Medical VM

 

 

Escrito por: S. S.

CONTROLADORIA

 

Objetivo 

O objetivo deste manual é orientar sobre a integração com a plataforma “Medical Virtual Market”, que visa otimizar o processo de cotação de materiais e medicamentos para Operadoras de saúde, conectando-as a uma rede de fornecedores, visando reduzir custos e garantir cotações mais competitivas.


Funcionalidade

  • Enviar automaticamente solicitações de compra para a plataforma “Medical VM” via “APIs”;

  • Receber retorno dos pedidos de compra após o processo de cotação e aprovação de preços;

  • Monitorar a integração em uma tela dedicada, exibindo;

  • Verificar registros integrados;

  • Consultar status do processamento;

  • Receber retornos da plataforma;

  • Possibilita realizar interações manuais em casos específicos.


Configurações/Requisitos

Para utilização é preciso configurar a integração com o sistema “Medical VM”. Para isso, utilize o Módulo ADM > Configurações > Cadastro de integrações e cadastre as informações abaixo:

manual medical vm 3.png
manual medical vm 4.png

 

  1. Login da plataforma do Medical VM disponibilizado pelo terceiro.

  2. Senha da plataforma do Medical VM disponibilizado pelo terceiro.

  • Será necessário um login e senha no sistema Solus para acessar o Medical VM. Esse login o terceiro utilizará para gerar os tokens de permissão para se comunicar com a “API” Medical VM:

 

Módulo ADM

 

Criando o usuário para o Medical:

 

Vincule o login do Medical, recém-criado na “API Medical VM” (Módulo ADM):

 

Depois, precisará de uma solicitação de compra para ser integrada com o sistema Medical VM.

 

Obs. 1: o Medical precisa ser cadastrado na base deles, os produtos que serão integrados, portanto, antes de realizar qualquer integração, deve ser enviado para eles todos os produtos do qual poderá ser integrado futuramente (o produto será reconhecido no sistema Solus pelo seu código).

Obs. 2: o mesmo ocorre com os fornecedores que voltarão da aprovação da cotação no Medical, antes de aprovar qualquer ordem de compra no Medical, o operador deve cadastrar no Solus os fornecedores para o mesmo ser reconhecido (o fornecedor será reconhecido no sistema Solus pelo seu CNPJ).

Obs. 3: também será necessário enviar para o terceiro a lista de todas as formas de pagamentos cadastrada no sistema Solus, que o cliente deseja utilizar no Medical (a forma de pagamento será reconhecida no sistema Solus pela ID/PK). O cadastro de forma de pagamento fica no “Módulo Estoque > Cadastros > Cadastro compras > Condições de pagamento”, como mostra abaixo:

 

A integração foi realizada apenas no Módulo Estoque.


 

Parâmetros

O recurso é ativado pelo parâmetro dentro do “Módulo Estoque”, conforme exemplo da tela abaixo.

(Módulo Estoque > Configurações > Parametrizações do Sistema > aba “Compras e cotações” > opção “Solicitação de compra integrada com sistemas terceiro” > Sistema integrado: “Medical VM”).


Operacionalização

Caminho do recurso: Módulo Estoque > Compras > Solicitação de compra.

Módulo Estoque

Após realizar toda a configuração para a integração estar funcionando, segue abaixo como será o fluxo de integração:

  • Enviar uma solicitação de compra ao Medical VM:

 

  • Acessando a solicitação de compra que desejamos enviar para o Medical. Repare abaixo que existe o novo botão para integração –“Integrar solicitação com sistema terceiro”.

 

  • Caso a solicitação esteja configurada para passar por um fluxo de aprovação, o mesmo deverá ser aprovado primeiramente antes de continuar:

 

Não será descrito aqui como funciona o fluxo de aprovação, visto que é um fluxo já existente no sistema Solus.

 

  • Após isso, o operador responsável pela cotação, deverá clicar em “Marcar ciente” a solicitação:

 

  • Após clicar em “Marcar ciente” e aprovar o fluxo de aprovação, se for o caso, clique no botão “Integrar solicitação com sistema terceiro” de integração que estará liberado:

 

  • Após clicar, receberá a seguinte mensagem:

 

Conforme exibido acima, a solicitação está pendente para envio e será disparada automaticamente pelo sistema Solus em questão de alguns minutos. 

