Integração SOLUS X SAP Help
- Solus (Unlicensed)
- Solus - Publicação
- Solus (Unlicensed)
Escrito por: L.S.
Integração SOLUS X SAP
O que é?
- Integração entre Solus x SAP referente aos documentos a pagar, a receber, contabilizações e cadastros.
- A funcionalidade deste recurso (registraintegração) realiza a integração entre o sistema Solus e SAP, integrando registros, como Cadastros de clientes, prestadores, fornecedores e vendedores, aos registro de contas a pagar e a receber, além da contabilização dos documentos.
- Configurações para a utilização da integração:
Para que o funcionamento da integração ocorra sem nenhum problema existe a necessidade da realização das seguintes parametrizações:
- Configurações dos links de comunicação com o Web Service SAP:
Modulo ADM > Configurações > Cadastro de integrações:
Através desta opção, devem ser cadastrados todos os dados para comunicação com os serviços utilizados na integração:
- 1 ALTERAÇÃO DE EMPRESA (ALTERA_EMPRESA):
- 2 ALTERAÇÃO DE PRESTADORES (ALTERA_PRESTADOR):
- 3 ALTERAÇÃO DE SETOR (ALTERA_SETOR):
- 4 ALTERAÇÃO DE USUÁRIOS (ALTERA_USUARIO):
- 5 ALTERAÇÃO DE VENDEDORES (ALTERA_VENDEDOR):
- 6 BAIXA CONTAS A PAGAR (BAIXA_CONTASAPAGAR):
- 7 BAIXA DE MENSALIDADE ANTECIPADA (BAIXA_ANTECIPADA):
- 8 CANCELAMENTO DE NOTA (CANCELA_FATURA)
- 9 COMISSÕES (CONTAS_VENDEDOR):
- 10 CONSULTA FORNECEDORES (CONSULTA_FORNECEDOR)
- 11 EXIBE CLIENTE (EXIBE_CLIENTE)
- 12 INCLUSÃO DE CLIENTE (INCLUSAO_CLIENTE)
- 13 INCLUSÃO DE PRESTADOR (INCLUSAO_PRESTADOR):
- 14 INCLUSÃO DE VENDEDORES (INCLUSAO_VENDEDOR):
- 15 LOTE ZERADO "LOTE TOTAL GLOSADOS" (LOTETOTALMENTE_GLOSADO)
- 16 MENSALIDADE (FATURA_MENSALIDADE)
- 17 PAGAMENTO DE PRESTADORES RPA - (CONTAS_PRESTADOR)
- 18 RECURSO DE GLOSA (RECURSO_GLOSA)
- 19 REEMBOLSO DE BENEFICIÁRIO (CONTAS_REEMBOLSO)
- 20 CARTA DE CREDITO (CARTA_CREDITO)
1.21 ALTERA DEBITO PARA BOLETO (ALTERA_DEBITO)
Todas as integrações citadas acima devem possuir as mesmas CONFIGURAÇÔES API (ABA 2). Estas configurações são utilizadas para recuperar o Token para autenticação e, neste momento, a utilização do token está desabilitada. Mas, caso futuramente venha a ser utilizada, será necessária a indicação destes dados para que a recuperação do token ocorra corretamente:
Domínio Web Service: Nesta opção deve ser parametrizado o endereço onde está hospedado o web service SAP:
- Homologação: https://api-hml.gndi.com.br
- Produção: https://api-prd.gndi.com.br/solus/v1/
Link para obter o TOKEN: Nesta opção deve ser parametrizado o link para obter o TOKEN necessário:
Listaremos as funções permitidas pelo produto (imprimir, consultar, cadastrar);
- Parametrizações e Funcionamento
1.0 De-Para contábil
Parametrização dos códigos das contas contábeis SAP, foi criado um De-Para e disponibilizado pela contabilidade do SAP com os códigos das contas contábeis. Esta parametrização deve ser realizada na tela de cadastro do plano de contas:
Esta opção só fica disponível para operadores que possuírem o direito: PODE CADASTRAR CODIGOS DE INTEGRAÇÕES COM SISTEMA EXTERNOS.
1.1 Código de-para para impostos:
Cadastros de código de impostos: Todo vendedor ou credenciado que tenha retenção de impostos deve possuir, atribuído ao seu cadastro, uma classificação financeira. Será através dela que o sistema Solus identificará os percentuais de retenções a serem realizados com os pagamentos. Como o SAP necessita desta informação da integração, devem ser parametrizados o "Código para categoria de imposto" e "Código de imposto", conforme indicações do pessoal responsável, com o SAP.
Esta parametrização tem que ser feita em todas as classificações financeiras atribuídas aos vendedores e credenciados.
