Newsletter 2024/11
Assistencial
Kits e Taxas de acomodação
Web prestador
Confira as novas funcionalidades:
Campo de Taxa para definir acomodação
Ao adicionar um novo kit ou campo, este estará disponível para definir a acomodação específica, garantindo que cada kit seja associado à taxa de acomodação correta, agilizando os serviços oferecidos aos prestadores.
Verificação Automática da Acomodação do Beneficiário
Quando um kit é inserido na guia, o sistema verifica automaticamente a acomodação do beneficiário. Com essa informação, a taxa correspondente à acomodação é inserida automaticamente, assegurando precisão e agilidade no processo.
Benefícios da Melhoria
A gestão aprimorada dos kits e taxas de acomodação proporcionam um atendimento mais eficiente aos beneficiários. O item da guia deve ser o procedimento de Consulta “10101012”.
Quer entender mais sobre esse assunto? Acesse o manual abaixo:
Novo campo: programação de pagamento no demonstrativo de pagamento na Web Prestador
Web prestador
Visando oferecer ainda mais transparência e controle, estamos introduzindo um novo campo no “Demonstrativo de Pagamento na Web Prestador: Programação de Pagamento”.
Nessa atualização, os prestadores poderão visualizar, diretamente no demonstrativo, a previsão dos pagamentos, facilitando o acompanhamento e planejamento financeiro. Este recurso foi desenvolvido para simplificar a gestão e melhorar a experiência dos prestadores.
A nova funcionalidade será disponível automaticamente na área de consulta de pagamentos no Portal Web Prestador, sem necessidade de configuração adicional.
Nova configuração de autenticação para fornecedor Biodoc
Web prestador
Para melhor atender às suas necessidades e demandas, estamos implementando um novo controle nas configurações do fornecedor Biodoc, que permitirá definir a autenticação por Operadora ou Prestador.
A novidade inclui um novo campo denominado "Tipo de Token" com as opções "Por Operadora" ou "Por Prestador".
Por Operadora: a autenticação continuará sendo realizada pelo Token informado nas Configurações, na seção de Cadastro de Biometrias. O campo “Tipo de Token” estará disponível na aba “Biometria Facial”, dentro das configurações do fornecedor Biodoc.
Por Prestador: se essa opção for selecionada, o sistema buscará o token no cadastro do prestador, na aba “Opções do Portal Web”. Um novo campo chamado “Token Biometria Facial” estará disponível especificamente para o fornecedor Biodoc.
Vale destacar que o campo de “Token Biometria Facial” aparecerá apenas quando a configuração do “Tipo de Token” estiver definida como "Por Prestador", garantindo assim uma interface clara e sem confusões para o usuário.
Essa atualização visa otimizar o processo de autenticação, oferecendo maior flexibilidade e segurança para sua operação.
Consulta de beneficiários com verificação da posição financeira
Web prestador
Atendendo às solicitações de nossos clientes, estamos introduzindo uma nova funcionalidade na área de “Consulta de Beneficiários” no Web Prestador. Agora, ao realizar a consulta de um beneficiário, será possível verificar a posição financeira diretamente no retorno da consulta, pelo do novo campo "Elegível?".
Este campo indicará a elegibilidade do beneficiário para receber atendimento, conforme as seguintes regras:
Adimplência: será exibido "Sim", indicando que o beneficiário está regular.
Inadimplência: será exibido "Não - Gentileza entrar em contato com a Operadora" destacado em cor laranja para facilitar a identificação e sinalizar a necessidade de ação.
Essa melhoria visa proporcionar mais agilidade e clareza nas consultas, permitindo aos prestadores que tenham uma tomada de decisão em tempo real.
A nova funcionalidade estará disponível na seção Relatórios → Consulta de Beneficiários do Web Prestador, sem a necessidade de configuração adicional.
Web Prestador - Consulta Beneficiários / Elegibilidade
Atualizações no menu melhorias no processo de envio de documentos
Web prestador
Confira as principais mudanças que implementamos para facilitar a gestão cadastral:
Alterações no Menu
Novo submenu “Dados cadastrais do prestador: agora, você pode acessar as informações cadastrais do prestador de forma mais intuitiva e organizada.
Exclusão da tela de envio e recebimento de arquivos: essa tela foi removida, assim, simplificamos o menu e centralizamos o processo de envio de documentos.
