Contabilização de OPME fornecida
- Solus (Unlicensed)
- Solus - Qualidade
- Solus (Unlicensed)
Escrito por: C. A.
Contabilização de OPME fornecida
O que é?
- Fluxo de contabilização de produto fornecido pela operadora.
- Fluxo para detalhar a contabilização de produtos fornecidos pela operadora (Mat/Med e OPME), configurações contábeis exigidas e processos necessários para contabilização em cada etapa: Entrada de produto, consumo do estoque e provisão do lote de contas médicas.
Conta contábil por Classe de produtos.
Configuração utilizada na contabilização da entrada de produtos.
Conta contábil por Classe de produto por departamento.
Configuração para contabilização do consumo do Estoque (Contabilização realizada no Fechamento mensal do estoque).
Para esta contabilização, é utilizado o grupo de produtos, que é o grupo configurado no cadastro do produto. O setor e departamento são referentes ao setor solicitante, que é um setor configurado para ser o solicitante das OPMEs fornecidos (Detalhes deste cadastro pode ser vista no manual OPME Fornecido pela Operadora).
Neste exemplo, foi configurada a conta 12819011 - outras despesas antecipadas. Esta mesma conta deve ser configurada para o prestador designado para Estoque. Lembre-se de utilizar o setor configurado para estoque apenas para esta situação de fornecimento de produto pelo estoque da operadora. Maiores detalhes no manual OPME Fornecido pela Operadora.
Configuração da conta contábil por prestador.
Neste exemplo, o prestador para estoque foi configurado para o prestador Dispensação Materiais.
A conta contábil configurada deve ser a mesma conta configurada em Conta contábil por Classe de produto por departamento.
A entrada do produto no estoque é realizado na tela de Entrada de produtos dos módulos Estoque e Almoxarifado.
Para utilizar o fluxo de OPME fornecido pela operadora, é necessário configurar dois setores no cadastro: um setor para centro estocador e o outro que será o solicitante. Para contabilização, também pode ser utilizado um novo cadastro de departamento. Maiores detalhes no manual OPME Fornecido pela Operadora. Nesta nota fiscal de Entrada de produtos, está sendo utilizado o setor ESTOQUE MAT/MED E OPME.
Na tela de Entrada de produtos, clicar no ícone para visualizar a contabilização da provisão da nota de entrada de produtos. Nesta etapa será contabilizada a conta de estoque contra a conta do fornecedor.
No exemplo, a conta 1271190110001 - Estoque - Mat/Med é a configuração contábil utilizada para o setor ESTOQUE MAT/MED E OPME e grupo de produtos MATERIAL HOSPITALAR. O grupo de produto utilizado na contabilização é o indicado no cadastro do produto.
A configuração contábil utilizada é a de Conta contábil por Grupo de produtos. Maiores detalhes na guia Configurações de contas contábeis deste manual.
Para baixar o documento do fornecedor utilizaremos a Planilha de Contas a Pagar.
Clicando no ícone , é possível utilizar os filtros para localizar o documento.
Para visualizar a contabilização da baixa, utilizaremos a baixa manual pela opção Menu pop-up > Opções de Baixa > Pagamento de documentos:
Após efetuar a baixa do documento pela Planilha de Contas a Pagar, será possível visualizar a contabilização da baixa clicando no ícone .
Caso deseje um maior controle, poderá ser configurada uma Conta bancária (Financeiro > Controle Bancário > Cadastro de Conta), exclusiva para baixa de pagamentos de fornecedores.
A contabilização do consumo do estoque é realizada durante o Fechamento mensal do estoque.
Caso esteja faltando configuração contábil, no fechamento de estoque será exibida uma crítica conforme a tela abaixo:
Na tela de Fechamento mensal do estoque existe a opção "Imprimir inconsistências". Esta opção imprime o relatório de inconsistência, incluindo a falta de configuração contábil. Pode ser utilizado antes do fechamento do estoque.
Abaixo demonstração da conta contábil configurada, seguindo o caminho indicado no relatório de inconsistências.
No fechamento mensal de estoque, serão realizados os lançamentos contábeis. O resultado do processo pode ser conferido na tela de consulta de lançamentos contábeis, filtrando pelo dia do fechamento e, no campo "Origem do lançamento", utilizando a flag 25 - Estoque.
Nesta contabilização, será utilizada a conta contábil de consumo no débito. No crédito será utilizada a conta contábil do estoque, a mesma utilizada na entrada do produto.
Após o processo de Fechamento mensal do estoque, as guias com produto fornecido pela operadora serão valorizadas e o lote do prestador de Estoque estará disponível para fechamento.
O fechamento do lote de contas médicas é realizado no módulo Contas > Movimentação > Lotes/Faturas.
Após localizar o lote, para a contabilização, deverá ser realizado o fechamento do lote de contas médicas.
Para visualizar a contabilização, clicar no ícone .
Abaixo um resumo do fluxo de contabilização de produto fornecido pela operadora:
- Entrada de produto: Contabilização da provisão da nota fiscal de entrada (Conta do Estoque x Conta de obrigação do Fornecedor);
- Pagamento do fornecedor: Contabilização da baixa do documento (Conta de obrigação do Fornecedor x Conta do Banco);
- Consumo do Estoque: Contabilização do consumo do Estoque (Conta de consumo x Conta do Estoque);
- Provisão do lote de Contas: (Eventos e Sinistros x Conta do prestador, mesma Conta de consumo).
Atenção