Módulo Financeiro > Cadastros > Classificações > Classificação financeira:
Esta parametrização deve ser adequada conforme o de-para enviado por São Paulo. Ex: Possui um vendedor com a classificação financeira PJ (IR 1,5% / ISS 2%)
Quando buscamos o cadastro desta classificação, podemos observar os campos que devem ser indicados para que ocorra corretamente o envio dos dados perante a integração:
Utilizamos, como parâmetro para este exemplo, a documentação enviada pela equipe do SAP:
1.2 Código de bancos:
Cadastro de código de banco, na integração de vendedores e credenciados, ocorre na indicação de banco quando o pagamento ocorre via depósito ou transferência bancária. Os dados bancários são cadastrados juntamente com o cadastro de vendedor e prestador, onde são indicados os dados da agência, conta e banco. Para os dados do banco, há um de-para para ser enviado via integração e que deve ser adequado aos cadastros dos banco existentes no Solus para que se respeite os códigos do SAP.
Além dos campos citados, existe também o campo de chave breve do banco da empresa que corresponde à identificação do banco junto do SAP. Esta configuração deve ser indicada pela equipe do SAP e realizada pelo setor responsável. Este campo será enviado na integração de inclusão de cliente, vendedores, prestadores, além da integração de mensalidades.
Este De-Para foi enviado pela equipe do SAP e deve ser respeitado para a sua parametrização:
1.3 Cadastro de local de negócio (Estabelecimento) e centro de custo:
Cadastro de local de negócio (Estabelecimento) e centro de custo padrão para o local de negócio; devem ser ajustados os cadastros dos estabelecimentos para seguir a mesma segmentação da GNDI SP, onde, no cadastro, foi criado um campo para indicação do código do local de negócio e centro de custo (Local de negócio corresponde ao campo BUPLA) / (O campo Centro de custo corresponde ao campo Kostl) .
O campo código do estabelecimento corresponde ao de-para do SAP, para a diferenciação do local de negócio(este campo corresponde ao BUKRS).
1.4 Integração do cadastro de Vendedores:
A integração de vendedores ocorre nos seguintes momentos:
- Criação de um novo cadastro e sua parametrização contábil;
- No ato do envio de comissionamento (Contas a pagar), quando o cadastro do vendedor ainda não existir na base do SAP, existe uma rotina anterior ao envio do contas a pagar que consulta se o vendedor em questão já está cadastrado no SAP e, caso não esteja, é enviada, então, uma solicitação de criação do mesmo;
- Na alteração de algum dado do seu cadastro;
Após gravar o cadastro do vendedor, ainda não será acionada a rotina de integração. A mesma só é inicializada após a atribuição de uma conta contábil para o mesmo; Tal processo é necessário visto que o SAP necessita de uma conta contábil para que ocorra a integração com sucesso:
1.5 Integração de cadastro dos Prestadores:
A integração de credenciados ocorre nos seguintes momentos:
- Criação de um novo cadastro e sua parametrização contábil;
- No ato da integração do contas a pagar deste prestador, onde é acionado a consulta ao SAP que checa se este credenciado já esta cadastrado e, caso não , é enviada a solicitação de seu cadastro;
Após o cadastro do credenciado, rotina de integração ainda não será acionada. A mesma só é inicializada após a atribuição de uma conta contábil para o prestador. Tal processo é necessário visto que o SAP necessita de uma conta contábil para que ocorra a integração com sucesso:
Após a indicação da conta contábil, é acionada a integração do registro com o SAP.
1.6 Integração de cadastro de clientes/empresa/contratos:
A integração dos cadastros de clientes, empresa, setor ou contratos ocorre nos seguintes momentos:
- Cliente: Ao alterar o nome, CPF, data de nascimento, endereço de faturamento, dados bancários;
- Empresa: Ao alterar Razão social, CPF, CNPJ, endereço, telefone;
- Contrato: Alteração de endereço ou telefone;
- Setor: Alteração de endereço, telefone, nome e CPF;
O cadastro só é enviado ao integrador caso o mesmo possua mensalidade gerada e contenha nota fiscal.
1.7 Integração de mensalidades:
A integração de mensalidades ocorre somente após o registro da nota na prefeitura. Nesta integração, são enviadas somente mensalidades que possuem nota geradas.
1.8 Integração do cancelamento de mensalidades/nota fiscal:
A integração de cancelamento de nota fiscal ocorre no momento em que é realizado o processo de cancelamento da nota. Ao realizar esta operação, o sistema realiza a busca dos dados dos lançamentos em SAP que são salvos na realização da integração da mensalidade e envia uma solicitação de cancelamento deste registro ao SAP:
1.9 Integração de comissões:
A integração de contas a pagar de comissões é acionada após a inserção do número da nota ao pagamento de vendedor:
1.10 Integração de pagamento de prestadores:
A integração de contas a pagar de RPA é acionada após a inserção do número da nota é vinculado ao pagamento do prestador:
Após a inserção dos dados da nota, a integração é acionada e o registro enviado ao SAP.