Melhorias na Tela de atualização cadastral
Envio de anexo centralizado: o botão “Envio de anexo” foi removido, e toda a documentação agora deve ser enviada exclusivamente pela a tela “Envio de Documentos”.
Validação automática do alvará: ao atualizar os dados, o sistema perguntará se o envio do alvará é necessário e, caso seja, você será redirecionado automaticamente para a tela de envio.
Novidades na tela de Envio de documentos
Listagem de Registros: agora, você poderá visualizar todas as solicitações de envio de documentos diretamente na tela.
Campos Obrigatórios: no envio de documentos, será necessário preencher os campos de vigência e descrição para garantir maior controle e rastreabilidade.
Notificação por e-mail: após o envio do documento, o sistema notificará automaticamente a Operadora, agilizando o processo de aprovação.
Criação de Crítica e Centralização das validações de indicação clínica / hipótese diagnóstica
Web prestador
As atualizações descritas trazem melhorias e simplificações importantes para o processo de emissão de guias no sistema, especialmente em relação à obrigatoriedade e validação de “Indicação Clínica” e “Hipótese Diagnóstica”.
Seguem as principais mudanças:
1. Criação de Crítica de indicação clínica para Guias de Internação
Localização do Parâmetro
Menu: Módulo Guias > Configurações > Parametrizações do Sistema > Hipótese Diagnóstica / Indicação Clínica > Parâmetro: Obrigatoriedade > Obrigatório em Atendimentos de Internação.
Novo Comportamento
Criação de Crítica: com o parâmetro "Obrigatório em atendimentos de internação" ativado, será criada uma “crítica obrigatória” para guias de internação, onde o preenchimento da “Indicação Clínica” será exigido.
Caso a Indicação Clínica não seja preenchida na emissão de guias de internação, o sistema bloqueará o envio da guia até que o campo seja preenchido corretamente.
2. Remoção de Parâmetros Obsoletos
Tipos de Atendimento Removidos:
Parâmetros de obrigatoriedade da “Indicação Clínica” para alguns tipos de atendimento foram removidos, pois esses tipos não existem mais na nova versão do “TISS 4”.
Isso simplifica a parametrização e adequa o sistema à nova regulamentação TISS.
3. Centralização das Validações
Todas as validações referentes à “Indicação Clínica” e “Hipótese Diagnóstica” foram centralizadas para que, em qualquer tipo de emissão de guia, as mesmas regras e validações sejam aplicadas de forma uniforme.
Apresentação dos Campos:
Apesar da centralização das validações, a apresentação dos campos (como direitos e permissões) continuará de acordo com as telas específicas onde são exibidos, mantendo a usabilidade familiar ao usuário.
4. Aplicação da Nova validação nas diferentes formas de Emissão de Guia
A crítica e validações centralizadas serão aplicadas nas seguintes formas de emissão de guia:
Emissão de Guia via Web Prestador:
No ambiente Web utilizado pelos prestadores, as novas validações obrigatórias serão exigidas no momento de preenchimento e envio da guia de internação.
Emissão de Guia via Módulo Guias:
No “Módulo Guias", as mesmas validações serão aplicadas, garantindo que a “Indicação Clínica” seja obrigatória conforme parametrizado.
Emissão de Guia via Webservice TISS:
A integração via Webservice TISS também passa a incorporar essas validações, exigindo o preenchimento obrigatório da “Indicação Clínica” nos casos de guias de internação.
Solicitação de guia de internação
Segmentação de Biometria Facial por submenu
Web prestador
Localização do Controle
Menu: Configurações > Cadastro de Biometrias > Biometria Prestador > opção “Configuração da Biometria”.
Comportamento de Configuração
Ao selecionar o Tipo de Leitor:
Tipo de Leitor: “FACIAL”.
Ao selecionar o Local de Validação:
Após a escolha do local, será exibida uma nova opção de seleção múltipla para definir onde a biometria será exigida, dentro dos seguintes submenus:
Emissão de guia Web (todas);
Emissão de guia Web – Consulta;
Emissão de guia Web – SP/SADT;
Emissão de guia Web – Solicitação de internação;
Emissão de guia Web – Solicitação OPME;
Emissão de guia Web – Solicitação quimioterapia;
Emissão de guia Web – Solicitação radioterapia;
Emissão de guia Web – Solicitação home care;
Emissão de guia Web – Pedido de exame ambulatorial;
Emissão de guia Web – Pedido de exame de internação;
Emissão de guia Web – Orçamento odontológico.
