Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 15 Próxima »

Escrito por: K.S.
 



FAQ - Recebimento A550




Objetivo

O que é?

  • O objetivo desse documento é ajudar a solucionar alguns erros na leitura/importação do arquivo A550.
Funcionalidade
  • Vamos demonstrar algumas críticas apresentadas na validação e instruir o que deve ser verificado e onde alterar, se houver necessidade.
Operacionalização
 Não foi possível localizar uma conta para o Beneficiário encontrado!

Ao realizar a leitura do arquivo A550, pode acontecer esta crítica:


  • A crítica aponta que foi localizada a conta, porém o beneficiário encontrado não é o mesmo da conta que foi identificada.
  • Isso ocorre quando é localizado um cadastro de beneficiário ao qual o campo "Código de origem Unimed" está vinculado e outro cadastro com o mesmo código de usuário.
  • O campo "Código de origem Unimed" corresponde ao mesmo "Código do usuário" no sistema , o que entendemos ser o da carteirinha utilizada pelo beneficiário para o atendimento.
  • Identificamos que os cadastros vinculados incorretamente causam divergência de valores na capa do lote de recebimento do A550. Por isso, estamos fazendo esta validação na importação do arquivo.
 Como corrigir?

Verificar o cadastro do beneficiário:

  • Caminho: Módulo Hss > Cadastros > Cadastro de contrato.
  • Consultando o nome do beneficiário, aparece dois cadastros e, verificando o campo "Código de origem Unimed", nota-se que está vinculado ao cadastro incorreto:


  • Realizando a correção dos cadastros, indicando a mesma numeração do código do usuário/carteirinha no campo "Código de origem Unimed", não apresentará mais a crítica. 
  • Não obrigatoriamente precisa ter o campo "Código de origem Unimed" preenchido no cadastro do beneficiário, o que não pode acontecer é do código estar vinculado ao cadastro errado.
  • Na verificação do sistema, primeiro ele irá buscar o cadastro pelo "Código de origem Unimed". Se não localizar nenhum, irá buscar pelo "Código do Usuário".
 Encontrado mais de um beneficiário com mesmo Código de origem (Unimed)!

Ao realizar a leitura do arquivo, pode acontecer de apresentar a seguinte crítica:


  • Isso vai acontecer quando estiver preenchida a mesma codificação dentro do cadastro de mais de um beneficiário no campo "Código de origem Unimed".
 Como corrigir?

Verificar o cadastro do beneficiário: 

  • Caminho: Módulo Hss > Cadastros > Cadastro de contrato.


  • Somente um cadastro do beneficiário pode conter o campo "Código de origem Unimed" preenchido com o mesmo número de sua carteirinha, desta forma deve ser realizada a correção dos cadastros. 
 Não foi possível importar o arquivo pois a fatura que corresponde ao A550 encontra-se em aberto

Ao realizar a importação dos arquivos A550, poderá ocorrer o erro "Não foi possível importar o arquivo pois a fatura que corresponde ao A550 encontra-se em aberto no sistema, dessa forma não é possível identificar a natureza do arquivo A550":

 Como corrigir?

O sistema apresenta esta mensagem quando está recebendo um arquivo referente a uma fatura, uma mensalidade que ainda consta em aberto (não houve pagamento).

Obrigatoriamente, a fatura precisa estar paga para que o arquivo possa ser importado.

 Auditores da glosa no A550 sendo gerados invertidos (médicos com informações de enfermeiros)

Ao realizar uma glosa na conta médica, dependendo do motivo da glosa (se é médica ou de enfermagem), é gerado auditor no campo pertinente do manual PTU.

Caso seja realizada uma glosa por um médico e a justificativa da glosa for de enfermagem, o sistema, ao gerar o A550, irá buscar os dados da enfermeira configurada no sistema automaticamente.

Exemplo: A glosa da imagem ilustrada abaixo foi feita por um auditor médico, porém, a justificativa de glosa selecionada, foi de enfermagem.


Ao gerar o A550, os dados do auditor que efetuou a glosa, irá com os dados do enfermeiro:


Consequentemente, acarreta em glosas realizadas por profissionais não habilitados, podendo se perder no Ajius.

 Como corrigir?

Os auditores das contas devem efetuar as glosas de acordo com as justificativas de glosas padronizadas para seu perfil técnico, ou seja, o médico poderá realizar glosas apenas onde as justificativas de glosas cadastradas sejam do tipo "Médica", e a enfermagem deverá realizar as glosas apenas com as justificativas de glosas do tipo "Enfermagem".

Atenção

Documentação elaborada com base na versão vigente do sistema.


Revisado por: T.M.,  
  • Sem rótulos