Novo Quadro 15A - Idade de Saldos

Escrito por: C. A.
 



Novo Quadro 15A – Idade de Saldos



Sumário

» Objetivo

» Funcionalidade

» Configurações, Parâmetros e/ou Permissões de direitos

» Operacionalização

» Links úteis


Objetivo

O objetivo desse processo é para exportação do quadro 15A, pasta de idade de saldos, destinada a clientes que utilizam o controle de contratos emitidos por pró-rata dia conforme RN 472.

Funcionalidade
  • O novo quadro 15A utiliza a nova estrutura de contabilização que mantém persistência dos dados de composição contábil das mensalidades e dos eventos conhecidos. Com isso, a geração dos relatórios ocorrem de forma mais rápida e eficiente.
  • O novo quadro contém todas as pastas da tela anterior.

Configurações, Parâmetros e/ou Permissões de direitos
 Configurações/Requisitos

Configuração de controle de contratos emitidos no módulo estrutural.

Esta tela é destinada para clientes que utilizam o controle de contratos emitidos por pró-rata dia RN 472. Essa configuração esta disponível no módulo Estrutural > Configurações > Configuração do Sistema > Aba 17 Mensalidades.

 Parâmetros

Vigência da nova contabilização

Esse parâmetro indica a data de inicio da vigência da nova contabilização. As mensalidades geradas a partir da data parametrizada ficarão com a nova estrutura de contabilização, que fornece um maior desempenho do banco de dados.



Caso a data parametrizada seja retroativa e já existam mensalidades geradas, ou lotes de contas médicas gerados, se faz necessário reprocessar a composição das mensalidades e lotes de contas médicas que não foram geradas com a nova estrutura. Essa ação pode ser feita em massa na tela de competências, na opção do menu suspenso, na tela do módulo estrutural para composição das mensalidades, ou na tela do módulo Contas médicas para a composição de lotes de contas médicas.

O novo quadro 15A buscará as informações de mensalidades com base na nova estrutura. O parâmetro acima ativa essa nova estrutura. Portanto, as mensalidades que foram geradas após a vigência do parâmetro serão processadas no quadro 15A com mais desempenho.

Porém, para tratar as mensalidades “legadas” (anteriores a vigência do parâmetro), continuaremos efetuando a mesma forma de busca do quadro 15A antigo. Entretanto, para essas mensalidades, poderá levar mais tempo, visto que demanda maior desempenho do banco na estrutura antiga.

Voltar ao início

Operacionalização
 Caminho do recurso

Módulo ANS > Movimentação > DIOPS > Novo Quadro 15A / Idade de Saldos.

O novo quadro 15A mantém as funcionalidades do /wiki/spaces/DES/pages/9373356, o conceito e a conferência contábil se mantém o mesmo. Porém, o novo quadro 15A é destinado para clientes que utilizam o controle de contratos emitidos por pró-rata dia RN 472. Por utilizar a nova estrutura de contabilização, a tela para o novo quadro 15A apresenta uma melhor performance e desempenho na geração dos relatórios.

Para iniciar o processo, é necessário o preenchimento dos campos na aba PARÂMETROS.

 O botão para executar o relatório estará desabilitado na aba de parâmetros. Ele será habilitado apenas nas abas dos relatórios, portanto é necessário o preenchimento dos campos de parâmetro e, após o preenchimento, acessar a aba do relatório desejado para executar o relatório. A execução será realizada apenas para o relatório na aba ativa, para executar outro relatório é necessário repetir o processo.


Campos da aba de parâmetros

  • Data base: único campo obrigatório. Ele é necessário para indicar a data base do relatório e normalmente é utilizado o último dia do mês base.
  • Competência: indica o critério de competência, caso seja utilizado:
    1. Igual a;
    2. Menor/igual a;
    3. Maior/igual a.
  • Contratos a serem computados: indica o critério de contratos a serem considerados no relatório:
    1. Em aberto na data base: informe contratos ativos.
    2. Em aberto na data base inclusive de contratos cancelados: liste contratos ativos e cancelados.
    3. Em aberto na data base apenas de contratos cancelados: ou seja, a opção vai apresentar somente os contratos cancelados.


