Manutenção em operadores do sistema

Escrito por: F. S. 
 
 

Manutenção em operadores do sistema



Sumário

» Objetivo

» Funcionalidade

» Parâmetros

» Operacionalização

» Referências


Objetivo

Para utilizar o sistema Solus, seja módulos ou web, o operador do sistema ou beneficiário, precisarão ter um usuário e senha. Sendo assim, é necessário criar, em algumas situações, um novo login e uma senha utilizando o recurso de manutenção de operadores de sistema.

Funcionalidade

Essa tela tem a finalidade de cadastrar os operadores do sistema para permitir o acesso aos módulos do sistema Solus, atribuir permissões ou restringir acessos aos menus, alterar suas senhas e também consultar as informações destes cadastros.  

Parâmetros
 Parâmetros

Siga o caminho:

Módulo Emissão de Guias > Configurações > Parametrizações de sistema > Aba: "Emissão Guia" > Seção: "Autorização" > "Utiliza a assinatura do operador que liberou a guia":

Voltar ao início

Operacionalização
Tela principal

Ao acessar o módulo Estrutural > Configurações > Restrições de acesso > Botão: "Cadastro de Operadores" é possível ter acesso à tela de manutenção em operadores do sistema. A tela apresentada será a seguinte:


 Botões e Filtros

Na parte superior da tela, temos os seguintes botões:

ÍconeNomeDescrição

IncluirInicia o processo de cadastro de um novo registro de operador do sistema.

ExcluirExclui um registro de operador de sistema existente na base.

SalvarSalva quaisquer alterações realizadas no cadastro de um operador de sistema.

DesfazerDesfazer quaisquer alterações realizadas no cadastro de um operador de sistema.

SairFecha a tela de manutenção em operadores do sistema.


Também é possível realizar a pesquisa de todos os operadores cadastrados no sistema, utilizando os filtros de pesquisa:


Ordem da busca: Neste filtro, é possível selecionar as opções "Nome do login" e "Nome do operador".

Situação: Refere-se à situação cadastral do operador do sistema. É possível pesquisar pelos operadores ativos e cancelados.

Caixa "Somente usuários do perfil": Ao marcar essa opção, serão apresentados apenas os operadores do sistema que estão vinculados ao perfil selecionado na tela anterior.


Voltar ao início

Aba "Cadastro"

Esta aba é dividida nas páginas "Cadastro do operador", "E-mail e outras configurações", "Intercâmbio Unimed" e "Histórico de Perfil":


 Página "Cadastro do operador"

Nesta página, temos as seções de "Cadastro" e "Controle de senha e permissão":


Na seção de cadastro, são inseridas informações sobre o operador do sistema. Algumas dessas informações são importadas automaticamente pelo conceito pessoa durante o processo do cadastro. Mais à frente falaremos sobre esse processo.


Na seção "Controle de senha e permissão", temos as seguintes informações:


Caixa "Operador Ativo": Define se o operador deste login está ativo. Essa opção fica marcada por padrão, caso seja desmarcada, o operador não poderá mais realizar o login em nenhum módulo.

Caixa "Administrador": Um operador que tem essa informação marcada é considerado um Administrador do sistema, podendo ter acesso irrestrito a qualquer menu ou módulo.

Caixa "A senha vence": Ao marcar essa opção, será necessário informar a quantidade de dias para que o sistema solicite ao usuário a troca da senha. Após realizar a primeira troca de senha, o campo "Data do próximo vencimento" será atualizado automaticamente, mostrando ao usuário quando ocorrerá a próxima solicitação de troca.

Caixa "Autenticação via AD": Essa opção é marcada para os usuários que utilizam o recurso Active Directory do Windows.

Token Autenticação WebService: Campo que informa o token utilizado para a autenticação do WebService. O token é gerado automaticamente na criação do operador, porém é possível limpar e gerar um novo token.

 Página "E-mail e outras configurações"

Nesta aba, existem as seções "Configurações de e-mail" e "Outras configurações":


Nas configurações de e-mail, é possível cadastrar o e-mail desse operador. Os demais campos dessa seção são utilizados quando o operador é específico para envio de e-mails. Dessa forma, a autenticação com o provedor de e-mail será com as informações aqui contidas, ao invés das configurações gerais.

Na seção "Outras configurações", são colocadas informações complementares ao cadastro dos operadores do sistema, relacionadas à central de atendimento ao cliente.

 Página "Intercâmbio Unimed"

Essa aba é utilizada por operadoras cooperativas de trabalho médico para configurar o token de acesso dos usuários do sistema.

 Página "Assinatura da guia"

Nessa aba, é possível configurar uma assinatura que será utilizada na emissão da guia:


Nessa aba, temos os botões:

ÍconeNomeDescrição

Incluir imagemAo clicar nesse botão, o sistema abrirá uma janela para que o operador selecione o arquivo de imagem que contém a assinatura para ser inserida no campo.

Apagar imagemEsse botão realizará a exclusão da assinatura atual.

Parâmetro de Sistema

Esta aba será exibida quando o parâmetro "Utiliza a assinatura do operador que liberou a guia" estiver configurado como "Sim", conforme explicado na seção "Parâmetros" deste manual.

 Página "Histórico de Perfil"

Essa aba mostra todas as alterações que ocorreram no campo "Perfil", na aba "Cadastro do operador". Por exemplo:

O operador a seguir pertence ao perfil "Teste 1":


Ao mudarmos a informação destacada de "Teste 1" para "Teste 2", esta alteração será exibida na aba "Histórico de Perfil":

 Botões inferiores

Na parte inferior da tela, é possível visualizar os seguintes botões:


BotãoDescrição

Atribuir ou restringir os menus que o operador poderá acessar no módulo. 

