Entendendo a crítica:
Nos envios de arquivos no formato TXT, quando a o campo "NR_CNPJ_CPF" (Posição 395 a 406 do manual PTU vigente) estiver preenchido com 000 (zeros) ou com 999, o arquivo será validado com erros.
Exemplo de arquivo gerado
Exemplo de validação do arquivo com erros:
No exemplo acima, o sistema de validação da Unimed do Brasil não conseguiu identificar um CPF para o prestador executante do procedimento, onde é obrigatório a informação e acarretou em erros de validação.
O erro em questão irá ocorrer nos casos em que deverá ser informado os dados de uma pessoa física como executante do procedimento. Neste momento, o sistema faz 5 tipos de validação para informar o executante Pessoa física no procedimento, seguindo a hierarquia:
- Busca na conta médica, a participação do procedimento que foi pago, se existe uma pessoa física informada:
2. Localiza na opção botão direito do mouse no procedimento da conta médica "Profissional executante do procedimento PJ A500" se existe uma pessoa física informada:
3. Localiza no campo "detalhamento XML" da conta se existe uma participação informada como física:
4. Localiza no cadastro do prestador (dono do lote) (aba 4), se existe o cadastro de um responsável técnico:
5. Localiza no cadastro do prestador (aba 9), se existe configurado um prestador fixo para os atendimentos no campo "Prestador a ser exportado no A500 no procedimento da conta"
Caso o sistema faça essa validação e não encontre uma pessoa física, ou até mesmo encontre a pessoa física mais não contenha CPF em seu cadastro, o arquivo é gerado com os campos incorretos.
Como configurar o sistema para não gerar o erro
No cadastro do prestador, na aba 4 - Documentação, "Registro", configure para todos os cadastros de prestadores, o responsável técnico com as informações de numero de conselho, numero e UF. Valide o cadastro da pessoa, para que nele contenha as informações de CPF. Com isso, nunca será enviado o campo vazio ou de uma pessoa jurídica.