Para que a coluna de “Data de cancelamento do contrato” apareça, deverá ser gerado o relatório de Mensalidades no formato analítico.

As informações do relatório de "Mensalidades" são apresentadas se alguma mensalidade ainda estiver aberta na data base preenchida.


  • Basear-se em: indica o critério de data que será utilizado:
    1. Data de pagamento das mensalidades;
    2. Data de crédito das mensalidades.
  • Filtro por contrato: caso seja selecionado, habilita a caixa de seleção FILTRAR POR CONTRATO, campo para selecionar o contrato desejado.


 Mensalidades

O objetivo desse quadro é demonstrar a composição dos saldos de contas a receber, por vencimentos. Os valores lançados são em reais (R$) e correspondem ao saldo das contas apurado no período considerado.

Uma contraprestação pecuniária pode conter em sua composição diferentes valores, tais como mensalidades, coparticipação, emissão de carteirinhas, aditivos contratuais, dentre outros. Devido aos diferentes tipos de composição, a contabilização desses valores poderá/deverá ser segregada conforme o tipo de cobrança emitida.

Dada a definição e após as configurações realizadas, diferentemente do que ocorre com a maior parte das rotinas do sistema, as emissões das contraprestações pecuniárias e reconhecimento dos valores serão contabilizadas somente quando realizado o fechamento da competência, disponível no módulo estrutural, por meio dos menus “Configurações”, “Competências”.

Atualmente existe a possibilidade de contabilizar a mensalidade na emissão, essa função pode ser verificada no manual /wiki/spaces/AT/pages/8704157

 As baixas das contraprestações pecuniárias são contabilizadas automaticamente, no momento da baixa, porém, visto que o saldo contábil confrontado será o saldo final, não é possível realizar a conferência antes do fechamento da competência citada.

O quadro 15A de mensalidades possui duas abas que possibilitam visualizar o quadro de mensalidades sintético ou analítico.

No quadro sintético, será exibida uma grid com os campos de natureza do plano, conta contábil, tempo e o valor total.

O relatório analítico e o relatório sintético possuem execuções independentes. Ao processar o relatório, será processado apenas o tipo da aba ativa. Caso tenha processado o relatório em uma das abas sintético ou analítico, para obter o outro será necessário processar novamente com a aba desejada ativa.

O quadro de mensalidades, no modelo analítico, retorna um relatório detalhado por mensalidade:


Além das informações contábeis, o modelo analítico retorna:

  • Dados da mensalidade: Número do documento, valor, data de vencimento, data de pagamento, data de geração e período de cobertura, número da NF;
  • Dados do do titular: Código, nome;
  • Dados da empresa contratante: Nome da empresa.

A conferência e conciliação da contabilização com o quadro 15A pode ser verificada no manual /wiki/spaces/DES/pages/9373356

 PPCNG

Segundo a definição da Agência Nacional de Saúde (ANS), o mercado de saúde presta um serviço de cobertura de riscos relacionados a saúde. A receita de contraprestação/prêmio no mercado de saúde é reconhecida mensalmente, em relação ao período de vigência decorrido do contrato, então, para cada período de risco coberto pela operadora, haverá o reconhecimento da receita.

 Nos contratos de plano de saúde, a precificação para o período de vigência mensal é reconhecida em uma conta de passivo específica, provisão de prêmios e contraprestações não ganhas (PPCNG). Esse valor deve ser registrado no primeiro dia de vigência do mês e, ao final de cada mês, o valor reconhecido como PPCNG é apropriado ao resultado do período, como receita de contraprestação/prêmio, em função do período de cobertura do risco já decorrido naquele mês.

 O termo “não ganha’ significa que o período de risco de cobertura contratual ainda não decorreu, portanto, a operadora ainda não prestou o serviço para o beneficiário do plano, que é a cobertura contratual dentro daquele prazo, então, a operadora não pode registrar esse valor como receita até que haja cobertura contratual em relação ao tempo de vigência decorrido.

