Parcelamento no pagamento de prestadores

Escrito por: C.A
 



Parcelamento no pagamento de prestadores




Objetivo

O que é?

O parcelamento de pagamento de prestadores permite negociar um ou mais pagamentos de prestadores que estejam em aberto.  Nesta rotina de parcelamento é gerado novo pagamento e parcelas e é realizado o recálculo dos impostos.

Para negociação de pagamentos de prestadores sem recalcular os impostos ver Parcelamento do pagamento de prestadores (sem recálculo de impostos).

Funcionalidade
  • A rotina de parcelamento de pagamento de prestadores permite negociar e parcelar um ou mais Pagamento de prestadores de serviço. Para utilizar a rotina basta que os pagamentos de prestadores, que serão negociados, estejam em aberto.
Operacionalização

Para acessar o recurso: Módulo financeiro > Prestadores de serviço > Parcelamentos e negociações > Parcelamento no pagamento dos prestadores:

A rotina de parcelamento de pagamento de prestadores também pode ser acessada pelo módulo Contas médicas, caminho: Módulo Contas > Movimentação > Opções no pagamento de prestadores >Parcelamento do pagamento de prestadores.

Inicialmente, no módulo, verificam-se os pagamentos em aberto do prestador através do caminho: Módulo Financeiro > Prestadores de Serviço > Pagamento de prestadores de serviço.

Filtre pelo nome ou código do prestador de serviço e marque para listar apenas pagamentos não pagos.


Após esta etapa, acesse o recurso de parcelamento e filtre pelo prestador:


Após inserir o nome do prestador, clique no botão "Pesquisar". Serão listados os pagamentos que estão em aberto e podem ser negociados.

Através das setas verdes, à direita, adicione os pagamentos a serem parcelados:

Para inserir, posicione em um registro na grid de documentos em aberto e utilize a seta apontada para baixo; o pagamento será adicionado para negociação.

Para remover documento da grid de documentos negociados, é necessário fazer o processo inverso, clicando na seta para cima com o registro posicionado na grid inferior.

Podem ser negociados mais de um pagamento de prestador, desde que sejam do mesmo prestador

Após selecionar os pagamentos/documentos desejados, clique no botão "Prosseguir" para dar continuidade ao processo.

 Detalhes da tela

Valor total dos documentos em aberto: Neste campo, será exibida a soma dos documentos que estão sendo negociados;

Número de parcelas: Indica o número de parcelas que deve ser gerado na negociação;

Primeiro vencimento: Indica a data do vencimento do primeiro documento. Por padrão, o Solus indica a data atual, porém este é um campo editável.

Ao inserir o número de parcelas, o Solus irá gerar a quantidade de parcelas com um valor proporcional ao total bruto. Os valores de cada parcela podem ser editados, contanto que a soma de todas as parcelas seja igual ao valor bruto.

Ao modificar a data no campo do primeiro vencimento, também serão alteradas as datas das demais parcelas (com um intervalo mensal). As demais datas também podem ser editadas.

Após configurar as parcelas e clicar em prosseguir, a rotina chega em sua tela final com o resumo dos pagamentos gerados. Para finalizar e gerar as parcelas basta clicar no botão "OK".

Para verificar as parcelas geradas, acesse a tela de Pagamento de prestadores de serviço e liste os pagamentos do prestador em questão. No processo realizado, os dois pagamentos anteriores foram excluídos e fundidos para gerar as quatro parcelas, conforme configurado no processo de negociação.

Atenção

Documentação elaborada com base na versão vigente do sistema.



Revisado por: R.V ,