Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 7 Próxima »

Escrito por: E. J.
 

Atribuição de Reajuste Retroativo



Sumário

» Objetivo

» Funcionalidade

» Operacionalização

» Referências


Objetivo

O que é?

  • Objetivo deste manual é orientar a Operadora referente a programação de cobrança de reajuste retroativo, conforme determina Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Funcionalidade
  • O reajuste retroativo serve para que as operadoras cobrem o reajuste lançado de forma atrasada pela Agência Nacional de Saúde Suplementa (ANS).

Operacionalização
 Preenchimento dos dados do Reajuste Retroativo

Para visualizar a tela de programação de reajuste retroativo, o operador deverá acessar o módulo Estrutural > Processamento > Programação de cobrança de Reajustes Retroativos.

Esta é a tela para realizar a programação do reajuste retroativo. O operador tem a sua disposição diversos filtros que poderão ser utilizados conforme sua necessidade, porém existem alguns que são necessários e impactam diretamente no processo do reajuste retroativo e nos valores a serem cobrados, conforme indicado através dos números em tela.


Indica o mês da tabela de preço do contrato que foi reajustada. É possível localizar o mês de aniversário através do cadastro de contrato pelo Módulo estrutural > Cadastros > Cadastro de contrato,  opção "Tabela de preço".

Informa o período em que não houve o reajuste. Por exemplo, se nos meses de maio e junho de 2020 não foram aplicados o reajuste indicado, através deste filtro será possível indicá-los (01/05/2020 a 30/06/2022) para que o sistema calcule o reajuste deste intervalo. 

Será atribuído o percentual de reajuste que a tabela de preço sofreu neste período e o sistema fará o cálculo de valor.

Nesta opção, é possível definir quais beneficiários vão ter o reajuste retroativo, cobrados de acordo com a data de inclusão dos mesmos no contrato. Ao informar uma data, o sistema irá selecionar apenas os beneficiários que foram inclusos antes desta data para a aplicação do reajuste retroativo;

Indica o motivo da cobrança deste reajuste retroativo. Este texto ficará disponível para o beneficiário na impressão do boleto. Caso não seja definido, o sistema indica um texto padrão.

/ Determina em qual mês começará a cobrança do valor de reajuste retroativo e, também, em quantas parcelas será dividido. O valor será atribuído automaticamente e de acordo com estas circunstâncias.

 Processamento do Reajuste Retroativo

Após indicar os dados necessários para realizar o processamento, o operador deverá clicar na opção "Processar" (ícone raio), conforme destacado na imagem abaixo.

Após o processamento, a tela de verificação mostra os dados referentes aos beneficiários e também seus valores. Pode-se também exportar a informação para o Excel e imprimir os dados referentes ao reajuste retroativo. Após a conferência, é necessário clicar na opção "Gravar reajuste", para que a aplicação seja realizada, ou na opção 'CANCELAR OPERAÇÃO' para que o Sistema cancele o processo. Ao indicar o cancelamento, o sistema não cancelará o reajuste gerado anteriormente.

 Verificação do processamento e Valores

Ao final do processamento, é possível verificar os reajustes de forma integral através do caminho: Módulo estrutural > Movimentação > Mensalidades.

É possível também ter acesso à tela com os dados do reajuste retroativo clicando na opção "Acréscimos e Descontos".

Na tela de "Acréscimos e Descontos", na aba "Reajustes Retroativos", ficam disponíveis os valores referentes aos beneficiários, as informações de vencimento, período de cobertura, motivo, natureza, vencimento da cobrança e o número da parcela.

Também é simples identificar, através da mensalidade, se há valores de reajuste retroativo, através do caminho: Módulo estrutural > Movimentação > Mensalidades > Demonstração de valores (F8), aba "Reajuste Retroativo".

Uma outra opção de verificação, é através da "Composição da cobrança", pelo caminho: Módulo estrutural > Movimentação > Mensalidades > Composição da cobrança (Ctrl + F8), aba "Reajuste Retroativo".

Também através da "Composição da Cobrança", temos uma opção para verificar os valores do reajuste retroativo. Através do duplo-clique na relação de mensalidades, é possível ter acesso à tela de valores referentes ao beneficiário que realizou a indicação.

Através dessa tela é possível identificar o valor da mensalidade e o valor referente ao reajuste retroativo.

Atenção

Documentação elaborada com base na versão vigente do sistema.


Editado por: E. J., 09/04/2021












  • Sem rótulos