Críticas gerais: Guias
- Solus - Qualidade
- Solus - Publicação
- Solus (Unlicensed)
Escrito por: H.S
Entendendo a crítica:
Esta crítica ocorre, quando por um serviço externo tenta-se enviar uma solicitação de nova autorização, informando uma autorização origem (guia principal), e no envio ao ServerTiss, chega a informação do número da guia principal errada (não existe), acaba sendo gerado uma autorização de guia, negada, mas com a crítica informada.
Para avaliar se a crítica está correta, segue onde ocorrem as parametrizações da mesma:
Neste caso seria checar se o número da guia principal está correto, e caso não informar numa nova tentativa o número correto da guia.
Por padrão o sistema vai receber essa solicitação, não encontrando a guia principal, a mesma será negada.
Entendendo a crítica:
A crítica ocorrerá, quando por um serviço externo, quando uma nova autorização complementar é feita informando uma autorização principal em que a data de validade da guia é inferior à data que esta sendo solicitada a autorização.
Para avaliar se a crítica está correta, segue onde ocorrem as parametrizações da mesma:
Analisar à data de validade da guia principal:
Entendendo a crítica
Esta mensagem ocorre quando o beneficiário está inadimplente. A crítica não menciona inadimplência de forma direta (para não expor o beneficiário) e poderá ocorrer no contrato PF ou PJ. Nesses casos, é importante que cada operadora siga o seu fluxo com relação à situação (negar ou liberar o atendimento).
Para avaliar se a crítica está correta, verifique suas parametrizações.
Checar o parâmetro no módulo Guias > Configurações > Parametrizações do Sistema > Aba Emissão de guia na Web > Sessão Criticas nas guias > Parâmetro Não foi possível emitir esta autorização. Gentileza, entrar em contato com a Operadora.
Opções de configuração:
--Não parametrizado-- : Sem ação. O mesmo que ignorar.
Segue regra padrão do sistema: Seguirá as informações que estiverem configuradas no cadastro do plano e do contrato, que informamos abaixo;
Gerar guia negada : Gera a guia já como negada;
Enviar guia para auditoria: Caso enviada a guia pra auditoria seguirá os processo de auditoria se parametrizados.
Ignorar crítica na liberação: A guia será liberada;
Gerar com status 'Aguardando Autorização' : Aguarda que um auditor autorize a guia.
Segue regra padrão do sistema:
Na tela de mensalidades é demonstrada a quantidade de dias em atraso e a tolerância da inadimplência para o atendimento que é configurado conforme regra da operadora para plano ou contrato.
No plano, módulo Estrutural > Cadastros > Cadastro de plano > Aba 2.Atrasos e cancelamentos / PTU Unimed, campo "Tolerância para inadimplência em dias".
No contrato, módulo Estrutural > Cadastros > outras informações > Aba 1.Outras informações cadastrais, campo "Tolerância para inadimplência (também em dias)".
Essa tela também está disponível para visualização no módulo "Emissão de guias" e "Auditoria":
Entendendo a crítica
Essa crítica aparece quando, na guia, foi realizada uma cobrança diferenciada no módulo Auditoria ou Emissão de guias na aba "Críticas da guia":
Quando ocorre essa crítica, analisa se há uma cobrança diferenciada na guia.
Quando ocorre uma cobrança diferenciada e a coparticipação é paga no ato ou em boleto, essa informação fica no campo: Módulo Emissão de guias> Localiza a guia >Clicar no Conteúdo da Guia > botão direito > Cobrança da guia > Cobrança diferenciada.
Entendendo a crítica
Nesse caso, a guia tem um "Valor diferenciado autorizado na origem", ou seja, é um beneficiário em intercâmbio e a Unimed de origem autorizou um valor diferenciado de cobrança e a coparticipação é paga no ato ou em boleto e fica informado no motivo da cobrança. Nesse caso, siga os passos:
Tela em que foi informado o motivo: Módulo Guias > Conteúdo da Guia > botão direito > Cobrança da guia > Cobrança diferenciada:
Para avaliar se a crítica está correta, segue onde ocorre as parametrizações da guia de um beneficiário em intercâmbio:
Quando ocorre uma cobrança diferenciada e a coparticipação é paga no ato ou em boleto, essa informação fica no campo: Módulo Emissão de guias> Localiza a guia do beneficiário em Intercâmbio >Clicar no Conteúdo da Guia > Botão direito > Cobrança da guia > Cobrança diferenciada:Entendendo a crítica
Essa crítica será demonstrada quando uma guia tem um beneficiário com a data de vigência no contrato preenchida menor do que a data atual ou se a validade da carteirinha for menor do que a data atual.
Para avaliar se a crítica está correta, segue onde ocorre as parametrizações:
Verificar no módulo Estrutural > Cadastros > Contratos:
Verificar no módulo Estrutural > Cadastros > Contratos > Beneficiários > campo validade da carteirinha e validade/vigência do beneficiário:
Entendendo a crítica
A crítica ocorre quando é emitida uma consulta de puericultura mais de uma vez para um beneficiário que compreende entre 0 anos e 19 anos 11 meses e 29 dias de idade, para o procedimento "10106146 - ATENDIMENTO AMBULATORIAL EM PUERICULTURA (COM DIRETRIZ CLINICA DEFINIDA PELA ANS)", pois está definido pela DUT os processos de atendimento em puericultura fixos no sistema.
Neste caso, foi feita a tentativa de geração da guia pela Web e informado o campo como RN preenchido com SIM. Desta forma é gerada a crítica.
Para avaliar se a crítica está correta, segue onde ocorre as parametrizações:
Segue parecer da ANS sopre puericultura.
Cheque o Cadastro do beneficiário se condiz com a idade compatível com o procedimento 10106146 estipulado pela ANS.
Emissão da guia na web
Visualizando a guia emitida