Cadastro de plano de contas
- Solus (Unlicensed)
- Solus - Qualidade
- Solus (Unlicensed)
Escrito por: C. A.
Cadastro de plano de contas
O que é?
- Tela para cadastro de plano de contas.
- O cadastro de plano de contas é uma rotina estruturada para cadastrar um plano de contas conforme padrão contábil. Possui estrutura para atender as demandas da RFB - Receita Federal Brasileira.
Módulo Contábil > Parâmetros > Plano de Contas.
Para manipular o cadastro do plano de contas, primeiro é necessário realizar a Abertura de plano de contas
Para realizar a abertura de um novo plano de contas, acessar o módulo Contábil > Parâmetros > Abertura de plano de contas
Na tela a seguir, clicar no ícone para criar um novo registro. Insira uma descrição, observação e data do início da vigência.
No cadastro de plano de contas, a última vigência aparecerá selecionada. Neste exemplo, o plano de contas não tem nenhuma conta cadastrada.
As contas contábeis podem ser cadastradas das seguintes formas:
- Cadastrar manualmente pelo ícone "Incluir";
- Importar da vigência anterior;
- Importar por planilha: módulo contábil > Parâmetros > Importação de plano de contas.
No exemplo da imagem abaixo, foi realizada a abertura de plano de contas 2022 RN 472, porém ainda não existe conta contábil cadastrada.
Como ainda não existem contas contábeis cadastradas, não serão listadas informações na Lista de contas contábeis.
As contas contábeis podem ser cadastradas manualmente pelo ícone "Incluir", importadas da vigência anterior ou importadas por planilha pelo módulo Contábil > Parâmetros > Importação de plano de contas.
A opção de "Copiar plano de contas da vigência anterior" realiza a cópia do cadastro das contas contábeis, configurações contábeis (Conta contábil por prestador, fornecedor, estoque etc.) e atualiza a conta contábil dos lançamentos que estejam na vigência do novo plano de contas.
Após cadastrar contas contábeis ou importar um plano de contas, as contas contábeis serão listadas na aba "Lista de contas contábeis":
No cabeçalho da tela, o combo à esquerda lista todos os planos de contas disponíveis, podendo ser utilizado para acessar outra vigência de plano de contas.
O combo à direita indica a ordem em que as contas contábeis deverão ser listadas: Por código contábil, código reduzido da conta contábil ou descrição da conta contábil.
Para acessar o cadastro da conta, posicione no registro desejado, na aba "Lista de contas contábeis", e acesse a aba "Dados da conta contábil".
Campos da tela:
Classificação Fiscal: A classificação fiscal é a codificação que identifica a conta contábil. Atualmente a ANS prevê a codificação até o 13° digito, e no sistema Solus as contas poderão ter até 20 dígitos possibilitando que o cliente Solus possa abrir contas para um maior detalhamento;
A ANS publica o modelo de plano de contas juntamente com as regras de escrituração através de resolução normativa.
Descrição da conta contábil: Campo destinado à descrição textual da classificação da conta;
Código reduzido: Campo para atribuir um código único para identificar a conta contábil. O código reduzido facilita a utilização de filtros em relatórios e na contabilização (este campo pode ser atribuído manualmente ou automaticamente pelo sistema);
O código reduzido não é atribuído pela ANS, se trata de uma ferramenta do sistema Solus para que o cliente possa identificar uma conta específica com maior facilidade.
Natureza da conta: Indica a natureza da conta, se débito ou crédito;
Tipo da conta: Indica o tipo da conta, se Analítica ou Título:
- Conta Analítica são contas que recebem os lançamentos contábeis;
- Contas Títulos são as contas contábeis que totalizam as contas analíticas.
Conta superior para totalização: Campo utilizado para indicar a conta superior (este campo é atribuído automaticamente pelo sistema);
Nível do plano: Campo indicado para informar o nível do plano (nível da conta contábil) e é atribuído automaticamente pelo sistema;
Conta orçamentária: Campo que vincula a conta contábil do plano de contas a uma conta do plano orçamentário e pode ser realizado no módulo Orçamento > Cadastro > Plano de contas orçamentário.
Opções de checkbox
Não totalizar essa conta no saldo do Ativo(1) ou Passivo(2): As contas que estiverem com esta opção marcada, não serão totalizadas nas contas superiores, tanto para relatórios como para o Balancete Analítico ou obrigações, como o arquivo para SPED ECD;
Opção implementada para utilizar nas contas de compensação (grupos: 19 compensação Ativo e 29 compensação Passivo).
Informar critério de rateio manual: O Solus possui uma tela para configurar o rateio por centro de custo automaticamente. Ao marcar esta opção no plano contábil, será habilitada uma tela para informar o rateio manualmente;
Faz análise gerencial: Esta opção marca o plano contábil como configurado para análise gerencial. Caso a conta esteja com esta checkbox marcada, elas podem ser usadas nos relatórios como no Balancete analítico por centro de custo.
O Solus dispõe de alguns relatórios para análise gerencial que podem ser acessados no módulo Contábil > Gerencial.
Demais opções em tela.
Contas da vigência anterior: Quando utilizado o recurso de copiar o plano de contas da vigência anterior, o Solus faz o vínculo da conta contábil do plano de contas atual com a conta da vigência anterior. Esta conta pode ser cadastrada ou modificada nesta tela.
Replicar centro de custo: Quando configurado o rateio por centro de custo em uma conta Título, esta opção pode ser utilizada para replicar a configuração para as contas filhos (analíticas).
Esta função replica a configuração de centro de custo para as contas filhos, portanto não pode ser utilizada em contas contábeis Analíticas, já que contas analíticas não possuem contas filhos. Caso o operador tente utilizar a opção em uma conta analítica, será exibida a mensagem 'Contas analíticas não são replicadas porque não possui contas "filhas" abaixo dela'.
Rateio por centro de custo: Direciona para uma tela onde é possível configurar um rateio padrão por Manutenção em Centro de Custo.
A Aba "SPED e Análise gerencial" permite vincular o plano contábil ao Plano de contas referencial.
O Plano de Contas Referencial é uma padronização estabelecida pela Receita Federal do Brasil para as empresas que aderirem à Escrituração Contábil Fiscal. Ele serve para que essas organizações informem seus saldos contábeis para a União.
Nesta aba é possível visualizar e editar a conta referencial e a classificação da conta. O vínculo também pode ser feito pela tela de Plano de contas referencial.
- % padrão de rateio por Centro Custo: Atalho para tela de configuração de rateio padrão por centro de custo (ver Aba "Dados da conta contábil" deste manual);
- Cadastro de centro de custo: Atalho para abrir a tela de Rateio padrão por centro de custo.
- Incluir todos os centros de custos para a conta selecionada e seus relacionados: Irá incluir todos os centros de custos ativos para a conta em questão.
- Replicar os centros de custos desta conta para os seus relacionados: Esta opção irá replicar a configuração de rateio por centro de custo para as contas filhas e só terá funcionalidade em contas do tipo título.
- Replicar os centros de custos desta conta para os seus relacionados que não possuem nenhum centro de custo: Esta opção irá replicar a configuração de rateio por centro de custo para as contas filhas, porém só será replicada caso a conta filha não tenha nenhuma configuração cadastrada.
- Atribuir Plano referencial desta conta para os seus relacionados: Copia a configuração de plano de contas referencial para as contas filhas e apenas terá funcionalidade em contas do tipo Título.
- Plano de contas gerencial: Abre a tela para atribuir um plano de contas gerencial.
Notas de Rodapé
ANS¹ - Agencia Nacional de Saúde Suplementar.
Atenção