação de documentos listados para uma planilha.

Configurações da tela: Opções para tela da planilha de contas a pagarDefine o relatório configurável a ser utilizado.


Inclusão de nota fiscal


  • Número da nota: preenchimento obrigatório.
  • Data de entrada: informa a data de entrada da nota fiscal, nos casos em que a contabilização não se faz baseada na data de entrada. A data de entrada deve ser a mesma da emissão.
  • Data de emissão: data em que foi emitida a nota.
  • Estabelecimento: vincula o estabelecimento que está sendo dado entrada na nota.
  • Fornecedor: escolhe o fornecedor a qual a nota será lançada.
  • Contrato: caso o fornecedor tenha contratos cadastrados, é possível a indicação desta informação para que a nota fiscal em questão siga os padrões parametrizados no contrato (Classificação financeira, conta contábil de despesa, tipo de serviço, etc.).
  • Classificação financeira: ao inserir o fornecedor, o sistema carrega a classificação que foi cadastrada para o fornecedor ou contrato.
  • Desconto: pode inserir o valor de desconto se houver.
  • Impostos: INSS, ISS, Impostos de renda, PIS, Cofins e CSLL: os campos serão preenchidos de acordo com as porcentagens que foram realizadas na classificação dos impostos do fornecedor ou contrato.
  • Conta bancária: vincula a conta a qual será utilizada para realizar o pagamento na ordem de pagamento.
  • Conta débito: escolhe a conta de débito que será contabilizada a nota fiscal. O sistema seguirá o que está parametrizado junto às contas contábeis do fornecedor. Caso não exista a parametrização, fica a cargo do operador indicar a conta de débito manualmente.
  • Classificação do pagamento: escolher de acordo com as classificações cadastradas.
  • Doc. Adiantamento: se houve a inclusão de um documento de adiantamento para o determinado fornecedor, é possível vincular esse documento no lançamento da nova nota fiscal lançada para realizar o abatimento.
  • Classificação da nota: caso existam classificações de notas criadas, podem ser indicadas para diferenciar as notas.
  • Classe orçamentária: caso tenha classes orçamentárias criadas junto ao Módulo Orçamento, é possível indicar qual classe orçamentária pertence a nota.
  • Histórico: escolhe o histórico que foi definido.


Após o preenchimento das informações acima, logo abaixo é possível incluir os vencimentos; o sistema preencherá o campo automático de acordo com o número da nota fiscal que foi inclusa. É possível inserir o histórico, data de programação, tipo do documento, programação, valor, demais campos como: pagamento e código de barras podem ser inseridos neste momento ou no momento que acontecer o pagamento da nota fiscal. Caso seja necessário pode ser divido o pagamento da nota em vários documentos para vencimentos distintos.


É possível verificar informações, por meio do botão direito da tela, tais como:


  • Cadastro de fornecedor: é possível cadastrar um fornecedor.
  • Copia o número do documento: copiar o número da nota atual para uma nota nova.
  • Log de alterações - Nota fiscal: verifica o log do operador que realizou alterações.
  • Log de alterações - Documento: verifica log do operador que realizou alterações.
  • Logs de aprovação (Fluxo de aprovação): quando utilizado o fluxo de aprovação, é possível verificar o histórico das etapas do fluxo de aprovação.
  • Alterar previsão para nota fiscal: altera a nota fiscal que foi lançada como previsão para nota fiscal.
  • Altera protocolo para nota fiscal: altera o documento que foi lançado como protocolo para nota fiscal.
  • Rateio por centro de custo: é possível ratear o valor da nota para vários centros de custos. 
  • Instrução do documento: é possível inserir instruções para os documentos da nota fiscal.
  • Leitura código de barras boleto: abre a tela para leitura ou inserir código de barras manualmente.
  • Armazenar o arquivo XML: inclusão da nota por um XML gerado pelo fornecedor, dessa forma, a entrada da nota é automatizada e os campos são preenchidos seguindo o que foi enviado no arquivo XML do fornecedor.
  • Inserir anexo: é possível inserir anexo com informação da nota.
  • Contabilizar manualmente: recontabiliza a nota fiscal.
  • Replicação futura (Geração de nota): replica a mesma nota
  • Replicar parcelas da nota: possível replicar parcelas da nota fiscal.


É importante lembrar que, após configurar o parâmetro que define a quantidade máxima de anos para o vencimento de um documento financeiro, o sistema exibirá uma mensagem de erro ao tentar inserir um documento com vencimento além desse limite. O sistema alertará sobre a data limite para inclusão de documentos com vencimento maior, conforme exemplos a seguir:


Parâmetro



Inserir documento com vencimento MAIOR do que o parâmetro


Inserir documento com vencimento MENOR do que o parâmetro

Documentação elaborada com base na versão vigente do sistema.

Voltar ao início


Revisão técnica: G. S.,  
Revisão textual: R. C.,