Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 8 Próxima »

Escrito por: J. A.; G. G.
 

Conferência Contábil - Registro Auxiliar de Comissões Emitida



Objetivo

O que é?

  • Por meio de um fluxo sugerido pela Solus, demonstrar como é efetuada a conferência do relatório "Registro auxiliar de comissões emitidas". 
Funcionalidade
  • Fluxo sugerido pela Solus para conferir relatório "Registro auxiliar de comissões emitidas" onde são conferidas as comissões dos títulos (mensalidades) emitidos durante o período de apuração (vale lembrar que as comissões serão distribuídas conforme as regras de comissionamento da operadora).
Operacionalização

Para realizar a conferência das comissões emitidas é necessário, primeiramente, saber que a contabilização dela baseia-se nas configurações contábeis realizadas no módulo "Contabilidade" através do menu Parâmetros > Conta Contábil por >  Plano de saúde/Cooperativas > Vendedores (onde é configurada a conta contábil de obrigação do vendedor); e no caminho Parâmetros > Conta Contábil por > Plano de saúde/Cooperativas > Mensalidades (nos campos "Despesas comerciais de pessoal próprio(Despesa)" e "Despesas comerciais com terceiros (Despesas)").

A conferência do "Registro Auxiliar de Comissões emitidas" é realizada batendo o saldo do relatório em questão com os relatórios contábeis "Balancete Analítico" ou "Razão analítico".

Para extração do relatório de comissões emitidas é necessário realizarmos os filtros dos campos:

  • "Competência" com o período que devemos conferir;
  • "Forma de análise" sinalizada como "Data de emissão de pagamento", pois as contabilizações costumam ser realizadas ao emitir a obrigação (título de comissão).

Neste cenário é contabilizada a conta de obrigação do vendedor contra a conta de despesa por depreciação. Ou seja, o sistema debitará a conta de provisão do vendedor e creditará a conta contábil de despesa. Vejamos a seguir a extração do relatório de comissões emitidas:

A seguir, devemos extrair os relatório contábeis para a conferência do valor extraído no relatório de contratos emitidos.

Iniciaremos então com o relatório "Razão analítico". Nele utilizaremos os filtros de:

  • "Período" (informando o mês da conferência);
  • "Conta Inicial" e "Conta final" com a conta contábil de despesa de comissionamento;
  • "Origem do lançamento" sinalizado com "37 : Registro Auxiliar".

Para a extração do "Balancete analítico", devem ser realizados os filtros:

  • "Referência" com o período a ser apurado.
  • "Conta Inicial" e "Conta final" com a conta contábil de despesa de comissão.

Pode-se utilizar ainda o filtro "Conta Auxiliar" como "Vendedor"  para visualização dos lançamentos de maneira analítica (caso não seja utilizado sairá um resumo das movimentações do mês):

Por fim, é importante ressaltar que eventuais lançamentos efetuados na conta de despesa de comissão com vendedores com "Origem do lançamento" ("Razão analítico") diferente de "37: Registro Auxilizar" ou com "Conta Auxiliar" ("Balancete analítico") diferente de "Vendedor" certamente estão incorretos.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que, caso existam contas contábeis de despesas distintas para as naturezas de contratação do plano, o ideal é que seja utilizado o filtro "Natureza jurídica" para a extração do relatório de "Registro Auxiliar de evento conhecido".

Atenção

Documentação elaborada com base na versão vigente do sistema.



Editado por: J. A.; G. G.
  • Sem rótulos