Por meio de um fluxo sugerido pela Solus o manual tem a finalidade de demonstrar como é efetuada a conferência contábil de aquisição patrimonial.
Operacionalização
Saldo da “Conta Patrimonial” (aquisição de bens):
Abordaremos o processo de aquisição de bens, onde será contabilizada a entrada do valor patrimonial na conta patrimonial atrelada a “Classificação patrimonial”. Sendo assim, a contabilização será o débito da conta de obrigação dos fornecedores 218 – “Fornecedores” e o crédito da conta patrimonial 133 – “Patrimônio” (processo de contabilização da provisão da nota fiscal).
Os saldos de entrada dos bens incluídos no sistema serão acumulados nas contas patrimoniais (133 - Patrimônio). Para a conferência da contabilização do saldo das contas patrimoniais, podemos utilizar o relatório de “Patrimônio Adquirido” utilizando o filtro de data de aquisição até a data que desejamos conferir o saldo.
Já o comparativo no contábil, pode ser feito através do “Balancete Analítico”. Tal relatório é extraído com a data utilizada na filtragem acima e com a conta patrimonial atrelada a classificação que iremos analisar, com esses filtros teremos na movimentação de “Débito” o valor da entrada dos bens (na provisão das notas é debitada a Conta Patrimonial e creditada a Conta de Obrigação do Fornecedor):
Caso o processo de depreciação utilize contas redutoras podemos ainda conferir o valor total acumulado na “Conta Patrimonial” com base na coluna “Valor do bem” do relatório “Relação das depreciações por período” e posteriormente comparando esse valor com o valor acumulado na “Conta Patrimonial” da Classificação Patrimonial no relatório “Razão Analítico” através do “Saldo Atual”. No relatório contábil, vale frisar a importância do filtro (flag) "Origem do lançamento" marcado como "11 - Inclusão de notas fiscais". Esta flag demonstrará o saldo patrimonial baseado nas entradas de notas fiscais da operadora. Caso existam mais lançamentos a débito na "Conta patrimonial", com flag diferente desta, é possível que o lançamento esteja errado:
Exceções (possíveis diferenças nos lançamentos contábeis):
Quando houver diferenças, sugerimos que busca seja iniciada, por lançamentos nas contas patrimoniais (grupo 133) com flags diferentes de '11 - Inclusão de nota fiscal", "28 - Depreciação patrimonial" e "29 - Transferência de classificação". Lançamentos oriundos de flags distintas das mencionadas provavelmente foram feitos equivocadamente nas contas patrimoniais e certamente trarão diferenças no momento da conciliação patrimonial.
Por fim, sugerimos ainda que o fluxo de conferência patrimonial ocorra conforme indicado pela Solus ao longo do documento.