Gabaritos de Contas Médicas

Escrito por: R.G
 



Gabaritos de Contas Médicas



Sumário

» Objetivo

» Funcionalidade

» Configurações, Parâmetros/Permissões e Direitos

» Operacionalização


Objetivo

O que é?

  • O gabarito é um aliado dos auditores da operadora que auxilia na identificação de inconsistências de uma conta médica. Nele são definidas diversas possibilidades, pois quando é criada a conta médica, é analisado e indicado o que está em desacordo com o gabarito feito, possibilitando uma tomada de decisão de glosar ou não aquele item de forma automática ou manual.

    Exemplo: Uma cesariana cujo valor máximo a ser pago pode variar entre R$ 900,00 e R$ 1.000,00. Ao faturar esse atendimento, caso o valor do serviço esteja dentro da faixa parametrizada, a conta ficará com o status de "analisado automaticamente", caso contrário, o item ficará indicado como fuga de gabarito, possibilitando a análise desse item.

Quando cadastrar/usar?

  • Quando existir um padrão de análise que já tenha uma definição de quais produtos poderão ser criados como gabaritos, posterior a este levantamento, seguimos com o processo de montagem, seja por valores mínimos e máximos que poderão custar uma conta médica, por códigos de procedimentos e/ou demais despesas (Diárias/Taxas/Mat/Med/OPME) ou a combinação de ambos, após isso, o sistema poderá fazer uma análise automaticamente, desde que a conta médica esteja com o procedimento principal definido no gabarito.

Voltar ao início

Funcionalidade
  • O gabarito de contas médicas é uma excelente funcionalidade para automatizar a análise das contas, pois identifica atendimentos que estão dentro de um padrão e faz com que a auditoria seja mais ágil e assertiva.

Voltar ao início

Configurações, Parâmetros/Permissões e Direitos
 Parâmetros

Para configurar a análise de gabaritos, siga os passos abaixo:

Módulo Contas Médicas > Configurações > Parametrização do sistema > Aba Faturamento/Análise de contas > Regulação.


  • Considera para a análise apenas o primeiro gabarito localizado: Indica se será considerado apenas o primeiro gabarito encontrado, levando em conta o de maior valor, ou se deverá considerar todos os gabaritos que se encaixam na conta médica.

Voltar ao início

Operacionalização
 Criação do Gabarito

Acesse o módulo da seguinte forma:

Módulo Contas Médicas > Cadastros > Gabaritos de contas médicas:


Ao clicar em , abrirá os campos onde será possível criar os gabaritos conforme desejado:


Nome do gabarito: Coloque o nome que desejar.

Status do gabarito: Ativo (como está sendo criado o gabarito, o status deverá ser ativo). Em caso de revogação do modelo de gabarito, deixe como "Cancelado" (assim não haverá possibilidade de exclusão, pois o sistema guarda o histórico).

Natureza do atendimento e Regime de atendimento: Opções que poderão ser escolhidas de acordo com o gabarito que está criando. Deixando ambos como "Independente", o modelo agregará a todos os casos, tanto internação como ambulatorial.

Acomodação: Caso queira tratar por acomodação, se não houver essa tratativa, deixe em branco, assim, o modelo será atribuído a todos.

Fuga de gabarito quando não existir o item configurado?: Indica se deseja que o sistema apresente como "fuga do gabarito" quando houver algum item cobrado em conta, onde não faz parte da composição do gabarito.

Observações: Campo livre para escrita, podendo colocar os motivos pelos quais o gabarito foi criado ou qualquer outro tipo de observação.


 Aba Faixa de valores totais permitidos

Vigência: Coloque de acordo com a vigência que deseja criar. Pode ser criada diversas vigências para um mesmo gabarito.

Item: Possibilita criar o gabarito contendo a conta médica inteira, procedimento apenas, ou somente materiais e medicamentos, entre outras opções.

Valor mínimo: Indica o valor mínimo que poderá custar o seu modelo de gabarito.

Valor máximo: Indica o valor máximo que poderá custar o seu modelo de gabarito.

 Aba Procedimento principal da conta

Indica qual é o procedimento (Honorário médico ou SP/SADT) principal que o sistema deverá encontrar o gabarito.

 Aba Procedimentos permitidos

Indica todos os procedimentos (Honorário/SPSADT) permitidos para esse gabarito, no qual será possível colocar até mesmo o grau de participação, caso tenha, e também a faixa de valores mínimos e máximos que poderão custar cada procedimento.

 Aba Taxas/Diárias permitidas

Nessa aba é possível configurar todas as taxas e diárias que poderão ter no seu gabarito, sendo possível colocar também as quantidades por itens e valores mínimos e máximos de custo.

 Aba Mat/Med/OPME permitidos

Nessa aba é possível configurar os códigos dos produtos (materiais, medicamentos e OPME) que o gabarito poderá conter, com suas quantidades e valores mínimos e máximos de custo.

 Aba Mat/Med/OPME NÃO permitidos

Nessa aba é possível configurar apenas os materiais, medicamentos e OPME's que não estão permitidos para esse gabarito. Uma vez configurado os produtos nessa aba, qualquer outro produto diferente do que estiver configurado aqui fará parte do gabarito.

