O objetivo deste manual é orientar sobre o cadastro dos produtos como material, medicamento e OPME para utilização nos faturamentos e emissões de guias.
Incluído em:Sistema irá registrar a data de hora que salvou o cadastro do produto na inclusão.
Produto: Nome do produto.
Descrição na prescrição: Indicar nome do produto ou outra descrição que irá apresentar nas prescrições.
Grupo: Indicar o grupo ao qual o produto pertence. O cadastro de grupo fica no "módulo estoque > cadastros > grupo de produtos". Uma vez definido este grupo não é possível alterar, caso esteja incorreto deve inativar o produto e cadastrar um novo.
Nota
Para operadoras que utilizam o controle de estoque e contabilização integrada, o campo Grupo é utilizado para contabilização. A configuração contábil é realizada em Módulo contábil > Parâmetros > Conta contábil por > Estoque
Subgrupo: Ao indicar o grupo, o sistema carregará somente os subgrupos que o grupo esta vinculado no "módulo estoque > cadastros > grupo de produtos".
Portaria de psicotrópico: Campo para indicar o número da portaria referente ao medicamento psicotrópico
DCB: Denominação Comum Brasileira (DCB) é a denominação do fármaco ou princípio farmacologicamente ativo
Nº do registro na Anvisa: Informar o número do registro Anvisa para cadastro de medicamento.
Tipo produto: Indicar se o produto é considerado material hospitalar, medicamento, materiais diversos, materiais especiais ou órtese e prótese.
Classificação:Indicar a classificação para o produto. O cadastro da classificação fica no "módulo Contas > Cadastros > Produtos(materiais, medicamentos, etc..) > Classificações".
Fracionado: Caso o produto seja fornecido fracionado ao cliente, este campo indica o número de fracionamento do produto. O campo deve ser preenchido com um número inteiro.
Laboratório: Indicar o laboratório ao qual pertence o produto.
Apresentação: Indica a apresentação do produto. O cadastro de apresentação é realizado no módulo Estoque > Cadastro > Apresentação
Unidade de medida:Indicar a unidade de medida de utilização do produto. A unidade deve ser cadastrada no módulo Contas > Cadastros > Produtos(materiais, medicamentos, etc..) > Unidades.
Marca: Campo para indicar a marca do produto. A marca pode ser cadastrada no módulo Estoque > Cadastro > Marca
Principio ativo: Campo para indicar a marca do produto. A marca pode ser cadastrada no módulo Estoque > Cadastro > Principio ativo.
Forma de cobrança: Indicar a forma de cobrança, podendo ser real ou dólar.
Tempo de entrega fornecedor: Se o item é fornecido, pode indicar o tempo que leva para o fornecedor entregar o item. Esta informação facilita para setor que realiza cotação e compra dos itens.
Qtde unidades: Pode indicar a quantidade necessária que compra.
Vencimento (Anvisa): Informar a data de vencimento do produto na Anvisa.
Qtde saída cód. barras: Indica um numero padrão para quantidade de saída quando utilizado um leitor de código de barras.
Cód. Ref. do fornecedor:Indica um código de referência para o fornecedor de produto. Pode ser utilizado no filtro de busca de produtos.
Data cancelamento:Deve ser indicado para inativar a utilização do produto ou quando o mesmo não é mais atendido pela tabela de preço. Quando esta informação for indicada, o campo "Ativo" fica desmarcado.
País de fabricação: Pode indicar o país de fabricação do produto.
Dias p/ aut. antibióticos:
Pertence ao CONFAZ?(): Indica se o material ou medicamento pertence as regras de conselho nacional de politica fazendária.
NCM: Pode indicar a nomenclatura comum do mercosul que corresponde ao produto.
Empréstimo: Indica se o produto pode ser utilizado na tela de empréstimo. Módulo Estoque > Movimentação > Empréstimo
Requisição por paciente:Indica se o produto pode ser utilizado para requisição de pacientes. Módulo Estoque > Movimentação > Requisição de materiais e medicamentos por atendimento
Devolução por paciente/guia: Indica se o produto pode ser utilizado na tela de devolução por paciente. Módulo Estoque > Movimentação > Devolução por atendimento
Produto principal?: Indica se ele é um produto da principal utilização no faturamento. Ou seja, se houver ele no faturamento ele será o principal responsável pela utilização de outros que dependem dele.
Uso restrito: Indica se o produto tem restrição para uso.
Kit?: Indica se o produto é utilizado como kit médico.
Imprime kit aberto?: Indica se na impressão, o kit ao qual ele pertence deve ser impresso detalhado.
