Cadastro de eventos de pagamentos

Escrito por: S. S.
 


Cadastro de eventos de pagamentos




Sumário

» Objetivo

» Funcionalidade

» Operacionalização

» Links úteis


Objetivo

O objetivo deste processo é auxiliar a Operadora na realização dos cadastros de eventos de pagamentos dos prestadores de serviços, informando as naturezas de crédito e débito e a configuração dos impostos nesses eventos.

Funcionalidade
  • Criar os eventos para gerar pagamentos de prestadores, descontos e acréscimos da operadora referente às contas médicas, produção, multas, glosas, entre outros.
  • Localizar todos os eventos cadastrados para pagamentos.
  • Verificar quais eventos estão cadastrados que incide impostos ou não.

Operacionalização
 Caminho do recurso

Caminho do recurso: Módulo Financeiro > Prestadores de serviço > Cadastro de eventos de pagamentos.


 Cadastro de eventos de pagamentos

Na tela de cadastro de eventos de pagamento, é possível realizar o cadastro dos eventos manualmente pelo operador, com o intuito de acrescentar ou descontar um valor de pagamento. O que diferencia se será acrescentado ou descontado o valor do item é a natureza do evento.

É possível cadastrar os eventos no caminho: Módulo Financeiro > Prestadores de serviço> Cadastro de eventos de pagamentos.

Acesse a tela para realizar os cadastros dos eventos e preencher as colunas com as informações do evento que serão utilizadas para pagamentos de prestadores e em outros processos do sistema.


  • Evento: descrever o nome do evento.
  • Código: campo livre em que pode determinar um código (Esse código é utilizado para envio dos arquivos do E-Social layout TAF 1200 e TAF 1210).
  • Natureza: é possível definir a natureza de acréscimo (crédito), abatimento (débito) ou apenas informação referente ao evento que não será creditado ou debitado nenhum valor no pagamento.
  • Incide em IR?: opção "Sim" ou "Não" para definir se nesse evento específico vai ser contabilizado o IR.
  • Incide em INSS Patronal?: opção "Sim" ou "Não" para definir se nesse evento específico vai ser contabilizado o INSS Patronal.
  • Incide em INSS Trab?: opção "Sim" ou 'Não" para definir se nesse evento específico vai ser contabilizado o INSS.
  • Incide em ISS?: opção "Sim" ou "Não" para definir se nesse evento específico vai ser contabilizado o ISS.
  • Incide em CSLL?: opção "Sim" ou "Não" para definir se nesse evento específico vai ser contabilizado o CSLL.
  • Incide em PIS?: opção "Sim" ou "Não" para definir se nesse evento específico vai ser contabilizado o PIS.
  • Incide em Cofins?: opção "Sim" ou "Não" para definir se nesse evento específico vai ser contabilizado o Cofins.
  • Provisiona na contabilidade?: opção "Sim" ou "Não" para definir se nesse evento vai provisionar no momento da contabilização.
  • Enviar na DMED?: opção "Sim" ou 'Não" para definir se esse evento vai constar no envio da DMED, recurso utilizado em específico quando o evento será utilizado junto a uma mensalidade.
  • Data base (CTB): definir pelas opções se vai contabilizar por meio da data base de vencimento, emissão ou último dia do mês da emissão.
  • Situação: definir se o evento está ativo ou inativo.
  • Classificação: definir a classificação em que o evento vai ter vínculo, se nas mensalidades, produção médica, Pró-labore (prestador) e outros.
  • Tipo Evento (Coop.): define se o evento é do tipo "Produção" ou "Administrativo", influenciando na rotina do SEFIP em que juntos só são considerados registros do tipo Produção.
  • % Imposto: nesta coluna pode ser indicado o percentual a ser calculado sobre o valor do imposto, porém esse recurso só é utilizado junto à tela de "Geração de repasse de honorários a partir da provisão" (Caminho: Financeiro > Prestadores de Serviços > Integração e honorários... > Geração de repasse de honorários a partir da provisão).
  • Utiliza no faturamento de mensalidade?: opção "Sim" ou "Não" se o evento é utilizado no faturamento das mensalidades.
  • Utiliza no pagamento de prestadores?: opção "Sim" ou "Não" se o evento é utilizado no pagamento de prestadores.
  • Utiliza no pagamento de vendedores?: opção "Sim" ou "Não" se o evento é utilizado no pagamento de vendedores.
  • Utiliza no cadastro de Plantão?: opção "Sim" ou "Não" se o evento tem vínculo com o cadastro de plantão.
  • Participa da base de cálculo do ISS a recolher? (Uso específico): Se o valor do evento será levado em consideração para cálculo do ISS a recolher junto à nota fiscal da fatura.
  • Desconta valor na nota fiscal?: Quando indicado "SIM" nesse campo, o valor do evento não será considerado para computar o valor total da nota fiscal sobre a mensalidade.
  • Cancela acres/desc da mens. ao cancelar o beneficiário?: Quando indicado como "SIM", caso existam eventos programados ainda não executados sobre faturas do beneficiário, ao efetuar o cancelamento do cadastro, esses eventos programados serão também cancelados.
  • Tipo isenção EFD-Reinf: Caso o evento seja utilizado junto ao pagamento de prestador e esse evento tenha alguma isenção no REINF, deve ser especificado o tipo da isenção, pois será enviada essa informação para o REINF.
  • Descrição do rendimento EFD- Reinf: Nesse campo, pode ser descrito o rendimento do evento em questão; essa informação será enviada junto ao REINF.
  • Envia grau de exposição para o E-Social: Quando marcada essa opção como "SIM", junto aos arquivos do E-Social layout TAF 1200 e TAF 1210 será enviada a tag de grau de exposição.