Funcionamento:
Se um submenu estiver selecionado, a validação biométrica facial será obrigatória naquele processo específico.
Se o submenu “não estiver” selecionado, a biometria facial não será exigida para aquela operação.
Exemplo prático
Se o usuário selecionar as opções de "Emissão de guia Web – Consulta" e "Emissão de guia Web – SP/SADT", a biometria facial será exigida apenas nesses submenus.
Para "Emissão de guia Web – Pedido de exame de internação", a biometria “não” será solicitada se essa opção não for marcada.
Configuração cadastro de biometria facial
integração
Nova Versão para Integração de Autorização de Guias com o Fornecedor "Autorizai"
Nessa versão 3, a integração de autorização de guias com o fornecedor "Autorizai" traz atualizações importantes que visam otimizar o fluxo de envio e análise das autorizações. Confira abaixo as principais mudanças implementadas.
Envio de Anexos
Agora é possível enviar anexos junto à guia para análise do fornecedor. As extensões permitidas para envio são:
PDF, JPG, JPEG.
Essa funcionalidade oferece mais flexibilidade no envio de documentos complementares que podem ser necessários para análise e aprovação.
Novos Campos para Análise
Foram adicionados novos campos à guia, visando fornecer informações mais detalhadas à Inteligência Artificial (IA) durante o processo de envio e análise.
Esses campos adicionais garantem uma avaliação mais precisa e rápida das guias enviadas.
Alteração no Retorno da Auditoria
“A auditoria do fornecedor não é mais síncrona (tempo real)”. Portanto, o retorno da análise não ocorre imediatamente após o envio.
Para lidar com essa mudança, foi criada uma nova transação de consulta automática:
Após 2 minutos do envio dos dados ao fornecedor, uma transação de consulta é realizada para verificar o status da auditoria e seguir com o fluxo de autorização já existente.
Esse processo garante a continuidade do fluxo sem a necessidade de interação manual, enquanto aguarda o retorno da auditoria do fornecedor.
Comercial
Boleto híbrido (Pix) para o banco Caixa
estrutural
Agora, o sistema Solus pode realizar o registro de boletos híbridos para a Caixa Econômica Federal (CEF) por meio da comunicação do Web Service. Esta funcionalidade, além de facilitar o registro dos títulos dos beneficiários, ainda viabiliza o pagamento destes boletos por Pix.
Cadastro de locais de pagamento
Criação de palavra-chave
estrutural
Conforme a Resolução Normativa “Nº 593”, que dispõe sobre a notificação por inadimplência dos planos “Individual/Familiar” ou “Coletivo por Adesão” e entrará em vigor a partir do dia “01/04/2024”, nós desenvolvemos uma palavra-chave nova ao gerar a remessa de correspondência que lista dos beneficiários ativos ("LISTA BENEFICIARIOS ATIVOS - NOME E CPF"), apresentando o nome dos beneficiários e CPF participantes da família/contrato.
Controladoria
Integração com Medical VM
Estoque
Criamos uma integração com a plataforma Medical VM visando simplificar processos, gerenciar cotações de forma eficiente e reduzir custos com esta plataforma inovadora.
Vantagens
Processo de compra integrado: desde a cotação até o pedido final, tudo em uma única plataforma;
Facilidade e gerenciamento eficiente: torne a fase de cotação após a solicitação de compra mais rápida e organizada;
Acesso ao Hub de fornecedores: tenha à disposição uma rede ampla e confiável de fornecedores, garantindo melhores opções de compra;
Redução de custos: aproveite as oportunidades de economia significativa na aquisição de materiais e medicamentos.
Saiba mais em nosso manual:
Contas médicas
Contas
Alteração do processo de glosa em grupo para participações com glosa
A atualização desta rotina tem como objetivo a otimização no fluxo de glosa integral em Contas Médicas quando uma participação já possui uma glosa. Nesse caso, a glosa será automaticamente convertida em uma justificativa complementar, efetivando a nova glosa nas participações. Isso agiliza a análise e minimiza o retrabalho ao gerenciar glosas, tornando o processo mais eficiente e transparente.
FAQ – Digitação de conta médica
Gostou das novidades? Então continue acompanhando nossas Newsletters!