Atribuir direitos para realizar determinadas funções pelo sistema.

Visualizar todos os contratos e módulos da web ao qual o operador foi vinculado.

Visualizar todos os acessos que o operador realizou (em qualquer módulo) desde o momento cadastrado.

Mostra um relatório de todos os direitos atribuídos ao operador no menu de "Permissão de direitos".

Restringir um operador de realizar o acesso a um módulo específico.


Em algumas situações, o sistema pode emitir uma mensagem pedindo por algum direito que não está cadastrado. Nesses casos, é necessário realizar o cadastro do direito para ser possível atribuí-lo ao operador do sistema. Por exemplo:


Nesse caso, o sistema pede ao operador que tenha o direito "PODE EXCLUIR REMESSA DE CARTEIRINHAS". Para atribuir o direito, devemos ir ao cadastro do operador do sistema e clicar no botão "Permissão direitos" e pesquisar pelo direito:


Nesse caso, é possível visualizar que o direito do nosso exemplo "PODE EXCLUIR REMESSA DE CARTEIRINHAS", não existe cadastrado, então teremos que cadastrá-lo se quisermos usá-lo. 

Para cadastrar um novo direito é necessário acessar o módulo Estrutural > Configurações > Restrições de acesso > botão "Cadastro de direitos". Com isso, será possível cadastrar um novo direito e após salvar, atribuí-lo ao operador:


Nesse caso, vamos cadastrar o direito "PODE EXCLUIR REMESSA DE CARTEIRINHAS" do nosso exemplo clicando no botão "Incluir" .


Cadastro de direitos

O direito a ser cadastrado precisa obrigatoriamente ter o mesmo nome que está apresentado na mensagem e também precisa estar em letra maiúscula. Caso o nome do direito seja cadastrado com erro, o sistema não conseguirá identificá-lo no cadastro do operador de sistema.


Ao terminar de digitar o nome do direito, apertando a tecla "TAB" do teclado para salvá-lo, é possível pesquisar por ele na tela:


Depois de cadastrar o direito e validar o cadastro, é possível atribuí-lo para o operador do sistema:


Para atribuir o direito ao operador, basta clicar no botão .

Voltar ao início

Cadastro de Operador

Para iniciar o processo de cadastro, é necessário clicar no botão "Incluir" (). Esse processo difere entre as bases de dados que têm o Conceito Pessoa das bases que não possuem. Vamos descrever o processo de cadastro para cada tipo de base.


 Conceito Pessoa

Ao clicar no botão "Incluir", para as bases que são do Conceito Pessoa, será exibida a tela "Selecionar Pessoa..." para que o operador escolha um registro que servirá de base para o cadastro de operadores do sistema, conforme demonstrado abaixo:


Após escolher uma Pessoa, o operador poderá selecionar o registro apertando F5 no teclado. Os campos "Nome do operador", "Nome de login", "Data de nascimento", "CPF" ou "CNPJ", "Tel. residencial" e "Telefone celular" serão preenchidas automaticamente, baseando-se no que está cadastrado na Pessoa:


Nome de Login

O Nome de login é preenchido automaticamente com o CPF ou CNPJ do cadastro de pessoas, podendo ser alterado, caso seja necessário.

 Não-conceito pessoa

Ao clicar em "Incluir", para as bases que não foram convertidas para o Conceito Pessoa, o sistema troca a aba automaticamente para "Cadastro". Assim, o operador poderá realizar o cadastro manual das informações:


Durante o processo de cadastro, os botões "Gravar" e "Cancelar" ficam habilitados na parte superior da tela, para que o operador salve as alterações ou as desfaça, caso algum dado esteja incorreto: 


Campos obrigatórios

Alguns campos do cadastro de operadores do sistema são obrigatórios. São eles:

  1. Nome de login;
  2. Nome do operador;
  3. Perfil;
  4. Senha.

Voltar ao início

Erros conhecidos
  • Algumas das informações são obrigatórias no cadastro dos operadores, como já mencionado anteriormente. Caso alguma delas não seja preenchida, o sistema exibirá uma mensagem em tela dos campos que não têm informação. 
  • Ao marcar a caixa "A senha vence", é obrigatório preencher a caixa "Intervalo para o vencimento". Caso contrário, o sistema dispara uma mensagem para que o operador preencha o campo:


  • Ao preencher uma data no campo "Data da próxima alteração", é obrigatório preencher o campo "Alteração cadastral (em dias) na web". Esses campos, em conjunto, servem para os beneficiários da web, que precisam de login para realizar o acesso na web, manter suas informações cadastrais atualizadas. Se esses campos não forem preenchidos, o sistema mostrará uma mensagem solicitando ao usuário o preenchimento dos campos:


  • O sistema mostrará uma mensagem caso o usuário insira um CPF inválido. Nesses casos, é necessário colocar um CPF que seja válido para o cadastro, ou removê-lo.


  • O Nome de login precisa ser único no sistema. Caso o usuário tente cadastrar um nome de login que já existe, o sistema exibirá uma mensagem de nome repetido. O usuário precisará cadastrar um nome diferente do já existente para corrigir o erro:


Voltar ao início

Atenção

Documentação elaborada com base na versão vigente do sistema.



Revisado por: A. J.,