Depois de criarmos o documento, devemos acessar o módulo Estrutural > Cadastros > Modelos de cartas / email > Modelos de cartas vinculadas para abrir a tela de modelos de cartas vinculadas, ao clicar no botão , iniciamos o processo de cadastro e o sistema automaticamente trocará para a aba "Cadastro":
Após o preenchimento das informações na seção "Identificação", precisaremos vincular o documento que criamos anteriormente a este cadastro, para possibilitar a geração das palavras-chave. Através do botão "Localizar arquivo", devemos localizar o arquivo criado previamente:
Aviso |
---|
| Caso o documento esteja aberto ou em edição em outra janela, o sistema acusará erro e não será possível vincular o arquivo. Lembre-se de fechar o editor de texto que o arquivo estiver aberto para não ocorrerem problemas ao realizar o vínculo do documento com o cadastro. |
Após selecionar a carta corretamente, o sistema mostrará um ícone do documento, o tamanho e a extensão do arquivo, como pode ser visualizado a seguir:
O próximo passo será selecionar as palavras-chave que serão utilizadas na carta. Conforme explicado anteriormente na aba "Palavras-chave", devemos apenas pesquisar uma palavra que queremos e clicar no botão .
Caso exista uma palavra-chave específica que esteja procurando, é possível utilizar o botão para encontrá-la. Caso tenha colocado uma palavra errada ou precise apagar a palavra de uma carta já cadastrada, utilize o botão . Dica |
---|
title | Palavras-Chave Editáveis |
---|
| Algumas palavras-chave são editáveis para trazer uma informação específica. No exemplo acima temos a palavra "LISTA ULTIMAS X MENSALIDADES ( SEM COPART E SEM ADITIVO ) DETALHADO POR FAMILIA". Esta informação trará os valores detalhados de mensalidade de toda a família nos últimos meses. Note que no meio da palavra-chave, temos um "X" que deve ser preenchido com um valor numérico. Por exemplo:
Neste caso, substituímos o "X" por "5". Quando o sistema identificar a palavra-chave, ele trará as últimas 5 mensalidades da família, detalhada por beneficiário que a compõe. Existem diversas palavras com este tipo de informação. |
Ao terminar de inserir as palavras-chaves necessárias, clicaremos no botão para gerar o arquivo "BancoDeCartas" na pasta "C:\SOLUS".
Depois de gerarmos o banco de dados, precisamos colocar dentro do documento, as palavras-chave. É necessário abrirmos o documento com o botão , onde o sistema abrirá uma cópia do arquivo original para editarmos o documento:
Perceba que o nome do arquivo já não é mais o mesmo também uma vez que foi feita uma cópia do original (o nome anterior era "Teste modelo de carta vinculada"):
Para adicionar as palavras-chave ao documento, vamos no menu "Referências" e clicamos no ícone "Mala Direta".
Após isso, clicamos no botão "Abrir Fonte de Dados". O editor de texto irá abrir uma tela para selecionarmos um arquivo. Com isso, selecionamos o arquivo "BancoDeCartas" do banco de dados gerado pelo módulo na pasta C:/Solus:
Assim, o botão "Inserir Campo" no editor de texto ficará habilitado e poderemos clicar nele:
Basta clicar na palavra-chave desejada e então clicar em "Inserir". Com isso, a palavra é inserida no documento na posição em que o cursor estava no texto. Na imagem a seguir, temos um exemplo do documento final criado:
Lembre-se de salvar o arquivo e então fechá-lo:
Voltando ao módulo, lembre-se de salvar o cadastro da carta vinculada com o botão , finalizando assim o cadastro da carta vinculada. Agora ela está pronta para ser utilizada. |