Essa aba é utilizada nos casos em que a operadora fizer alguma negociação mais aberta e existir apenas alguns itens que não são permitidos, com isso, qualquer código diferente, o sistema considerará como aceito pelo gabarito para análise de forma automática.

 Aba Princípio ativo de medicamentos

Nessa aba é possível configurar os medicamentos por princípio ativo, colocando as quantidades e os valores mínimos e máximos de custo. Configurando um princípio ativo, o sistema considerará todos os produtos desse mesmo princípio ativo como permitido para análise automática do gabarito.

 Aba Prestadores específicos

Essa aba permite vincular o gabarito criado para determinados prestadores de serviços, com isso, no ato do faturamento do prestador ou criação de uma conta médica de forma manual, o sistema validará as regras do gabarito apenas para os prestadores configurados nessa aba. Caso não seja configurado nenhum, serão considerados todos os prestadores.

 Aba Congêneres específicas

Nessa aba é possível vincular o gabarito para determinadas congêneres, com isso, o sistema só validará as regras desse gabarito para as congêneres configuradas nessa aba. Caso não seja configurada nenhuma, serão consideradas todas.

 Configurando Glosas para o gabarito

Existe a possibilidade de configurar glosas para serviços que foram cobrados pelo prestador e que não fazem parte do gabarito. É possível até mesmo configurar a quantidade de itens cobrados pelo prestador com número superior ao configurado no gabarito, e qual conduta de análise o sistema poderá ter.

No gabarito criado, clique na aba "Glosas":


Serviço não permitido: Indica qual glosa a Operadora deseja que o sistema faça de forma automática, na situação em que há cobrança de um procedimento que não existe no gabarito criado.

Quantidade de procedimentos: Indica qual glosa a Operadora deseja que o sistema faça de forma automática quando o prestador de serviços cobrar um valor maior com relação ao procedimento configurado.

Quantidade de materiais/medicamentos e diárias/taxas: Indica em cada campo qual glosa a Operadora deseja que o sistema faça de forma automática, na situação em que o prestador de serviços cobrar do item um valor maior do que o configurado.

Analisar de forma automática: Indica se o sistema deverá analisar de forma automática os itens que foram glosados pelo gabarito ou se deverá deixar como pendente de análise (não analisa os itens de forma automática).

Caso não seja configurado motivos de glosas, o sistema não efetuará nenhuma glosa, assim, será listado em conta médica caso exista itens cobrados que não faça parte da configuração do gabarito, bem como as cobranças excedentes das quantidades configuradas.

 Entendendo na prática
 Conta analisada com sucesso pelo gabarito

O prestador faturou a guia via WEB ou XML, assim, o item foi analisado automaticamente:


O status da conta foi alterado para "Analisada" automaticamente:


Ao clicar em "Gabaritagem", o sistema apresenta qual foi o gabarito utilizado para análise da conta:


 Conta com fuga de gabarito

Nos casos em que o prestador cobrar algum item que não foi configurado no gabarito criado, e que não contenha glosa configurada e nem análise automática, ficará da forma apresentada abaixo. O item permitido não foi analisado automaticamente e o item que não existe no gabarito criado, fica em azul seguido pela legenda de cores na parte inferior da tela como "Fuga do gabarito":


Ao clicar em "Gabaritagem", o sistema apresenta o gabarito que está sendo utilizado e os motivos pelos quais apresentou a fuga de gabarito:


Consequentemente, o sistema não altera o status da conta médica, ficando pendente de análise:

 Conta de gabarito com glosa configurada

No caso em que foram configuradas as glosas para o gabarito e a forma de análise do sistema (de analisar automaticamente os itens glosados pelo gabarito), quando o prestador faturar a guia, seja XML ou WEB, o item da conta foi glosado e analisado de forma automática de acordo com o motivo configurado no gabarito:


Ao consultar a glosa:


Ao clicar em "Gabaritagem", o sistema apresenta qual gabarito está sendo utilizado:


Alterando de forma automática o status da conta médica:

 Identificando a quantidade de contas gabaritadas e com fuga de gabarito

Existe a possibilidade de identificar a quantidade de contas médicas que foram analisadas automaticamente pela rotina do gabarito, bem como identificar quais contas apresentaram fuga de gabarito. Veja os passos abaixo:

Acessando o módulo Contas Médicas > Movimentação > Regulação de contas médicas > "Gabarito".

Em seguida, selecione a competência desejada.


Independente: Apresenta todas as contas médicas que entraram na rotina do gabarito.

Fuga do gabarito: Apresenta apenas as contas médicas que indicaram fuga de gabarito (itens inexistentes configurados ou quantidades excedentes).

Gabaritado: Apresenta apenas as contas médicas que foram gabaritadas com sucesso pela rotina do gabarito.

Em cada filtro selecionado será possível visualizar a quantidade de contas apresentadas:

Voltar ao início

Atenção

Documentação elaborada com base na versão vigente do sistema.


Revisado por: T.M.,