Parcelamento do pagamento de prestadores (sem recálculo de impostos)
Escrito por: S. S.
CONTROLADORIA
Objetivo
O objetivo deste manual é orientar sobre o parcelamento de pagamento de prestadores (sem recálculo de impostos) que permite negociar um ou mais pagamentos de prestadores que estejam em aberto. Nessa rotina de parcelamento é gerado novo pagamento e parcelas, e não é realizado o recálculo dos impostos.
Funcionalidade
Permite negociar e parcelar um ou mais Pagamento de prestadores de serviço que estejam em aberto.
Operacionalização
Caminho do recurso: Módulo Financeiro > Prestadores de serviço > Parcelamentos e negociações > Parcelamento no pagamento dos prestadores (Sem recálculo de impostos).
Sumário
Manuais complementares Solus
A rotina de parcelamento de pagamento de prestadores também pode ser acessada pelo Módulo Contas médicas pelo caminho: Módulo Contas > Movimentação > Opções no pagamento de prestadores > Parcelamento do pagamento de prestadores (sem recálculo de impostos).
Inicialmente, no módulo, os pagamentos em aberto do prestador são verificados pelo Módulo Financeiro > Prestadores de Serviço > Pagamento de prestadores de serviço.
Filtre pelo nome ou código do prestador de serviço e marque para listar apenas pagamentos não pagos.
Após essa etapa, acesse o recurso de parcelamento e filtre pelo prestador:
Após inserir o nome do prestador, clique no botão "Pesquisar". Serão listados os pagamentos que estão em aberto e podem ser negociados, onde é possível definir os números de parcelas e vencimentos de cada uma.
Use as setas verdes, à direita, e adicione os pagamentos a serem parcelados:
Para inseri-los, posicione em um registro na grid de documentos em aberto e utilize a seta apontada para baixo; o pagamento será adicionado para negociação.
Para remover o documento da grid de documentos negociados, é necessário fazer o processo inverso, clicando na seta para cima com o registro posicionado na grid inferior.
Podem ser negociados mais de um pagamento de prestador, desde que sejam do mesmo prestador.
Após selecionar os pagamentos/documentos desejados, clique no botão "Confirmar" para dar continuidade ao processo.
Utilizando o exemplo acima, foi selecionado um pagamento no valor de 572,55, e está sendo parcelado este valor em dois vencimentos distintos. Ao clicar em “Confirmar” (), o sistema alterará o pagamento original de 572,55, incluindo um desconto no valor de 286,27, para que o pagamento em questão fique com o valor da primeira parcela. Em seguida, será criado outro pagamento com o valor da segunda parcela de 286,27 junto ao contas a pagar, no Módulo Financeiro > Contas a pagar > Planilha de contas a pagar:
Pagamento original:
O segundo documento criado correspondente à segunda parcela. Esse documento é criado especificamente junto à planilha de contas a pagar com o tipo “Parc. Prestador“, Módulo Financeiro > Contas a pagar> Planilha de contas a pagar:
Obs.: Para desfazer o parcelamento em questão, deve ser excluída a linha de desconto gerado junto ao pagamento de prestador original, no Módulo Financeiro > Prestadores de serviço > Pagamento de prestadores de serviço. Ao excluir essa linha, o sistema vai desfazer o parcelamento e excluir o documento gerado junto ao contas a pagar:
Após a execução da exclusão da linha junto ao pagamento, o valor do pagamento de prestador em questão volta ao seu valor original, e o documento de “Parc. Prestador” não existe mais junto à planilha de contas a pagar:
É importante verificar no Módulo Financeiro > Prestadores de Serviço > Cadastro de eventos de pagamentos, como está definida a natureza do evento. Garantindo que ao realizar o parcelamento, o sistema fará o lançamento de forma correta. O evento referente ao parcelamento deverá estar configurado com a opção “abatimento” evitando a somatória dos valores no parcelamento.
Importante!
Quando utilizada a opção de parcelamento sem recálculo de imposto, o sistema não realizará nenhum ajuste referente aos impostos já calculados inicialmente para o pagamento, ou seja, o pagamento utilizado como exemplo tinha um valor de 143,14 de INSS. Mesmo após a realização do parcelamento, a base de cálculo permanece igual à gerada inicialmente para o pagamento, não afetando assim nenhum imposto já calculado na geração do pagamento original:
Antes da geração do parcelamento, veja Módulo Financeiro > Prestadores de serviço > Pagamento de prestadores de serviço:
Após a geração do parcelamento, podemos observar que o valor “base cálculo” permaneceu o mesmo e o valor do imposto também não foi recalculado: