Aquisição patrimonial
Escrito por: J. A.
Aquisição patrimonial
Sumário
» Objetivo
» Funcionalidade
» Operacionalização
O objetivo deste documento é demonstrar como é efetuada a conferência contábil de aquisição patrimonial e as formas de aquisição de Patrimônio.
Emitir um fluxo para conferência contábil de aquisição patrimonial pelos relatórios:
- "Patrimônio adquirido";
- "Balancete Analítico";
- "Relação das depreciações por período";
- "Razão Analítico".
Caminho do recurso: Módulo Patrimônio > Relatórios > Patrimônio adquirido.
Saldo da “Conta Patrimonial” (aquisição de bens)
Abordaremos o processo de aquisição de bens, onde será contabilizada a entrada do valor patrimonial na conta patrimonial atrelada à “Classificação patrimonial”. Sendo assim, a contabilização será o débito da conta de obrigação dos fornecedores 218 – “Fornecedores” e o crédito da conta patrimonial 133 – “Patrimônio” (processo de contabilização da provisão da nota fiscal).
Os saldos de entrada dos bens incluídos no sistema serão acumulados nas contas patrimoniais (133 - Patrimônio). Para a conferência da contabilização do saldo das contas patrimoniais, podemos utilizar o relatório de “Patrimônio adquirido” utilizando o filtro de "Período de aquisição", no Módulo Patrimônio > Relatórios > Patrimônio adquirido, para determinar o intervalo para conferência do saldo.
Já o comparativo no contábil, pode ser feito pelo “Balancete Analítico”. Tal relatório é extraído com a mesma data utilizada na filtragem anterior e com a conta patrimonial atrelada à classificação que iremos analisar. Com esses filtros teremos, na movimentação de “Débito”, o valor da entrada dos bens (na provisão das notas é debitada a Conta Patrimonial e creditada a Conta de Obrigação do Fornecedor):
Caso o processo de depreciação utilize contas redutoras, podemos ainda conferir o valor total acumulado na “Conta Patrimonial”, com base na coluna “Valor do bem” do relatório “Relação das depreciações por período” e, posteriormente, comparando este valor com o acumulado na “Conta Patrimonial” da Classificação Patrimonial no relatório “Razão Analítico” através do “Saldo Atual”.
No relatório contábil, vale frisar a importância do filtro (flag) "Origem do lançamento" marcado como "11 - Inclusão de notas fiscais". Esta flag demonstrará o saldo patrimonial baseado nas entradas de notas fiscais da operadora. Caso existam mais lançamentos a débito na "Conta patrimonial" com flag diferente desta, é possível que o lançamento esteja errado:
Exceções (possíveis diferenças nos lançamentos contábeis)
Quando houver diferenças, sugerimos que a busca seja iniciada por lançamentos nas contas patrimoniais (grupo 133), checando flags diferentes de "11 - Inclusão de nota fiscal", "28 - Depreciação patrimonial" e "29 - Transferência de classificação". Lançamentos oriundos de flags distintas das mencionadas provavelmente foram feitos equivocadamente nas contas patrimoniais e, certamente, resultarão em diferenças no momento da conciliação patrimonial.
Por fim, sugerimos ainda que o fluxo de conferência patrimonial ocorra conforme indicado pela Solus ao longo deste documento.
Das formas de aquisição de Patrimônio
Atualmente existem duas formar para dar entrada de um novo Patrimônio:
A primeira é incluindo manualmente via Módulo Patrimônio. Caminho: Patrimônio > Cadastros > Patrimônio;
Nesta tela, selecione a opção "Novo" (), e preencha as informações do Patrimônio;
A segunda é utilizando a entrada de notas pelo Módulo Almoxarifado ou Estoque:
Caminho: Almox ou Estoque > Compras > Entrada de Produto.
Para utilizar esse recurso antes deve ser criado um "Produto Patrimônio".
Caminho: Almox ou Estoque > Cadastros > Produtos.
Clique em "Novo" ()
Preencha as informações sobre o Patrimônio.
Campos Importantes:
- Grupo e Subgrupo: Estes campos não refletem na contabilização do bem, mas é obrigatório a indicação. Para Produtos de Patrimônio estes campos são utilizamos mais para agrupamento de relatórios de entrada de nota.
- Tipo do Produto: Este campo também se faz necessário devido ao sistema não permitir o cadastro do produto Patrimônio sem a indicação deste, como se trata de um bem patrimonial estese encaixará como MATERIAIS DIVERSOS.
- Unidade de medida: Campo obrigatório para o cadastro, porém não reflete na criação do bem patrimonial.
- Aba "Configuração de Movimentação (Opção "Entrada")": Este campo é necessário estar marcado para permitir que o produto Patrimônio seja localizado junto à entrada de nota.
Opções junto a "Produto Patrimônio" (As informações desta aba são importantes, pois ela que define se o produto que está sendo cadastrado será um bem patrimonial):
- "Produto é um Patrimônio": Esta opção deve sempre estar marcada, pois ela que define e indica para o sistema que o produto se trata de um bem patrimonial.
- "Tipo de Patrimônio/cálculo": Nesta opção é obrigatória a indicação, pois ela será utilizada para vincular ao cadastro do Patrimônio no momento da criação dele. Deve ser indicado se o cálculo é de depreciação ou amortização. A principal distinção entre esses dois encargos é que, enquanto a depreciação incide sobre os bens físicos (corpóreos), a amortização relaciona-se com a diminuição de valor dos direitos com prazo limitado (legal ou contratualmente).
- "Classificação": Neste campo, deve ser indicado a classificação patrimonial do bem, é baseado nela que se define os "%" de depreciação, além das configurações das contas contábeis para a contabilização ocorrer corretamente. Esta classificação é cadastrada junto no Módulo Patrimônio > Cadastros > Classificação.
Obs.: Os demais campos desta aba ("Ambiente", "Espécie patrimonial", "Tipo de aquisição", "Critério de rateio") não são obrigatórios o preenchimento, mas caso seja utilizado pela operadora pode ser parametrizado para que o cadastro do Patrimônio que será criado com as informações em questão sejam preenchidas;
Após o cadastro do produto Patrimônio o operador está habilitado a realizar a inclusão da nota.
Caminho: Módulo Almoxarifado ou Estoque > Compras > Entrada de nota.
Clique em "Novo" ().
Preencha as informações da nota.
O produto que foi cadastrado deve ser indicado na nota utilizando a aba "Produtos sem estoque / Patrimônios"
Após o preenchimento das informações da nota e a indicação do produto Patrimônio, salvea nota utilizando o botão "Gravar" ();
Neste momento, o sistema realizará a contabilização de aquisição do bem:
A partir da conclusão da emissão da nota, o sistema criará junto ao Módulo Patrimônio um "Pré-Cadastro". Este pré-cadastro não é considerado um Patrimônio ativo ainda, portanto não gerará depreciação:
Caminho: Patrimônio > Cadastros > Patrimônio.
Após localizar este pré-cadastro, o operador deverá analisar os dados do Patrimônio, indicando a plaqueta e alterando o status para "Vazio". A partir deste momento, o Patrimônio deixará de ser um pré-cadastro e se tornará um bem patrimonial, que por consequência será considerado no momento de geração de depreciação:
Obs.: Como podemos observar, o cadastro do Patrimônio foi criado seguindo a classificação e tipo do Patrimônio/cálculo conforme cadastrado junto ao produto no módulo Almoxarifado/Estoque.