- Criado por Solus, última alteração por Solus em ago. 15, 2023
Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.
Comparar com o atual Ver Histórico da Página
« Anterior Versão 38 Próxima »
Escrito por: R.G.
FAQ – Geração A700
O objetivo deste documento é ajudar a solucionar alguns erros na validação após a geração do arquivo A700.
- Instruir o que deve ser verificado e onde alterar, se houver necessidade.
Entendendo a crítica
Nos envios de arquivos no formato .txt, quando o campo "NR_CNPJ_CPF" (Posição 395 a 406 do manual PTU vigente) estiver preenchido com 000 (zeros) ou com 999, o arquivo será validado com erros.
Exemplo de arquivo gerado:
Exemplo de validação do arquivo com erros:
No exemplo acima, o sistema de validação da Unimed do Brasil não conseguiu identificar um CPF para o prestador executante do procedimento. Como é obrigatória a informação, acarretou erros de validação.
O erro em questão ocorrerá nos casos em que deverão ser informados os dados de uma PF como executante do procedimento. Nesse momento, o sistema fará 5 tipos de validação para informar o executante PF no procedimento, seguindo a hierarquia:
1. Busca na conta médica, na participação do procedimento que foi pago e verifica se existe uma PF informada:
2. Localiza, pela opção botão direito do mouse, no procedimento da conta médica, se em "Profissional executante do procedimento PJ A500" existe uma Pessoa Física (PF) informada:
3. Verifica se no campo "Detalhamento XML" da conta existe uma participação informada como física:
4. Checa, no cadastro do prestador (dono do lote – aba 4), se existe o cadastro de um responsável técnico:
5. Verifica, no cadastro do prestador (aba 9), se existe configurado um prestador fixo para os atendimentos no campo "Prestador a ser exportado no A500 no procedimento da conta":
Caso o sistema faça essa validação e não encontre uma PF ou até mesmo a encontre, mas não há CPF em seu cadastro, o arquivo é gerado com os campos incorretos.
No cadastro do prestador, na aba 4 – Documentação, "Registros", configure em todos os cadastros de prestadores, o responsável técnico com as informações de número de conselho, número e UF. Valide o cadastro da pessoa para que nele contenha as informações de CPF. Com isso, nunca será enviado o campo vazio ou de uma pessoa jurídica (PJ).
Entendendo a crítica:
Na validação dos arquivos A700, na plataforma da Unimed do Brasil, pode ocorrer do campo SG_CONS_PROF_PREST (posição 281 a 292 do manual PTU vigente) estar vazio, acarretando em erros.
Exemplo de arquivo gerado:
Ao validar o arquivo na plataforma da Unimed do Brasil, por não encontrar a informação no campo, ocorre o erro:
O problema acontece porque não existe a informação da sigla do conselho no cadastro do prestador executante do procedimento, aba 4, em "Registros". Caso seja PJ, não existe a sigla do conselho preenchida no responsável técnico.
- Exemplo de quando uma participação do procedimento é de uma PF e no cadastro do prestador (aba 4), está faltando a informação de sigla do conselho:
- Exemplo de quando uma participação do procedimento é de PJ e a informação de sigla não está nos dados do responsável técnico:
No cadastro do prestador executante do procedimento, na aba 4 – Documentação, "Registros", caso o prestador executante seja PF, preencha a informação no campo "Reg. no cons. da categoria (CRM, CRF,CRO...)". Caso o executante do procedimento seja uma pessoa jurídica, configure o cadastro de prestador, na parte do responsável técnico, com as informações da sigla de conselho. Com isso, nunca será enviado o campo vazio.
Entendendo a crítica
Ao realizar a validação do arquivo, caso o campo NM_PROF_PREST (Posição 705 a 764 do manual PTU vigente) esteja vazio ou com dados de uma PJ onde, por regra, deveria ser de uma PF, ocorrerá erros de validação.
