Geração de Arquivo de Remessa de Cobrança
- Solus (Unlicensed)
- Solus - Qualidade
- Solus (Unlicensed)
Escrito por: E.J.
Geração de arquivo de Remessa de cobrança
Sumário
» Objetivo
» Funcionalidade
» Configurações, Parâmetros/Permissões e Direitos
» Operacionalização
» Referências
O que é?
- É um arquivo que contém títulos que a operadora tem a receber e os registra no banco.
Quando cadastrar/usar?
- É necessário para registrar um boleto e posteriormente receber do cliente faturado.
- É a geração do arquivo para envio e registro do banco, para a operadora conseguir receber dos clientes faturados.
- Para Gerar a remessa é necessário ter a mensalidade gerada.
Através do caminho: Configurações > Restrições de Acesso > Permissão de direitos.
Direito: EXCLUIR MENSALIDADE DA REMESSA.
Através do caminho: Movimentação > Remessas > Geração do Arquivo de Remessa de Cobrança:
É possível ter acesso à tela de geração do arquivo de remessa:
Onde serão indicadas as opções de banco e layout de envio:
- Banco / Local de Pagamento: Através dessa opção, é possível indicar um banco/local de pagamento para a geração do arquivo de remessa. Através desse filtro, o sistema identifica os locais de pagamento vinculados ao contrato/beneficiário para encontrar as mensalidades.
- Layout: Através dessa opção, é possível indicar em qual layout o sistema irá gerar o arquivo de remessa.
- Cobrança a ser enviada: Através dessa opção, é possível realizar o filtro do tipo de cobrança que o arquivo irá buscar.
- Caminho + Nome do Arquivo: Através dessa opção, será indicado o caminho onde o arquivo será gravado.
- Numeração de Remessas: Caso indique a opção "SIM", o sistema irá gravar o número da remessa conforme os arquivos gerados. Essa contagem é realizada sequencialmente.
- Número Sequencial do Arquivo: Através deste campo, será demonstrado qual número sequencial será gerado na próxima remessa.
- Cancelamento de débito: Através dessa opção, é possível realizar o cancelamento de débito automático. Esta opção ficará disponível apenas para locais de pagamentos indicados como "Débito automático".
- Boleto Digital: Através dessa opção, é possível realizar o filtro de contratos indicados ou não como "Boleto Digital".
Através da tela é possível ter acesso a duas abas:
Nesta aba é possível realizar a geração em massa da remessa conforme os filtros indicados. Após preencher os filtros e clicar na opção "Gerar o arquivo de Remessa", o sistema busca as mensalidades geradas que estão conforme o filtro.
Após listar as mensalidades, o sistema abre a tela indicando a impressão do protocolo de geração do arquivo. Nessa opção, ficam disponíveis o número de boletos e o total dos valores gerados nesta remessa.
Caso clique na opção "SIM", o sistema gera um protocolo para realizar a impressão ou salvar os dados.
Após a confirmação o sistema salva o arquivo no caminho indicado na tela de geração.
Além disso, o arquivo fica gravado na tela da mensalidade, através do caminho: Movimentação > Mensalidades (Ctrl + M) > Composição da cobrança (Ctrl + F8) > Aba "Registro de Remessas", indicando que a mensalidade já teve um arquivo de remessa gerado.
Após este processo o arquivo gerado é enviado ao banco para o registro.
Nesta aba é possível realizar a cobrança avulsa, ou seja, selecionar apenas um beneficiário/contrato para gerar a remessa específica deste contrato.
Através da opção "Busca", é possível realizar a pesquisa do titular da cobrança, Nome da empresa (PFF), código do contrato e listar apenas mensalidades geradas no dia corrente. Ao indicar uma opção e realizar a busca, o sistema lista as mensalidades que estão no filtro selecionado.
Também é possível realizar a geração conforme a data de vencimento da mensalidade:
Com a listagem disponível, será possível inserir a mensalidade manualmente clicando no botão , onde é inserida apenas a mensalidade selecionada, ou clicar no botão , onde serão inseridas todas as mensalidades que estão listadas. E, caso queira retirar a mensalidade da tela de geração, basta clicar no botão que a mensalidade sairá da tela.
A partir do momento da inserção, basta clicar no botão "Gerar o arquivo de remessa".
O sistema abre uma tela indicando a impressão do protocolo de geração do arquivo. Nessa tela, ficam disponíveis o número de boletos e o total dos valores gerados nesta remessa.
Caso clique na opção "SIM", o sistema gera um protocolo para realizar a impressão ou salvar os dados.
Após a confirmação, o sistema salva o arquivo no caminho indicado na tela de geração.
Além disso, o arquivo fica gravado na tela da mensalidade, através do caminho: Movimentação > Mensalidades (Ctrl + M) > Composição da cobrança (Ctrl + F8) > Aba "Registro de Remessas", indicando que a mensalidade já teve um arquivo de remessa gerado.
Após este processo o arquivo gerado é enviado ao banco para o registro.
Através do caminho: Movimentação > Remessa > Consulta de Remessas Geradas, é possível ter acesso à tela de remessas geradas.
Através dessa tela é possível filtrar por local de pagamento e/ou data de geração da remessa. Clicando no botão , são listadas todas as gerações realizadas, sendo possível excluir os registros de geração através do botão "Excluir".
Através do caminho: Movimentação > Mensalidades (Ctrl + M) > Composição da Cobrança (Ctrl + F8) > Aba "Registro de Remessa", é possível ter acesso à remessa gerada.
Através da tela de registro da remessa, é possível realizar a exclusão da mesma, através do botão , onde a remessa é excluída da mensalidade.
Direito
Necessário ter o direito: "EXCLUIR MENSALIDADE DA REMESSA".
Atenção