Permite prescrever decimal?: Indica se pode ser prescrito uma decimal do produto.
Fracionado?: Indica se a utilização do produto é fracionado ou não.
Antibiótico/Antimicrobiano?: Indica se o produto é um antibiótico.
Possui nº de série?: Indica se o produto tem numero de série.
É soro?: Indica se o produto é um soro.
Nutrição?: Indica se o produto é de nutrição.
Permite decimal?: Indica se a quantidade de utilização do produto pode conter casa decimal.
Alto risco?: Indica se o produto é de alto risco.
Único uso prescrição?: Indica se o produto é de uso único. Não gera prescrição.
Produto genérico no estoque?: Indica no estoque, se o produto é genérico.
Tromboembolismo Venoso?: Indica se o produto é utilizado para tratamento de tromboembolismo venoso.
Interação medicamentosa?: Indica se o medicamento pode causar efeitos adversos em utilização com outros medicamentos.
: Produtos que controlam lote e validade devem ter obrigatoriamente as informações de lote e validade, podendo ser apenas na entrada da nota fiscal ou nas movimentações de estoque , conforme configuração.
Nota
Quando a configuração de um produto que controla lote e validade é modificada para NÃO controlar lote e validade, o Solus removerá as informações de lotes e validade do saldo atual, não sendo possível o gerenciamento e rastreabilidade por lote e validade do saldo existente.
Obrigatório autorização prévia?: Indica se precisa obrigar a emissão de uma guia com o produto antes de faturar.
Cobra taxa / comercialização: Indica se pode cobrar taxa administrativa ou taxa de comercialização para o item.
Painel
title
Intercâmbio
Material de EPI?:
Obrigatório autorização prévia?: Indica se precisa obrigar a emissão de uma guia com o produto antes de faturar.
Pode ser cobrado no Intercâmbio?: Indica se o produto pode ser cobrado nas guias e contas de intercâmbio.
Produto para substituir no A500: Pode indicar um produto correspondente para enviar no intercambio. Ou seja, quando o produto 'A' for utilizado em guia ou conta, para o intercâmbio vai enviar o produto 'B' que estiver preenchido neste campo.
É genérico?: Indica se o produto é considerado genérico. Caso seja, em emissão de guias de intercambio, será solicitado do preenchimento do campo "Descrição específica".
Tipo de envio a ANS (TISS 3.0):Deve indicar se o produto é consolidado ou individualizado. O item consolidado indica que ele pertence à um grupo conforme Tabela 64 da ANS.
Unid. prescrição: Unidade do produto utilizado na prescrição
Mensagem na prescrição: Mensagem padrão na prescrição.
Escolha manual de materiais na prescrição?:Permite escolher o material da prescrição. Opção da tela de prescrição do módulo ALA
Observações prescrição: Campo para adicionar observação para prescrição do medicamento.
Nota
As informações da aba Prescrição do cadastro de produtos é utilizado no módulo ALA - Atendimento ao Paciente, para dar saída no estoque dos medicamentos.
Regulação médica: Indica se a regulação deve ocorrer para todos as contas ambulatoriais e internações, somente para ambulatoriais ou somente para internações. Caso não precise da auditoria, deve informar a configuração como "Não".
Responsável pela auditoria: Habilitará esta opção se o parâmetro "Direcionamento da regulação dos serviços" estiver com a opção de que cada serviço deve ser configurado individualmente. Se o item passar por auditoria, deve indicar um responsável pela auditoria.
Nível de auditoria: Indicar o nível de auditoria ao qual o produto deve passar.
Agrupador para auditoria via web: Indica se na auditoria pela web o item deve ser agrupado como "Materiais/Medicamentos", "OPMEs", "Pacotes", "Procedimentos" ou "Taxas/Diárias".
Enviar a guia para auditoria: Indica se ao emitir a guia com o produto, a mesma deve ser sempre enviada para auditoria.
Lista na Web Prestador?: Indica se o produto pode ser apresentado na web para o prestador faturar ou emitir guia.
Liberar na guia seguindo os processos de OPME: Para materiais que pode ser utilizados como OPMEs na conta médica, esta opção deve ser marcada. Se não estiver selecionada e o item for faturado com OPME, não será contabilizado no monitoramento Tiss, causando erro de valores ao validar o arquivo.
Aparece no produto de reembolso WebEmpresa: Indica se o produto pode ficar disponível na web empresa.
Pode ser informado uma descrição técnica do produto, utilizado geralmente para medicamento. Será exibido ao utilizar ele na solicitação da guia ou prescrição médica.