Exemplo de arquivo gerado:
No arquivo acima, trata-se de uma cobrança de consulta em pronto-socorro, na qual, na conta médica, não havia os dados da PF executante do procedimento. Ao validar o arquivo na plataforma da Unimed do Brasil, acarreta o erro de validação:
Existem duas formas de ajustar para que o problema não ocorra mais:
- Colocando, no campo participação, dentro do procedimento da conta médica, a PF que executou o procedimento;
- Se não veio a informação do executante do prestador de serviços, enviaremos os dados do responsável técnico, desde que o cadastro do prestador esteja atualizado com as informações de CPF, registro, etc.
Entendendo a crítica
Ao validar o arquivo em questão, se o campo CD_CNES_CONT_EXEC (posição 406 a 412 do manual PTU vigente) estiver vazio, também ocorrerá erros em sua validação.
Exemplo de arquivo gerado:
Ao validar o arquivo na plataforma da Unimed do Brasil:
O problema ocorre porque, no cadastro do prestador executante do procedimento, não foi informado o numero do CNES devidamente, que é um campo obrigatório.
No cadastro do prestador, ao clicar na informação da identificação (campo ao lado do código do prestador), será habilitada a edição do cadastro da pessoa. Deve ser preenchido o campo "Número CNES" com o CNES do respectivo prestador. Feito isso, o sistema fará a atualização do campo. Logo após, basta gerar o arquivo novamente e a informação será exportada no arquivo.
Entendendo a crítica
Ao ser validado o arquivo A700, caso o campo VL_SERV_PAG (Posição 109 a 122 do manual PTU vigente) apresente valores, acarretará em erros.
Exemplo de arquivo gerado:
O arquivo em questão foi gerado com valores na posição 109 a 122, onde, conforme o manual PTU vigente, trata-se do campo "VL_SERV_PAG" referente à cobrança dos honorários do procedimento.
Ao validar o arquivo na plataforma da Unimed do Brasil:
- Caso esteja cobrando os mesmos valores que foram pagos ao prestador de serviços, precisa ser corrigida, na tabela de preços, a informação que está preenchida em forma de honorários, passando a ser preenchida apenas a coluna do custo operacional do procedimento.
- Caso esteja cobrando valores de uma tabela que seja diferente dos valores pagos ao prestador de serviços, essa tabela também deverá estar configurada com apenas valores na coluna custo operacional do procedimento.
- Caso a tabela de preço não tenha valor para CO, pode indicar uma tabela de preço padrão que tenha CO para enviar no arquivo A700. Dessa forma, no arquivo será preenchido o campo 'VL_CO_PAG' o valor de R$ 0,01 centavo e não mudará o valor total pago. No módulo contas, acesse o menu configurações > aba 3.Configurações "C" > Tabela de procedimentos para envio do arquivo A700 (Para fins de validação do arquivo):
- Feita a correção, recalcule a conta e gere novamente o arquivo. O valor deverá ser apresentado nas posições 123 a 136 do arquivo que, conforme manual PTU, representa o campo "VL_CO_PAG" que se refere ao custo operacional do procedimento.
Entendendo a crítica
No momento da validação do arquivo em questão, dependendo das participações informadas no executante na conta médica, poderá ocorrer erros em sua validação. O campo informado para participação, conforme o manual PTU, é TP_PARTICIP (posição 83 do manual PTU vigente).
Exemplo de arquivo gerado:
No exemplo, foi enviado um procedimento de SADT com participação "L" (Clínico). Ao validar o arquivo na plataforma da Unimed do Brasil:
De acordo com o manual PTU vigente, é possível utilizar as participações abaixo, porém, de acordo com cada tipo:
No exemplo de nossa validação, como se tratava de procedimentos de SADT, a participação prevista poderia ser 0 (zero) ou X. A correção seria ajustar o processo na conta médica, alterando a participação do procedimento, deixando o campo vazio:
Realizada a correção, basta gerar novamente o arquivo e validar.
Atenção
Documentação elaborada com base na versão vigente do sistema.
Revisado por: T. M.,
- Sem rótulos