O acionamento desta integração também pode ocorrer através da inserção do número da nota com o lote médico, quando o lote já esta fechado:
1.11 Integração de lotes 100% glosados:
Lotes 100% glosados que possuem contabilização também devem ser enviados ao SAP, esta operação ocorre ao efetuar o fechamento do lote com o contas médicas, onde é enviada a contabilização deste lote, mesmo não possuindo documento a pagar:
1.12 Integração de lote de recurso de glosa:
A integração de lotes de recurso de glosa é acionada na inserção do número da nota com o RPA ou ao lote medico. Após a inclusão desta informação, é acionado o envio dos dados para o SAP:
1.13 Observações Importantes:
- Para lotes que possuem glosa, é necessário que ocorra a parametrização da opção TRATAMENTO DE GLOSA = Descontar e destacar debitando as glosas no pagamento, sem isto o registro não será aceito pelo SAP devido à contabilização não constar em seu padrão;
- Deve ser utilizado o evento padrão para que os valores de impostos sejam gerados conforme o SAP necessita: DESCONTO (C/ INC IR) - ATIVO:
- Conforme acordado no inicio do projeto, todo RPA deve possuir somente um lote e somente uma nota fiscal. Sem seguir esse padrão, o registro não é enviado e aceito pelo SAP;
- Só é acionada a integração após a inserção da informação da nota ao pagamento ou lote, mais essa nota deve ser do tipo NFS-E:
1.14 Integração de reembolso de beneficiário:
A integração de reembolso de beneficiário é acionada no ato de geração do documento a pagar e, para que ocorra corretamente, é necessário que os dados para a realização do reembolso estejam indicados (CPF ou CNPJ / Dados bancários):
1.15 Baixa de contas a pagar:
Para esta operação foi criado uma rotina de banco (JOB - JOB_BAIXA_DOC_PAGAR_SAP) que é acionada diariamente à meia-noite e consulta com o SAP todos os documentos que foram integrados e estão em aberto e, caso o mesmo já esteja com a informação de baixa no SAP, realiza a baixa do documento no SOLUS.
Após a conclusão da realização das baixas destes documentos, também é acionada a baixa dos documentos de impostos, esta operação é realiza pela mesma JOB.
1.16 Baixa de mensalidade:
As baixas das mensalidades são realizadas diariamente através do processamento do arquivo de retorno disponibilizado junto do SAP. Estes arquivos são disponibilizado diariamente através de um servidor.
Com este servidor, serão disponibilizados dois arquivos:
- Arquivo de Pagamentos - Este arquivo é relacionado às mensalidades que foram baixadas com o SAP;
- Arquivos de abertos - Neste arquivo são enviadas todas as mensalidade que estão em aberto no SAP;
Sempre deve ser processado, primeiramente, o arquivo de pagamentos e, em seguida, o de aberto. Esta ordem é necessária, pois ocorre o pagamento do documento parcial e, quando ocorre este processo, é enviado o registro de baixa, mas como não foi pago em sua totalidade, a mensalidade também é enviada no arquivo de baixa. Desta forma, o Solus realiza a baixa da mensalidade ao processar o arquivo de pagamento e, em seguida, ao processar o de abertos, é realizado o estorno.
Observações
O processamento destes arquivos são realizados através da opção abaixo indicada:
Após o processamento dos arquivos, é exibido um detalhamento das baixas que deve ser analisado e tratado pela operador. Se observada alguma particularidade na baixa, será necessário a realização manual da baixa:
1.17 Carta de crédito:
A integração da carta de correção da mensalidade é realizada através da tela da Nota fiscal > Botão direito > Carta de correção de mensalidade;
Ao utilizar a opção demonstrada, será aberta uma nova tela para preencher as informações. No exemplo abaixo, iremos incluir um valor de desconto, na coluna "Desconto", e clicar em "Confirmar".
Confirma e finaliza o processo:
Ao finalizar, o sistema irá gerar uma mensalidade com o status cancelada , com o valor do desconto que foi informado e irá gerar outra mensalidade (parcelamento) com o valor total da mensalidade menos o desconto que foi informado.
1.18 Alteração de débito para boleto:
A integração da alteração de débito para boleto é realizada através da tela da mensalidade > Botão direito > Opções de impressão/geração de dados > Produzir boleto totalizando mensalidades vencidas (Ctrl + T):
Nesta tela, para gerar a alteração, é necessário utilizar a opção "Imprimir boleto":
Para visualizar o boleto que foi gerado, é necessário acessar a tela no caminho: Botão direito > opções de impressão/geração de dados > Visualizações de boletos - Renegociações:
Observação: Somente via módulo será possível gerar mais de uma vez o boleto.
1.19 Gerenciamento e controle da integração:
O gerenciamento dos registros integrados e com erro deve ser monitorado através do modulo ADM ou Estrutural. Nestes módulos, existem a opção GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO.
- Modulo ADM > Configurações > Gerenciamento de Integração.
- Modulo Estrutural > Configurações > Gerenciamento de Integração.
Nesta opção, é possível buscar todos os registros que devem ser enviados via integração. Estes registros ficam gravados na tabela HSSIAPIS.
Nesta tela, existem as opções para reprocessar os registros, ignorá-los e marcá-los com prioridade:
Atenção