  • Para monitorar as requisições, tanto de ida como volta com sistemas integrados, o operador que possui permissão de utilizar o “Módulo ADM > Configurações > Gerenciamento de integrações”, pode consultá-las pela tela abaixo:

 

  • Efetuamos a consulta da requisição enviada para o fornecedor Medical VM, conforme a legenda mostra, a comunicação foi realizada com sucesso:

 

  • Voltamos para a tela de solicitação de compra (Módulo Estoque), e veja que o status foi alterado:

 

  • Isso significa que a solicitação foi integrada com o sistema terceiro, portanto não será possível alterar mais nada nesta solicitação. Caso acesse o sistema da Medical, poderá visualizar que temos o pedido do produto solicitado para realizar a cotação:

 

  • Ainda no sistema da Medical será possível cancelar a solicitação:

 

A Medical não disponibiliza um serviço para cancelar, para podermos automatizar no Sistema Solus. Portanto, caso o pedido for cancelado no Medical, será necessário cancelar automaticamente no Sistema Solus, pela opção demonstrada abaixo: 

 

  • Após cancelar no sistema Solus, a solicitação estará livre para alterações e pode seguir o fluxo normal da Solus ou ser integrada novamente ao Medical VM:

Na plataforma Medical VM, o operador realizará todo o processo de cotação e a confirmação da compra. Com isso, o sistema terceiro vai se comunicar e enviar automaticamente para a “API” da Solus, uma ordem de compra. Ao recebermos a ordem de compra, geraremos a cotação e o pedido de compra (lembrando que a Medical vai enviar apenas o que foi aprovado).

Para que o Medical possa se comunicar com a “API” da Solus, eles precisam autenticar gerando o primeiro token de acesso. Abaixo, demonstro um exemplo de como o fornecedor deverá realizar para efetuar a comunicação com a Solus: 

Mande uma requisição para gerar o token de acesso:

http://{Url_do_Cliente}:15160/v1/install

 

O resultado será um token utilizado para a próxima autenticação.

Em seguida, enviará outra requisição, agora para gerar o token bearer:

http://{Url_do_Cliente}:15160/v1/login

Utilize o token do passo anterior na autenticação e no body, informe o login e a senha do fornecedor para gerar o token de autenticação:

O resultado será o seu token bearer.

 

Agora, com o token bearer, o fornecedor mandará o XML com a ordem de compra para o seguinte “endpoint”:

http://{Url_do_Cliente}:16290/v1/ordem-de-compra

Com a requisição retornando o código HTTP 201, significa que a ordem foi recebida e processada com sucesso.

Tela de Cotação

Após a Medical nos mandar uma ordem de compra e ela for processada com sucesso, podemos verificar que foi criada a cotação no Módulo Estoque > Compras > Cotação:

 

Repare que a cotação será um status de integração:

 

 

O fornecedor será importado na cotação:

 

E também marcamos os produtos como os fornecedores vencedores:

 

Ainda na tela de cotação, criamos uma opção de filtrar apenas as cotações integradas com o sistema terceiro. Para utilizar o recurso clique na “Caixa de seleção” e logo em seguida no botão “Pesquisar”:

 

Tela de Pedido

Da mesma forma foi gerado um pedido da cotação: (Módulo Estoque > Compras > Pedido com cotação):

 

Repare que foi inserido o status da integração do pedido:

 

Também criamos na busca de pedidos a opção de filtrar todos os pedidos que sejam de uma integração. Para utilizar o recurso, clique na “Caixa de seleção” e logo em seguida no botão “Pesquisar”:

 

Tela de nota fiscal de entrada:

 

Na tela de nota fiscal de entrada, foi criada uma opção de filtrar os pedidos por integração, quando se utiliza a busca por um produto por pedido. Para isso clique em incluir uma nova nota e após isso, escolha a opção abaixo:

 

Foi incluído na tela de localização o “check” para filtrar apenas os pedidos que foram gerados a partir de uma integração. Clique na “Caixa de seleção” e logo em seguida no botão “Pesquisar”:

 

Também foi adicionado à coluna que informa se o pedido foi integrado:

Voltar ao início

Revisão textual: V. F., Oct 24, 2024; V. F., Oct 25, 2024; R. C., Nov 5, 2024