Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 8 Próxima »

Objetivo

                Demonstrar o proceso sugerido pela Solus para a conferência contábil de aquisição de bens.

Operacionalização

                Incluir as notas fiscais que contenham bens patrimoniais e incluir estes bens através da própria nota, ou dentro do próprio módulo "Patrimônio". Posteriormente, realizar a conferência, conforme será demonstrado abaixo.

Saldo da “Conta Patrimonial” (aquisição de bens):

                Abordaremos o processo de aquisição de bens, onde será contabilizada a entrada do valor patrimonial na conta patrimonial atrelada a “Classificação patrimonial”. Sendo assim, a contabilização será o débito da conta de obrigação dos fornecedores 218 – “Fornecedores” e o crédito da conta patrimonial 133 – “Patrimônio” (processo de contabilização da provisão da nota fiscal).

                Os saldos de entrada dos bens incluídos no sistema serão acumulados nas contas patrimoniais (133 - Patrimônio). Para a conferência da contabilização do saldo das contas patrimoniais, podemos utilizar o relatório de “Patrimônio Adquirido” utilizando o filtro de data de aquisição até a data que desejamos conferir o saldo.

               

               

                Já o comparativo no contábil, pode ser feito através do “Balancete Analítico”. Tal relatório é extraído com a data utilizada na filtragem acima e com a conta patrimonial atrelada a classificação que iremos analisar, com esses filtros teremos na movimentação de “Débito” o valor da entrada dos bens (na provisão das notas é debitada a Conta Patrimonial e creditada a Conta de Obrigação do Fornecedor):

               

               

                Caso o processo de depreciação utilize contas redutoras podemos ainda conferir o valor total acumulado na “Conta Patrimonial” com base na coluna “Valor do bem” do relatório “Relação das depreciações por período” e posteriormente comparando esse valor com o valor acumulado na “Conta Patrimonial” da Classificação Patrimonial no relatório “Razão Analítico” através do “Saldo Atual”. No relatório contábil, vale frisar a importância do filtro (flag) "Origem do lançamento" marcado como "11 - Inclusão de notas fiscais". Esta flag demonstrará o saldo patrimonial baseado nas entradas de notas fiscais da operadora. Caso existam mais lançamentos a débito na "Conta patrimonial", com flag diferente desta, é possível que o lançamento esteja errado:

               

               

               

               

  • Sem rótulos