SIB
- Solus (Unlicensed)
- Solus - Publicação
- Angelo Minoru Mikami
Escrito por: E. J.
SIB
Sumário
» Objetivo
» Funcionalidade
» Configurações, Parâmetros/Permissões e Direitos
» Operacionalização
» Links úteis
O que é?
- O Sistema de Informações de Beneficiários (SIB) é o sistema que as operadoras de planos privados de saúde utilizam para enviar, mensalmente, os dados de atualização cadastral de seus beneficiários.
- Gerar e enviar o arquivo referente ao SIB - 'Sistema de informação de beneficiários', para a ANS.
Acesso através do caminho: Configurações > Restrições de acesso.
É necessário que o operador/perfil tenha o direito 'PERMITE EXCLUIR REMESSA GERADA DA ANS' vinculado
Através do caminho: Módulo ANS > Movimentação > SIB > XML > SIB XML 1.1.0.0, é possível ter acesso à tela do SIB.
Nela, poderá visualizar todas as remessas já geradas.
Após ter acesso à tela de remessas, é possível clicar no botão "Incluir" ou atalho "F3" para a inclusão de uma nova remessa.
A partir da inclusão é possível configurar a remessa conforme a necessidade da operadora. Pode-se indicar a forma de análise em um período específico (onde o sistema buscará as movimentações, conforme o período definido), através da opção 'Movimentação do período' e o período no campo 'Data inicial e Data final'. Também é possível indicar 'Base completa' onde o sistema busca pelo período total da operadora.
Através do campo 'Estabelecimento', é possível realizar este processo de acordo com um estabelecimento específico. Com isso, podendo gerar para o mesmo período, estabelecimentos diferentes.
Após indicar a 'Forma de análise', é possível indicar o tipo de movimentação que irá buscar e incluir no arquivo para o envio a ANS.
- Inclusões: indicar os beneficiários que tiveram a inclusão junto ao sistema no período informado ou estão pendentes de outras remessas.
- Alterações: busca os beneficiários que tiveram alteração no período informado ou estão pendentes de outras remessas serão inclusos no arquivo.
- Cancelamentos: filtra os beneficiários que tiveram cancelamento dentro do período informado ou estão pendentes de remessas anteriores serão inclusos no arquivo.
- Mudanças contratuais: é basicamente a troca de produto/plano que o beneficiário teve no período ou que estão pendentes de remessas anteriores.
- Reativações: o sistema identifica os beneficiários que tiveram a reativação dentro do período indicado ou que estão pendentes de remessas anteriores.
- Inexistentes: esta opção é para o caso onde existe o beneficiário na ANS, porém não existe na base da operadora. Ao selecionar essa opção, o sistema envia o cancelamento deste beneficiário.
- Considerar apenas o período informado para inclusões: nesta opção, o sistema verifica as inclusões apenas na data indicada, sem incluir movimentações pendentes de outras remessas.
- Considerar apenas o período informado para alterações: nesta opção, o sistema verifica as alterações apenas na data indicada, sem incluir movimentações pendentes de outras remessas.
- Considerar apenas o período informado para cancelamentos: nesta opção, o sistema verifica apenas os cancelamentos na data indicada, sem incluir movimentações pendentes de outras remessas.
- Gerar alterações no formato SIB-FLEX: é o formato apresentado pela ANS em 2015, onde as retificações podem ser enviadas somente contendo o CCO + campo a ser alterado, sem a necessidade de inclusão de todos os campos do cadastro.
- Gerar arquivo apenas com codificação do beneficiário (SIB-FLEX): é habilitada apenas quando a opção 'Gerar alterações no formato SIB-FLEX' estiver marcada. Nesta opção, apenas o código do beneficiário é enviado à ANS,
Após indicar os dados para a geração dos arquivos, é possível dar continuidade ao processo.
Movimentação de beneficiários (.SBX): por essa opção é possível gerar o arquivo.sbx conforme os dados selecionados para efetuar, porém essa opção é habilitada somente quando gerado o arquivo XML.
Gerar arquivo XML: após inserir os dados da remessa do SIB é necessário gerar o arquivo .XML, para assim gerar o arquivo de importação .SBX.
Arquivo vazio (.SBX): essa opção permite gerar um arquivo vazio para a ANS. Essa funcionalidade tem o intuito de auxiliar a Operadora a não perder a data correta de envio.
Relatório de erro: esse botão ficará habilitado após o sistema realizar a validação do arquivo e constatar que existe algum tipo de erro. Caso encontre, nessa validação será emitido um relatório com os erros encontrados. Através da ANS também é possível verificar o motivo em que ocorreram esses erros pelo relatório de Críticas do SIB.
Remover erros: por essa opção é possível remover os erros encontrados para o envio do arquivo. Porém, o sistema não realiza a correção, apenas retira do arquivo. A correção deve ser realizada manualmente pelo Operadora.
É possível verificar quais beneficiários foram incluídos neste arquivo pela aba "Registros".
Pesquisar: pesquisa os beneficiários encontrados conforme os filtros e dados selecionados;
Exportar: exporta para Excel a relação de beneficiários;
Imprimir: realiza a impressão dos dados referente a remessa.
Após a geração do arquivo através da opção 'Movimentação de beneficiários (.SBX)', a remessa fica com a situação 'Arquivo gerado, aguardando arquivo de retorno (.RBX), onde o sistema fica aguardando a importação do arquivo de retorno liberado pela ANS.
Leitura do arquivo de retorno (.RPX): Após a geração do arquivo.sbx, a opção de retorno ficará disponível para a importação disponibilizado pela ANS.
O arquivo de conferência tem a finalidade de comparar os dados que existem na ANS com os dados que existem na operadora. Quando há algo divergente, por exemplo, um beneficiário cancelado na base da operadora e ativo na ANS. O sistema consegue identificar através do arquivo de conferência para regularizar essa divergência e enviar o cancelamento do beneficiário na próxima remessa gerada.
Importar ArqConf (.CNX): possibilita a importação do arquivo de conferência. O sistema importa os dados que estão na ANS para confronto de dados.
Após a importação, a remessa do arquivo de conferência sempre terá o número '0' e o número e tipo de remessa constarão como 'Arquivo de conferência'. A recomendação é realizar o processo de conferência para cada remessa de alteração criada.
Através do botão "Excluir" (), é possível realizar a exclusão da remessa.
Direito
É necessário que o operador/perfil tenha o direito 'PERMITE EXCLUIR REMESSA GERADA DA ANS' vinculado
Caso não tenha o direito vinculado, o sistema vai emitir a crítica.
Se o processo tiver sido concluído, o sistema não permite a exclusão.