Remissões
Escrito por: F.S.
Remissões
Sumário
» Objetivo
» Funcionalidade
» Operacionalização
» Referências
A remissão é um processo que ocorre após o falecimento do titular de uma família no contrato. Esse processo garante que os dependentes do titular falecido, tenham o direito de continuar no plano de saúde por um determinado período, sem a necessidade de pagar pela mensalidade.
Na tela de remissão, é possível selecionar um beneficiário titular de uma família, e escolher dentre os dependentes, quais deles serão remidos pelo processo de remissão. Além disso, é possível informar qual será o período de início e término da remissão para o sistema calcular corretamente quando serão geradas as mensalidades.
Ao acessar o módulo Estrutural > Movimentação > Remissões, é possível ter acesso à tela de remissões:
Alguns contratos possuem cláusulas de remissão temporária em caso de falecimento do titular do contrato. No módulo Estrutural > Cadastros > Cadastro de planos >Aba 1: "Regras Principais" > Campo "Remissão por falecimento" é possível definir se o plano, realiza a remissão por falecimento automaticamente no sistema:
Ao marcar as opções “NÃO” ou “REMISSÃO MANUAL”, o sistema não irá realizar o processo de remissão de forma automática no falecimento do titular. Neste caso, é necessário realizar o processo de remissão manualmente.
Para criar uma nova remissão, é necessário que o operador do sistema acesse o módulo Estrutural > Movimentação > Remissões e clique no botão “Incluir” () na tela que se abre. Assim, o processo se iniciará, solicitando que o operador preencha o nome de um beneficiário:
Ao pesquisar um beneficiário, é necessário selecioná-lo apertando a tecla F5:
Com isso, o sistema altera para a aba “Remissão” e preenche os campos “Contrato”, “Titular”, “Tipo da remissão”, "Início da remissão" e "Natureza" automaticamente:
Após o preenchimento das informações necessárias, clicando no botão “Salvar” () terminará o processo de inclusão da remissão.
Atenção