No modelo sintético do quadro do PPCNG serão listadas as totalizações por tempo. A grid contém campo com a natureza do plano, conta contábil, tempo e total

O relatório analítico e o relatório sintético possuem execuções independentes. Ao processar o relatório, será processado apenas o tipo da aba ativa. Caso tenha processado o relatório em uma das abas sintético ou analítico, para obter o outro será necessário processar novamente com a aba desejada ativa.

O quadro PPCNG, no modelo analítico, retorna um relatório detalhado por mensalidade:


Além das informações contábeis, o modelo analítico retorna:

  • Dados da mensalidade: Número do documento, valor, data de vencimento, data de pagamento, data de geração e período de cobertura, número da NF;
  • Dados do do titular: Código, nome;
  • Dados da empresa contratante: Nome da empresa.

A conferencia e conciliação da contabilização com o quadro 15A pode ser verificada no manual /wiki/spaces/DES/pages/9373356

 Recebimento Antecipado

Segundo a definição da agência nacional de saúde (ANS), quando o beneficiário de plano de saúde paga a contraprestação/prêmio antes de iniciar o período de cobertura de risco, a operadora deve baixar a respectiva “Contas a Receber”, com contrapartida no disponível, e, concomitantemente, reconhecer a obrigação perante o seu beneficiário, creditando a conta 213219100/213219200 e debitando a conta de “Faturamento Antecipado”.

Quando do início do período de cobertura do risco, em atenção ao regime de competência, mediante a apropriação pro-rata dia, vai-se reconhecendo a parcela efetivamente ganha da receita, há débito da conta 213219100/213219200 proporcionalmente ao período de cobertura decorrido.

O relatório analítico e o relatório sintético possuem execuções independentes. Ao processar o relatório, será processado apenas o tipo da aba ativa. Caso tenha processado o relatório em uma das abas sintético ou analítico, para obter o outro será necessário processar novamente com a aba desejada ativa.

O quadro de recebimento antecipado no modelo analítico retorna um relatório detalhado por mensalidade:


Além das informações contábeis, o modelo analítico retorna:

  • Dados da mensalidade: Número do documento, valor, data de vencimento, data de pagamento, data de geração e período de cobertura, número da NF;
  • Dados do do titular: Código, nome;
  • Dados da empresa contratante: Nome da empresa.


A conferência e conciliação da contabilização com o quadro 15A pode ser verificada no manual /wiki/spaces/DES/pages/9373356

 PPSC / PDD

Segundo a definição da Agência Nacional de Saúde (ANS), a provisão de devedores duvidosos (PDD), ou provisão para perdas sobre créditos (PPSC) deverá ser constituída em decorrência da existência de perdas por inadimplência.

Nos planos individuais com preço pré-estabelecido, havendo pelo menos uma parcela vencida do contrato há mais de 60 (sessenta) dias, a totalidade do crédito desse contrato deve ser provisionada. Para todos os demais planos, havendo pelo menos uma parcela vencida do contrato há mais de 90 (noventa) dias, a totalidade do crédito desse contrato deve ser provisionada.

O relatório analítico e o relatório sintético possuem execuções independentes. Ao processar o relatório, será processado apenas o tipo da aba ativa. Caso tenha processado o relatório em uma das abas sintético ou analítico, para obter o outro será necessário processar novamente com a aba desejada ativa.


O quadro de PPSC / PDD no modelo analítico retorna um relatório detalhado por mensalidade:


Além das informações contábeis, o modelo analítico retorna:

  • Dados da mensalidade: Número do documento, valor, data de vencimento, data de pagamento, data de geração e período de cobertura, número da NF;
  • Dados do do titular: Código, nome;
  • Dados da empresa contratante: Nome da empresa.


A conferência e conciliação da contabilização com o quadro 15A pode ser verificada no manual /wiki/spaces/DES/pages/9373356

 Comercialização

O quadro de comercialização demonstra os valores de comissionamento em aberto. É considerado comissionamento em aberto, a comissão com o documento não pago ou com o pagamento com data superior a data base utilizada no filtro do relatório.

