Escrito por: C.A.
💻 Operacionalização
Conceito do DFC - Demostrativo de fluxo de Caixa, para DIOPS
O fluxo de caixa refletirá as transações de caixas oriundas das atividades operacionais, das atividades de investimentos e das atividades de financiamento.
As atividades operacionais são as atividades que a Operadora desempenha para iniciar e manter sua operação, como recebimento de contraprestações, pagamento da rede de prestadores de serviço, pagamento de fornecedores, pagamento de funcionários, etc.
As atividades de investimentos são as atividades relacionadas aos ativos permanentes do balanço patrimonial. Compreendem as transações com os ativos financeiros, as aquisições e vendas de participações em outras entidades, etc.
As atividades de financiamento incluem a captação de recursos dos cotistas ou acionistas, captação de empréstimo e outros recursos, sua amortização ou recuperação, etc.
O Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) do DIOPS é composto pelos campos:
Código: código DIOPS para o DFC.
Descrição: descrição do código aglutinador.
Valor: valor aglutinado.
Configuração do Demostrativo de fluxo de Caixa, para DIOPS
Nesta tela, existe um campo de código interno para que a Operadora possa organizar o DFC. Certifique-se de que a Operação esteja conforme o pedido feito pela ANS para o código correspondente.
Certifique-se de que o código DIOPS esteja preenchido corretamente conforme o que está no DFC do DIOPS.
Colunas da grid:
Código interno: O Código interno é a identificação do registro. A operadora pode adotar o padrão que achar melhor.
Código DIOPS: O código do DIOPS é o código fornecido para pela ANS para identificar a composição. Caso utilize para preencher o quadro de fluxo de caixa do DIOPS XML, é necessário seguir o padrão.
Descrição: Coluna para escrever a descrição da composição.
Operação: Indica se a composição é uma operação de crédito ou débito.
(+) Outros Recebimentos Operacionais