Configuração ambiente de envio - DIOPS

Escrito por: R. V.
 

Configuração ambiente de envio - DIOPS



Objetivo

O que é?

  • O DIOPS¹ é o Documento de informações periódicas das Operadoras de Planos de Saúde, que as operadoras devem enviar periodicamente à ANS. As informações que compõe este documento são: cadastrais, gerenciais, demonstrativos e informações gerais. Estas informações são enviadas para ANS através de um serviço disponibilizado na web pela mesma.

Abaixo seguem as instruções de configuração de ambiente, para que seja possível enviar as informações diretamente pelo sistema Solus.

Operacionalização
 Recursos do ambiente

Abaixo seguem breves descrições sobre os recursos que precisam ser instalados/utilizados na estação que realizará o envio do DIOPS, após o preenchimento das informações.

1. Java Runtime Environment (JRE)

Cria o ambiente no computador para que uma aplicação construída em Java seja executada. A aplicação fornecida pela ANS para envio do DIOPS é construída em Java, sendo necessária a instalação do Java Runtime Environment.

2. Arquivos .xsd

São arquivos que possuem leiaute padrão de determinado arquivo .xml, ou seja, são os schemas. A ANS fornece os arquivos em seu site.

3. DIOPS Client

É a aplicação disponibilizada pela ANS para envio do DIOPS.

4. Certificados digitais

São arquivos que identificam eletronicamente uma pessoa ou empresa. A ANS disponibiliza o certificado digital para envio do DIOPS.

5. DLLs

São arquivos que possuem bibliotecas dinâmicas com funções diferentes e que são utilizadas por mais de um programa no computador para execução de rotinas.

Voltar ao início

 Configuração
 1. Instalação do JRE (Java Java Runtime Environment)

Importante: O envio do DIOPS funciona apenas com a versão 32 bits do JRE (Java Runtime Environment).

1.1 Verificação da instalação do JRE existente

Abra o painel de controle no computar que realizará o envio e verifique se o Java está instalado, é possível identificar através do ícone conforme imagem abaixo:

Caso a instalação já exista, verifique se a versão é a mais atual ou se necessita de atualização, clicando na aba "Atualizar" e verificando quando a última atualização foi executada, conforme imagem abaixo:

Se o Java estiver instalado e atualizado, então prossiga para o passo 2. Porém, se estiver com problemas em que o sistema Solus não consegue encontrar a máquina virtual do Java, então será preciso seguir o passo 1.2 para instalação do JRE.


1.2 Instalação do JRE (Java Runtime Environment)

1.2.1 Download instalador

Inicialmente realize a desinstalação completa do JRE (Java Runtime Environment) no computador que será utilizado para envio. Verifique se há outras versões instaladas e, caso existam, será preciso removê-las.

Na sequência realize o download do instalador do Java no site, através do link abaixo:

Download JRE - 32 bits

Na imagem abaixo segue um exemplo da localização do instalador em sua versão 32 bits para Windows:

Obs.: Lembre-se de realizar o download da versão para o sistema operacional que está rodando no computador que realizará o envio.

1.2.2 Instalação


Obs.: A imagem abaixo só será demonstrada caso o instalador encontre outras versões desatualizadas do JRE no computador.

Voltar ao início

 2. Diretório para armazenamento dos arquivos

Para envio do DIOPS, o Sistema Solus utiliza um diretório dentro da pasta C:\Solus, em que são armazenados os arquivos .xsd, certificado digital e DIOPS Client. Então, será necessário criar o diretório C:\Solus\ext\DIOPS, caso o mesmo ainda não exista, conforme exemplo abaixo:

Obs.: Criar o diretório e os subdiretórios apenas se não existirem

Obs.: Lembrando que se a pasta "ext" já existir, basta apenas criar a pasta DIOPS dentro da mesma.

Após criar o diretório C:\Solus\ext\DIOPS, será preciso criar mais duas pastas dentro do mesmo, que são a pasta Recibo e a pasta XML, conforme imagem abaixo:

Voltar ao início

 3. Download arquivos .xsd, dlls, DIOPS Client e Certificado digital

Conforme informação do site da Agência Nacional de Saúde Suplementar(ANS), para envio do DIOPS ref. aos períodos de 2016 a 2021, será necessário utilizar os "arquivos .xsd" de cada ano. Segue imagem do comunicado e também o link para acesso:

DIOPS XML a partir de 2022


3.1 Download arquivos

Para facilitar, reunimos todos os arquivos necessários que pode ser baixado pelo link abaixo:

Arquivos Ambiente Diops

Salve o arquivo "Diops_Ambiente.zip" que foi baixado em um local de fácil acesso dentro do computador, para que você possa descompactar o seu conteúdo conforme o passo seguinte.


3.2 Descompactação dos arquivos

Clique com o botão direito do mouse sobre arquivo "Diops_Ambiente.zip" e selecione a opção "Extract to" ou "Extrair para..." (dependerá do software utilizado para descompactação e do idioma em que o mesmo foi instalado), conforme imagem abaixo:


Assim que o processo terminar, teremos uma pasta chamada "Diops_Ambiente" no diretório onde a extração foi realizada:


Na sequência, copie o conteúdo que está dentro desta pasta que foi criada no passo acima e cole no diretório "C:\Solus\ext\DIOPS", conforme imagens abaixo:



Voltar ao início

 4. Registro de DLLs

4.1 Identifique se seu sistema operacional é 32 ou 64 bits

Acesse o painel de controle do computador e clique no ícone Sistema conforme imagem abaixo:

Na próxima tela que for aberta, procure pela informação "Tipo de sistema". Caso a informação seja x86 o sistema operacional instalado possui arquitetura 32 bits e se estiver como x64, possui arquitetura 64 bits.

