Em determinados casos onde o boleto do beneficiário for recebido diretamente no caixa da Operadora ou via Web, e ainda consta como ativo no DDA do banco, será necessário informar que este boleto foi recebido localmente ao banco.
Para realizar esse processo o Solus disponibiliza do recurso de instrução de baixa, que ao utilizar este recurso o sistema irá gerar um arquivo que, quando enviado ao banco, comunica que os boletos dentro deste arquivo foram baixados internamente pela Operadora.
Este recurso esta disponível através do caminho Módulo Estrutural > Movimentação > Remessas > geração de arquivo de remessa de cobrança > aba Remessa manual - cobrança avulsa.
Ao acessar a tela “Remessa Manual”, será possível utilizar os filtros para localizar o boleto registrado e baixado internamente. Os filtros principais para localizar são: Banco, Local de pagamento e Layout. É importante que o local de pagamento do boleto não tenha sido alterado, pois o mesmo ao ser enviado para o banco deve ser enviado com as mesmas informações nas quais foram registrados.
Após preencher os filtros escolhidos, clique em “Pesquisar” para localizar os registros, caso existam documentos que estejam com local diferente da geração, o sistema irá emitir um alerta informando que existem mensalidades com local de cobrança diferente do banco informado na atual geração.
Para gerar o arquivo a ser enviado ao banco, deve ser listado os registros. Clique nas setas verdes apontadas para baixo para inserir os documentos que serão inclusos no arquivo, após listar e inserir os registros será necessário clicar na opção “Mensalidades baixadas(Inst. de baixa)” e no ícone de raio para processar.
Ao final do processo o sistema apresenta um alerta informando que a remessa foi gerada e se desejam imprimir o protocolo. Para imprimir basta clicar em “Sim”, o arquivo da remessa gerada é salvo no caminho informado no campo (Caminho + Nome do arquivo).