No modelo sintético, a grid contém os campos:

  • Descrição da idade;
  • Conta contábil;
  • Total bruto;
  • Total liquido.

O relatório analítico e o relatório sintético possuem execuções independentes. Ao processar o relatório, será processado apenas o tipo da aba ativa. Caso tenha processado o relatório em uma das abas sintético ou analítico, para obter o outro será necessário processar novamente com a aba desejada ativa.

O quadro de Comercialização no modelo analítico retorna um relatório detalhado por documento. No modelo analítico, a grid contem a informação do nome do vendedor e data de vencimento do documento.

 Doc. Contas a pagar

O quadro Doc. Contas a pagar exibe o detalhamento das notas fiscais de fornecedores com pagamento em aberto.

No quadro sintético, a totalização do quadro por idade de saldo possui a grid com os campos:

  • Descrição da idade.
  • Conta contábil.
  • Total.

O relatório analítico e o relatório sintético possuem execuções independentes. Ao processar o relatório, será processado apenas o tipo da aba ativa. Caso tenha processado o relatório em uma das abas sintético ou analítico, para obter o outro será necessário processar novamente com a aba desejada ativa.

O quadro de Doc. Contas a pagar no modelo analítico retorna um relatório detalhado por nota fiscal:

Campos da grid:

  • Descrição da idade;
  • Conta contábil;
  • Referência (da Nota fiscal);
  • Número da Nota fiscal;
  • Data de emissão;
  • Data de vencimento;
  • Data de pagamento;
  • Total;
  • Dias em atraso.

 Coparticipação

O quadro de coparticipação exibe as coparticipações em aberto na data base. No modelo sintético, são exibidas os totais por idade de saldo com os campos:

  • Conta contábil de coparticipação;
  • Conta contábil de Taxa adm;
  • Conta contábil de mais ou menos valia;
  • Natureza do plano;
  • Descrição da idade;
  • Total de coparticipação;
  • Total de taxa adm;
  • Total de mais ou menos valia.


O relatório analítico e o relatório sintético têm execuções independentes. Ao processar o relatório, será processado apenas o tipo da aba ativa. Caso tenha processado o relatório em uma das abas sintético ou analítico, para obter o outro, será necessário processar novamente com a aba desejada ativa.


Os quadros analíticos são separados em abas conforme a composição. Todos os quadros detalhados têm a grid com os campos:

  • Natureza do plano;
  • Descrição da idade de saldos;
  • Conta contábil;
  • Código do contrato;
  • Código do beneficiário;
  • Nome do beneficiário;
  • Competência do lote;
  • Número do lote;
  • Número da conta médica;
  • Total.


A conferência e a conciliação da contabilização com o quadro 15A pode ser verificada no manual DIOPS - Quadro 15A / Pasta "Idade de Saldos" - PRÓ-RATA DIA.

Relatório de Coparticipação/ "Imprimir agrupamento de idade de saldo"

Acesse o caminho: Módulo ANS > Movimentação > DIOPS > Novo Quadro 15A / Idade de Saldos.

Para o relatório de Coparticipação a Cobrar, habilitamos a opção de “Imprimir agrupamento de idade de saldo” para que o relatório seja emitido no mesmo formato que existe nos outros.

Foi inserido também um totalizador nos relatórios quando a opção “Imprimir agrupamento de idade de saldo” não estiver marcada, pois ela seguirá o mesmo formato que existia antes. 

Deverá ter coparticipação a cobrar até a data informada como base.


Gerando arquivo Sintético no formato de impressão:



Outro exemplo com mais naturezas:


Gerando arquivo Sintético no formato de CSV:



Outro exemplo com mais naturezas:


Gerando arquivo Analítico no formato de impressão:



Gerando arquivo Analítico no formato de CSV:


Voltar ao início


Documentação elaborada com base na versão vigente do sistema.

Voltar ao início


Revisado por: G. S.,  
Editado por: S. S.,  
Revisão textual: R. C.,