Registro Auxiliar de Eventos Pagos
- Solus (Unlicensed)
Escrito por: J. A..; G. G.
Registro Auxiliar de Eventos Pagos
Sumário
» Objetivo
» Funcionalidade
» Operacionalização
» Referências
O objetivo desse processo é demonstrar como é efetuada a conferência do relatório "Registro auxiliar de Eventos Pagos"
- É possível através desse fluxo do sistema Solus conferir os registros de eventos pagos aos prestadores nas diversas modalidades.
Caminho do recurso: Módulo ANS> Relatórios> Registros auxiliares (Plano de contas padrão ANS)> Registros de eventos pagos.
É possível filtrar o relatório de registros auxiliares de eventos pagos seguindo o caminho: Módulo ANS> Relatórios> Registros auxiliares (Plano de contas padrão ANS)> Registros de eventos pagos.
Botões:
Ícone | Nome | Descrição |
---|---|---|
Impressão do documento | Permite realizar a impressão do documento ao término do preenchimento. | |
Exportar Excel | Permite exportar dados analíticos para o Excel | |
Gerar arquivo | Permite gerar arquivo texto | |
Sair | Permite sair da tela |
Filtros:
- Período de pagamento: Inserir o período para realizar o filtro de datas.
- Layout do relatório: Filtra somente o resumo de codificação, gera relatório detalhado, resumo por prestador ou totalização do prestador.
- Natureza jurídica dos prestadores: Filtra pela natureza jurídica do prestador, ambos prestadores PF e PJ, somente prestadores PF ou somente prestadores PJ.
- Congênere: Filtra por uma ou mais congêneres específicas;
- Modalidade do Plano: Filtra pela modalidade do plano, se pré-pagamento ou outras modalidades;
- Estabelecimento: Filtra pelo estabelecimento escolhido.
- Fatura/lote específico: É possível verificar todas as faturas / lotes dos prestadores.
- Tipo de contas: Filtra somente por contas de reembolso ou demais tipos de contas.
- Impostos: Filtra baseado nas datas de pagamento do prestador, na data de pagamento dos impostos ou nos impostos emitidos no mês do pagamento, sendo pagamentos de prestadores pagos no mesmo mês ou em ainda aberto.
- Documentos pagos no: é possível escolher o banco do pagamento.
- Classificação dos prestadores: Filtra por um ou mais prestadores.
- Ordenação: É possível ordenar por conta médica.
Conceito:
Em 23 de novembro de 2018, por meio na RN435, a ANS separa as contas contábeis de obrigação a pagar dos prestadores de serviços assistenciais, onde, conforme a nova normativa, as contas contábeis deverão ser segregadas conforme a modalidade de pagamento do plano do beneficiário que recebeu o atendimento.
As modalidades podem ser em pré-pagamento ou demais modalidades, quando o prestador atende beneficiários da própria operadora e, eventual ou habitual, quando se trata de intercâmbio, ou seja, a operadora atende beneficiários de outras operadoras.
O primeiro passo para correta contabilização dos valores está na configuração das contas contábeis de obrigação a pagar dos prestadores, onde indicaremos a conta para cada uma das segmentações possíveis, no módulo Contábil > Parâmetros > Conta contábil por > Prestador.
Conforme a definição da RN435, em pré-pagamento deveremos utilizar uma conta contábil analítica do grupo “211111 - COBERTURA ASSISTENCIAL COM PREÇO PRÉ ESTABELECIDO”. Já em demais modalidades, devemos utilizar uma conta contábil analítica do grupo “211112 - COBERTURA ASSISTENCIAL COM PREÇO PÓS ESTABELECIDO”.
Ainda conforme a definição da RN435, para valores de intercâmbio eventual, devemos utilizar uma conta contábil analítica do grupo “214119011 - INTERCÂMBIO EVENTUAL A PAGAR”. já para valores de intercâmbio habitual, não existe nenhuma separação no plano de contas, sendo esses valores, conforme a maioria das definições, também considerados valores oriundos de demais modalidades, e contabilizados nas mesmas contas contábeis daquele grupo.
Nesse ponto, exceção aberta ao intercâmbio habitual cedido, ou seja, quando outra operadora atende aos beneficiários da operadora em questão e esse beneficiário possui o registro habitual na operadora destino, a provisão deverá ocorrer em conta contábil analítica do grupo “213512 - INTERCÂMBIO A PAGAR DE CORRESPONSABILIDADES CEDIDAS - PREÇO PÓS ESTABELECIDO”.
Abaixo segue exemplos da operacionalização conforme os filtros disponíveis no Módulo ANS> Relatórios> Registros auxiliares (Plano de contas padrão ANS)> Registros de eventos pagos.
Após a correta configuração e contabilização dos valores, devemos extrair as informações do relatório e comparar os valores obtidos com os valores contabilizados.
Utilizando como base o exemplo abaixo, podemos comparar os valores da competência 05/2020 (filtros: "Período do pagamento:" 01/05/2020 a 31/05/2020 e "Considerar baixas sem pagamento" selecionado):
Por se tratar de um grupo de contas contábeis de natureza credora, quando provisionamos o valor a ser pago, realizaremos um lançamento a crédito nessas contas e, quando realizamos o pagamento desses valores, realizaremos um lançamento a débito. Como o relatório trata de registros pagos, devemos, portanto, comparar com os valores a débito do grupo contábil.
Nessa comparação, devemos nos atentar a outro ponto importante, os valores de impostos, glosas, e outros descontos não assistenciais também serão registrados contabilmente por lançamentos a débito nas mesmas contas contábeis de obrigação a pagar do prestador assistencial. Assim sendo, devemos desconsiderar os lançamentos que possuem flag diferente de “10 : Baixa documento (juros/desconto outros)”.
Na conferência da conta a seguir, efetuaremos os mesmos filtros da conta anterior, substituindo apenas a "Conta Inicial" e a "Conta Final" pela nova conta a ser conferida:
Para a conferência das demais contas, basta realizarmos as mesmas filtragens listadas no “Razão analítico”, substituindo apenas os filtros "Conta Inicial" e "Conta Final" pela nova conta contábil a ser conferida.
Atenção