Na tela de cadastro de eventos de pagamento, é possível realizar o cadastro dos eventos manualmente pelo operador, com o intuito de acrescentar ou descontar um valor de pagamento. O que diferencia se será acrescentado ou descontado o valor do item é a natureza do evento.
É possível cadastrar os eventos no caminho: Módulo Financeiro > Prestadores de serviço> Cadastro de eventos de pagamentos.
Acesse a tela para realizar os cadastros dos eventos e preencher as colunas com as informações do evento que serão utilizadas para pagamentos de prestadores e em outros processos do sistema.
- Evento: descrever o nome do evento.
- Código: campo livre em que pode determinar um código (Esse código é utilizado para envio dos arquivos do E-Social layout TAF 1200 e TAF 1210).
- Natureza: é possível definir a natureza de acréscimo (crédito), abatimento (débito) ou apenas informação referente ao evento que não será creditado ou debitado nenhum valor no pagamento.
- Incide em IR?: opção "Sim" ou "Não" para definir se nesse evento específico vai ser contabilizado o IR.
- Incide em INSS Patronal?: opção "Sim" ou "Não" para definir se nesse evento específico vai ser contabilizado o INSS Patronal.
- Incide em INSS Trab?: opção "Sim" ou 'Não" para definir se nesse evento específico vai ser contabilizado o INSS.
- Incide em ISS?: opção "Sim" ou "Não" para definir se nesse evento específico vai ser contabilizado o ISS.
- Incide em CSLL?: opção "Sim" ou "Não" para definir se nesse evento específico vai ser contabilizado o CSLL.
- Incide em PIS?: opção "Sim" ou "Não" para definir se nesse evento específico vai ser contabilizado o PIS.
- Incide em Cofins?: opção "Sim" ou "Não" para definir se nesse evento específico vai ser contabilizado o Cofins.
- Provisiona na contabilidade?: opção "Sim" ou "Não" para definir se nesse evento vai provisionar no momento da contabilização.
- Enviar na DMED?: opção "Sim" ou 'Não" para definir se esse evento vai constar no envio da DMED, recurso utilizado em específico quando o evento será utilizado junto a uma mensalidade.
- Data base (CTB): definir pelas opções se vai contabilizar por meio da data base de vencimento, emissão ou último dia do mês da emissão.
- Situação: definir se o evento está ativo ou inativo.
- Classificação: definir a classificação em que o evento vai ter vínculo, se nas mensalidades, produção médica, Pró-labore (prestador) e outros.
- Tipo Evento (Coop.): define se o evento é do tipo "Produção" ou "Administrativo", influenciando na rotina do SEFIP em que juntos só são considerados registros do tipo Produção.
- % Imposto: nesta coluna pode ser indicado o percentual a ser calculado sobre o valor do imposto, porém esse recurso só é utilizado junto à tela de "Geração de repasse de honorários a partir da provisão" (Caminho: Financeiro > Prestadores de Serviços > Integração e honorários... > Geração de repasse de honorários a partir da provisão).
- Utiliza no faturamento de mensalidade?: opção "Sim" ou "Não" se o evento é utilizado no faturamento das mensalidades.
- Utiliza no pagamento de prestadores?: opção "Sim" ou "Não" se o evento é utilizado no pagamento de prestadores.
- Utiliza no pagamento de vendedores?: opção "Sim" ou "Não" se o evento é utilizado no pagamento de vendedores.
- Utiliza no cadastro de Plantão?: opção "Sim" ou "Não" se o evento tem vínculo com o cadastro de plantão.
- Participa da base de cálculo do ISS a recolher? (Uso específico): Se o valor do evento será levado em consideração para cálculo do ISS a recolher junto à nota fiscal da fatura.
- Desconta valor na nota fiscal?: Quando indicado "SIM" nesse campo, o valor do evento não será considerado para computar o valor total da nota fiscal sobre a mensalidade.
- Cancela acres/desc da mens. ao cancelar o beneficiário?: Quando indicado como "SIM", caso existam eventos programados ainda não executados sobre faturas do beneficiário, ao efetuar o cancelamento do cadastro, esses eventos programados serão também cancelados.
- Tipo isenção EFD-Reinf: Caso o evento seja utilizado junto ao pagamento de prestador e esse evento tenha alguma isenção no REINF, deve ser especificado o tipo da isenção, pois será enviada essa informação para o REINF.
- Descrição do rendimento EFD- Reinf: Nesse campo, pode ser descrito o rendimento do evento em questão; essa informação será enviada junto ao REINF.
- Envia grau de exposição para o E-Social: Quando marcada essa opção como "SIM", junto aos arquivos do E-Social layout TAF 1200 e TAF 1210 será enviada a tag de grau de exposição.
Botões
| Incluir |
| Excluir |
| Gravar |
| Cancelar |
| Exportar para Excel |
| Sair |
Com o botão direito da tela, verificamos os logs de alterações e também a possibilidade de incluir ou excluir eventos.
Filtros
: nesse filtro é possível definir os eventos ativos, desativados e todos.
: nesse outro filtro é possível emitir uma listagem escolhendo o tipo de classificação do evento.