Autenticação de dois fatores (A2F)

Escrito por: F. S.
 

Autenticação de dois fatores (A2F)




Sumário

» Objetivo

» Funcionalidade

» Configurações, Parâmetros e/ou Permissões de Direitos

» Operacionalização

» Links úteis


Objetivo

Neste manual, explicaremos a funcionalidade de A2F (autenticação de dois fatores), importante para manter a segurança das informações dos beneficiários na Web Beneficiário.

Funcionalidade
  • Ativar / Desativar A2F.
  • Validar e-mail e/ou Telefone no processo de login da Web Beneficiário.

Configurações, Parâmetros e/ou Permissões de direitos
 Configurações/Requisitos

Desabilitar o menu de Autenticação de Dois fatores

Caso a Operadora não queira utilizar o recurso da A2F, será necessário acessar o Módulo ADM > Configurações > Menus da Web buscar pelo menu "Autenticação por dois fatores" e inativá-lo:


Operacionalização

A A2F é um método de segurança que requer duas formas distintas de verificação para garantir a identidade do beneficiário que vai acessar a Web Beneficiário. Normalmente, isso envolve o uso de algo que o beneficiário sabe (como uma senha) e algo que o usuário tem (como um dispositivo móvel, telefone ou e-mail).


Características da A2F

  • O recurso funciona apenas para a Web Beneficiário.
  • A A2F é escolhida pelo beneficiário que é “dono do Login”, ou seja, o titular não pode solicitar A2F pelo dependente.
  • Está disponível para todas as categorias de beneficiários (Titular, Dependente, Agregado, entre outros).
  • É facultativo. Isso significa que o beneficiário pode ativá-la e desativá-la a qualquer momento.
  • Caso o beneficiário perca o controle desses recursos, será necessário entrar em contato com a Operadora para restaurar a senha.


Caso a Operadora não deseje disponibilizar essa parametrização aos seus beneficiários, ela deve desabilitar o menu no cadastro de menus dentro do Módulo ADM.

Usos da Autenticação em Dois fatores

A A2F é utilizada nos seguintes cenários:

  1. O beneficiário tem o cadastro prévio no sistema (com A2F ou não);
  2. O beneficiário não tem um cadastro prévio no sistema;
  3. Realizar alteração da senha de login.

Para os cenários 1 e 2, considera-se que o beneficiário já está devidamente cadastrado na base de dados da Operadora, entretanto, ele pode ou não ter um operador de sistema para logar na Web.


1. O beneficiário já tem o cadastro prévio no sistema (com A2F ou não)

Para o beneficiário que já tem o login, ele terá a opção de ativar ou desativar a autenticação de dois fatores, no menu lateral esquerdo "Autenticação por dois fatores":


Ao clicar, o beneficiário será redirecionado para a tela de ativação da A2F, em que será explicado o que é o recurso. O beneficiário poderá selecionar qual dos e-mails e/ou números de telefone cadastrados deseja definir seu meio de verificação.


Para escolher um método de A2F, pressione o botão "Ativar". Será necessário inserir um código de validação que será enviado ao número ou e-mail selecionado:


O beneficiário pode selecionar apenas um e-mail, um telefone ou ambos (telefone e e-mail). Para cada uma destas modalidades, é obrigatório a seleção de apenas um cadastro. Se o beneficiário tiver 5 e-mails, por exemplo, ele deve escolher apenas 1.


2. O beneficiário não tem um cadastro prévio no sistema

Ao entrar na Web Beneficiário e clicar em "Cadastre-se", será obrigatório o uso da autenticação de dois fatores:


Após inserir o nome de usuário, data de nascimento e escolher uma senha, ao clicar em "Cadastrar senha", o beneficiário receberá uma notificação no celular ou e-mail cadastrados pela Operadora:

Quando o beneficiário confirmar o código, ele poderá logar com a senha recém-criada normalmente.

A senha digitada pelo beneficiário deve atender a todos os critérios de segurança abaixo:

  • No mínimo uma letra maiúscula;
  • No mínimo uma letra minúscula;
  • No mínimo um número;
  • No mínimo um caractere especial;
  • No mínimo 8 caracteres.

3. Realizar alteração da senha de login

Ao acessar o menu "Meu perfil > Alterar Senha" o beneficiário pode alterar a senha do seu login. Caso ele tenha configurado a A2F, no momento que entrar na tela, o sistema exibirá uma mensagem para que o beneficiário selecione uma opção para validar o código:

O Captcha é outro recurso bastante utilizado que oferecemos para proteger a Web Beneficiário. Lembrando que ele precisa estar parametrizado para funcionar corretamente. Para mais detalhes sobre o Captcha, /wiki/spaces/DES/pages/31916308

Ao validar o código, ele poderá alterar sua senha normalmente:

Resetar senha do beneficiário em caso de perda

Caso o beneficiário perca o e-mail ou o número de telefone que está vinculado à A2F, ele não conseguirá acessar a Web Beneficiário normalmente, obrigando-o a entrar em contato com a Operadora para restaurar a senha. Atualmente, o sistema permite resetar as configurações de autenticação de duas maneiras: pelo cadastro de beneficiário no Módulo Estrutural ou mediante um protocolo no Módulo CRM.


  • Módulo Estrutural: em Cadastros > Cadastro de contratos > Beneficiários – F8 > aba "Outras informações A", temos o botão "Gerar senha":


Ao clicar nesse botão, o sistema emitirá uma mensagem para que o operador do sistema confirme se realmente quer continuar com o processo:


Ao clicar em "Sim", o sistema enviará um e-mail para o beneficiário com uma senha gerada aleatoriamente.

  • Módulo CRM: em Movimentação > Central de atendimento > Protocolo > botão "Demais Opções" > opção "Gerar senha web do beneficiário":


Da mesma forma que no Módulo Estrutural, ao clicar nesse botão, o sistema emitirá uma mensagem para que o operador confirme se vai ou não continuar com o processo:


Ao clicar em "Sim", o sistema enviará um e-mail para o beneficiário com uma senha gerada aleatoriamente.

Validando o reset da senha: a Operadora poderá verificar se o processo de reset da senha foi concluído com êxito de duas maneiras: pela Caixa de saída do Módulo Estrutural e/ou se a configuração de A2F foi "limpa" no cadastro de operadores de sistema do beneficiário.

  • Caixa de saída: no Módulo Estrutural > Configurações > Caixa de saída, podemos identificar se o e-mail de reset de senha foi enviado para o beneficiário. O assunto do e-mail sempre será "Senha temporária":


  • Cadastro de operadores do sistema: no Módulo Estrutural > Configurações > Restrições de acesso > botão "Cadastros de operadores" > Cadastro > aba "E-mail e outras configurações":


Quando o campo "Utiliza autenticação em 2 etapas" estiver desmarcado, isso significa que o processo de reset ocorreu com sucesso, uma vez que esta configuração foi apagada do cadastro do operador.

Links úteis

Documentação elaborada com base na versão vigente do sistema.

Voltar ao início


Revisado por: T. R.,