Botões

Incluir

Excluir

Gravar

Cancelar

Exportar para Excel

Sair

Com o botão direito da tela, verificamos os logs de alterações e também a possibilidade de incluir ou excluir eventos.

Filtros

: nesse filtro é possível definir os eventos ativos, desativados e todos.

: nesse outro filtro é possível emitir uma listagem escolhendo o tipo de classificação do evento.

 Configuração no cadastro de eventos para apresentar analítico os valores no fluxo de caixa do DIOPS

Dentro da tela de cadastro de eventos de pagamentos, no Módulo Financeiro > Prestadores de serviço > Cadastro de eventos de pagamentos, é possível realizar a configuração para indicar se o evento será apresentado no fluxo de caixa analiticamente, ou seja, ao marcar essa opção o sistema vai listar no fluxo de caixa um novo bloco com os valores por eventos e a conta contábil de provisão parametrizada para o evento em questão.

Junto ao cadastro do evento financeiro, deverá ser parametrizada a coluna "Apresenta analítico os valores no fluxo de caixa do DIOPS?" , preenchendo o campo com a opção "Sim".


Após realizar a configuração no cadastro de evento, na tela abaixo dentro do Módulo Financeiro > Prestadores de serviço > Pagamento de prestadores de serviço, segue exemplo de um pagamento de prestador com o evento em questão em sua composição.


Pagamento de Prestador



É possível realizar a impressão do fluxo de caixa do DIOPS junto ao Módulo Financeiro > Controle bancário > Fluxo de caixa > DIOPS/Fluxo de caixa.

Após a criação do pagamento de prestador, este deverá ser baixado junto a uma conta financeira que participa do fluxo de caixa, a qual é possível verificar a configuração no Módulo Financeiro > Controle bancário > Cadastro de contas. Onde tem a opção do campo "Participa do fluxo de caixa"?, marque para participar.


 Localize o pagamento na planilha de contas a pagar no Módulo Financeiro, e realize a baixa junto à conta financeira, segue exemplo:


Como podemos observar, o pagamento de prestador onde foi incluído o evento contabilizou da seguinte forma:

Débito: conta contábil de despesa 4639191130002, contrapartida a conta de passivo do fornecedor/prestador 2141190111101.


Após a realização desse processo, tem que ser configurado junto às configurações de fluxo de caixa do DIOPS a conta do passivo em questão, no Módulo Financeiro > Controle bancário > Fluxo de caixa > Diops/Fluxo de caixa > Configuração do Fluxo de caixa.




Sendo que após configurar a conta contábil do passivo "2141190111101" junto às configurações por conta contábil do fluxo de caixa, podemos gerar o relatório no Módulo Financeiro > Controle bancário > Fluxo de caixa / Diops / Fluxo de caixa > Relatório Fluxo de caixa.



Indique o período baseado na data em que foi realizada a baixa do documento de pagamento de prestador, e execute a pesquisa. Como podemos observar, no final do relatório está sendo apresentado um novo grupo de informações onde detalha os eventos marcados como "SIM" e apresenta sua conta contábil de provisão:


Pagamento do prestador:


Obs.: é importante destacar que esse bloco por evento é um detalhamento complementar por evento, e não deve ser levado em consideração para indicação junto ao fluxo de caixa do DIOPS ou mesmo para gerenciamento de saldo. O intuito desse bloco é detalhar a contra partida dos lançamentos do passivos que já foram listados nos blocos acima do fluxo de caixa.

 Eventos que não incidem IR

Acesse o cadastro de eventos no Módulo Financeiro > Prestadores de serviço > Cadastro de eventos de pagamentos:


No cadastro de eventos, o registro tem uma coluna para indicar se o evento incidirá IR. Pode ser configurado como "Sim" ou "Não".


Caso o evento esteja configurado para não incidir IR e for utilizado para pagamentos, deverá ser preenchida uma das opções na coluna "TIPO ISENÇÃO EFD-REINF".

Indique o tipo de isenção do evento com uma das opções:

  • 1. Parcela isenta 65 anos;
  • 2. Diária de viagem;
  • 3. Indenização e rescisão de contrato, inclusive a título de PDV e acidentes de trabalhos;
  • 4. Abono pecuniário;
  • 5. Valores pagos a titular ou sócio de microempresa, ou empresa de pequeno porte, exceto pró-labore, aluguéis e serviços prestados;
  • 6. Pensão, aposentadoria ou reforma por moléstia grave, ou acidente em serviços;
  • 7. Complementação de aposentadoria, correspondente às contribuições efetuadas no período de 01/01/1989 a 31/12/1995;
  • 8. Ajuda de custo;
  • 9. Rendimentos pagos sem retenção do IR na fonte – Lei 10.833/2003;
  • 99. Outros (especificar).


Exemplo de cadastro de eventos com a coluna TIPO ISENÇÃO EFD-REINF preenchido:


Documentação elaborada com base na versão vigente do sistema.

Voltar ao início


Revisado por: R. C.,  ;