Baixa arquivo de retorno
- Solus (Unlicensed)
- Solus (Unlicensed)
Escrito por: T. R.
Baixa arquivo de retorno
Sumário
» Objetivo
» Funcionalidade
» Operacionalização
» Referências
O que é?
- O objetivo deste manual é orientar a Operadora na leitura do arquivo de baixa.
- Possibilita que a Operadora realize a baixa dos títulos gerados, através do arquivo de retorno enviado pela instituição financeira.
O arquivo de retorno é um arquivo fornecido pela instituição financeira que contém as informações dos títulos gerados e enviados anteriormente pelo arquivo de remessa.
Acesse através do caminho Estrutural > Movimentação > Retornos > Baixas via arquivo de retorno. A tela possibilita realizar o processamento do arquivo de retorno gerado pelo sistema bancário.
O operador do sistema pode selecionar o arquivo disponibilizado pelo banco clicando no ícone destacado abaixo
No término do processamento do arquivo, será demonstrado no campo "número de registros" a quantidade de registros existentes no arquivo e, no campo "processados", a quantidade de registros processados sem erros.
O checkbox "Reprocessamento do arquivo (não gerará registro de duplicidade)" indica que, caso seja necessário, ao reprocessar o arquivo, o mesmo não irá gerar duplicidade.
Ao realizar o processamento do arquivo, antes de realizar a baixa das mensalidades, caso a Operadora trabalhe com envio ao SERASA , será apresentada a tela "limpa SPC/SERASA" permitindo que o operador exporte a relação em CSV/Excel, sendo possível regularizar as mensalidades no sistema de forma automática ou prosseguir sem nenhuma ação.
Baixa normal: o operador poderá prosseguir com a baixa do título normalmente, sem alteração nos registros mostrados.
Limpar data de envio: limpa os campos, com as datas de envio para SPC/SERASA, dos registros mostrados; a baixa ocorrerá normalmente.
Cancelar baixa: será cancelada a baixa sem realizar nenhuma ação; regularizar a mensalidade de forma automática no sistema Solus após a baixa ou abortar o processo.
Após o termino do processamento do arquivo, será apresentada a tela de consulta/relatório de retorno onde teremos os dados do arquivo. Na grid serão demonstradas as seguintes movimentações:
- Entrada Confirmada: indica que o título enviado à instituição financeira foi registrado com sucesso;
- Entrada rejeitada: indica que, ao registrar o título na instituição financeira, houve problemas. Caso existam dúvidas no erro do registro, verificar layout disponibilizado pela Banco;
- Título quitado/baixado/liquidado: indica que o responsável pelo título realizou o pagamento;
- Outras operações: Verificar com suporte da Solus com base no layout disponibilizado pela instituição financeira.
Após realizar o processamento do arquivo de retorno, na tela do: Módulo Estrutural > Movimentação > Mensalidade > Botão direito > Composição da mensalidade > Composição da Cobrança (Ctrl + F8); na aba "Registro de retorno bancário", será apresentada a data do pagamento, o número da ocorrência e a descrição.
Quando existir mais de um Atualização Local de pagamento configurado com a mesma C/C existente no arquivo, será apresentada a tela abaixo para o operador do sistema indicar em qual dos locais de pagamento será realizada a baixa.
Quando existir no arquivo de retorno valor pago menor que o valor do título, para que a tela abaixo seja apresentada, serão necessárias algumas configurações.
Para apresentar a tela “Ocorrência na baixa de arquivo” o operador do sistema deverá configurar no Módulo Estrutural > Configurações > Configurações do sistema > aba mensalidades.
Opção: “Decisão ao baixar retorno quando o valor pago diferir do valor original”
No campo existem as configurações:
- Criticar valores pagos abaixo do cobrado: ao processar a baixa e identificar, o valor menor será apresentado na tela de "ocorrência na baixa de arquivo";
- Não criticar e baixar normalmente; não será apresentada a tela de "Ocorrência na baixa de arquivo" e será realizado a baixa conforme arquivo;
- Não criticar e gerar registro de erro; não será apresentada a tela de "Ocorrência na baixa de arquivo" no final do processamento e será apresentado arquivo de crítica;
- Criticar valores pagos a mais e a menos: não será apresentada a tela de "Ocorrência na baixa de arquivo", porém, quando utilizada esta configuração, o sistema irá realizar crítica se o valor no arquivo for menor ou maior do que o existente no título;
- Criticar valores pagos a menos e programar juros automaticamente: não será apresentada a tela de "Ocorrência na baixa de arquivo", mas irá realizar a critica e será programada cobrança de juros automaticamente.
Campo "Desconsiderar diferença entre valor original e pago menor que": ao realizar o processamento do arquivo, será desconsiderada diferença entre o valor original e pago conforme o configurado neste campo.
- Corrigir automaticamente: indica que será realizada a baixa conforme o valor apresentado no arquivo;
- Gerar programação para o próximo mês: indica que será gerado um acréscimo na mensalidade para o próximo mês;
- Não efetuar a baixa e gerar registro de erro: indica que o título não será baixado e, no final do processamento, será apresentada a tela de consulta/relatório.
No “Processamento do arquivo de retorno” realizado pelo sistema de maneira automática, não há troca de arquivos entre a Operadora e o sistema bancário. Porém, o fluxo realizado no Solus será o mesmo, ou seja, após o registro do documento no sistema bancário, quando responsável pelo título realizar o pagamento, a própria instituição financeira notifica nosso sistema que realiza à baixa do título. A visualização dos títulos quitados e valores recebidos serão visualizados do mesmo modo que o processo manual.
Dica
- Atualmente, a única instituição financeira homologada com o sistema Solus é o Banco do Brasil. Orientamos a abertura de um chamado no setor de Suporte da Solus para homologação do recurso desejado.
- Caso a Operadora tenha dúvidas se o Banco utilizado atualmente permite essa integração, deverá ser realizado o contato prévio com eles para esclarecimento e disponibilização da documentação técnica necessária.
Se a Operadora tiver interesse em realizar a integração com outro Banco, será necessária a abertura de um chamado no setor de Desenvolvimento com o envio da documentação técnica da integração.
Importante
Para a utilização desse serviço, serão necessárias algumas parametrizações específicas por parte da Operadora que diferem da estrutura atual do sistema. Portanto, podem existir custos extras além do desenvolvimento da integração entre sistemas, como a contratação de serviços da Solus (utilização de APIs) e infraestrutura técnica (Servidores, por exemplo), entre outros.
Atenção