Segue imagem abaixo como exemplo:


4.2 Copie as DLLs de acordo com a versão do sistema operacional

As seguintes DLLs precisam ser registradas no Windows para que o processo de envio funcione corretamente:

  • capicom.dll
  • msxml5.dll
  • msxml5R.dll

Abaixo seguem os comandos para as arquiteturas 32 e 64 bits do Windows.


4.2.1 Sistemas 32 bits

a) Primeiramente será necessário copiar e colar as DLLs capicom.dll, msxml5.dll e msxml5R.dll, para a pasta C:\Windows\System32. Lembrando que estes arquivos estão disponíveis no item 3.1

b) Depois de realizar a cópia dos arquivos para dentro da pasta indicada, será necessário abrir o prompt de comandos do Windows como Administrador. Clicando com o botão direito do mouse sobre o menu iniciar (Windows 10 e posteriores), será possível encontrar o prompt de comandos, conforme imagem abaixo:

Obs.: Será necessário possuir permissão de Administrador no computador para que seja possível abrir o prompt e executar os comandos.

c) Em seguida execute os seguintes comandos, tecle Enter após digitar o comando para realizar o registro das DLLs

regsvr32 C:\Windows\System32\capicom.dll

regsvr32 C:\Windows\System32\msxml5.dll 

d) Após a conclusão do registro, caso o mesmo tenha tido sucesso, para cada comando será exibida a seguinte mensagem:


4.2.2 Sistemas 64 bits

a) Primeiramente será necessário copiar e colar as DLLs capicom.dll, msxml5.dll e msxml5R.dll, para a pasta C:\Windows\SysWOW64. Lembrando que estes arquivos estão disponíveis no item 3.1

b) Depois de realizar a cópia dos arquivos para dentro da pasta indicada, será necessário abrir o prompt de comandos do Windows como Administrador. Clicando com o botão direito do mouse sobre o menu iniciar (Windows 10 e posteriores), será possível encontrar o prompt de comandos, conforme imagem abaixo:

Obs.: Será necessário possuir permissão de Administrador no computador para que seja possível abrir o prompt e executar os comandos.

c) Em seguida execute os seguintes comandos teclado Enter após digitar o comando para realizar o registro das DLLs:

regsvr32 C:\Windows\SysWOW64\capicom.dll

regsvr32 C:\Windows\SysWOW64\msxml5.dll

d) Após a conclusão do registro, caso o mesmo tenha tido sucesso, para cada comando será exibida a seguinte mensagem:

Voltar ao início

 5. Configuração certificado digital

5. Configuração certificado digital

5.1 Variável de ambiente ANS_CERT

a) Configurações avançadas do sistema

Primeiramente, acesse no computador o painel de controle e em seguida clique sobre o ícone "Sistema" conforme imagem abaixo:

Em seguida, clique em "Configurações avançadas do sistema", conforme a imagem abaixo:

Por fim, clique no botão "Variáveis de ambiente", conforme imagem abaixo:


b) Criação da variável de ambiente

Após o passo acima, na janela que se abrir, em Variáveis do Sistema, clique no botão "Novo...", conforme imagem abaixo:

Em seguida, na janela que se abrir, no campo "Nome da Variável" digite "ANS_CERT", no campo "Valor da Variável" digite C:\Solus\ext\DIOPS\cacerts e clique em "OK".

Após clicar em OK, a variável ficará da seguinte forma:


5.2 Inclusão do certificado no diretório de instalação do JRE (Java Runtime Environment)

Após as configurações realizadas nas etapas anteriores, será preciso copiar e colar o certificado digital "cacerts", dentro da pasta de instalação do JRE (Java Runtime Environment).

Para realizar este processo, primeiramente será preciso localizar a pasta de instalação do JRE, que normalmente é padrão ao realizar o processo do item "1.2". Caso outro diretório tenha sido escolhido no computador para instalação do JRE, o certificado deverá ser copiado para dentro do mesmo, seguindo as orientações abaixo.

Como a versão do Java instalada será a de 32 bits, normalmente a instalação se encontra no diretório "C:\Program Files (x86)", dentro do mesmo haverá uma pasta chamada "Java" e uma subpasta relacionada à versão instalada do JRE como por exemplo "jre1.8.0_321", então o caminho completo será C:\Program Files (x86)\Java\jre1.8.0_321. Segue imagem de exemplo abaixo:

Obs.: Lembrando que se o JRE foi instalado em outro diretório, será preciso localizar o diretório de instalação no computador.


Após encontrar a pasta de instalação será preciso localizar a pasta "lib" conforme imagem abaixo:


Na sequência será preciso localizar a pasta "security" que fica dentro da pasta "lib" conforme imagem abaixo:


Após localizar a pasta "security" clique duas vezes sobre ela e ver seu conteúdo. Na sequência copie e cole o arquivo "cacerts" que está no diretório "C:\Solus\ext\DIOPS", dentro desta pasta. Por fim a pasta ficará conforme a imagem abaixo:

Voltar ao início

 6. Considerações finais

6. Considerações finais

Após completar os passos de 1 a 5 o computador terá o ambiente preparado para envio do DIOPS para ANS. Caso tenha dúvidas sobre a geração e envio, você poderá acessar o link "Geração do DIOPS"disponibilizado na seção referências.

Lembrando que o módulo Ans precisa estar e ser executado no diretório C:\Solus do computador que realizará a transmissão do arquivo.

Voltar ao início

Notas de Rodapé

DIOPS¹  - Documento de informações periódicas das Operadoras de Planos de Saúde.

Atenção

Documentação elaborada com base na versão vigente do sistema.



Editado por: R. V., 15/03/2022