Depois da importação, para consultar as contas importadas e também realizar toda a rotina de impugnação e recurso: Caminho: Ans > Movimentação > Ressarcimento SUS > Contas de ressarcimento ao SUS botão pesquisar
No canto superior direito da tela existem várias opções de filtros para localizar a conta de ressarcimento. Consulta realizada, selecione a conta que deseja visualizar, tecle F2 ou clique com o mouse na aba informações da conta.
Na tela contas para ressarcimento é onde foi importado os dados do ABI referente a identificação do beneficiário e os dados do atendimento realizado pelo SUS. No campo “Status da AIH” deve ser selecionada a opção de acordo com a situação do processo de ressarcimento da conta perante a ANS. No rodapé da tela, estão as abas com os dados do ABI e onde será feito o processo de impugnação (1ª. e 2ª. instâncias), processo judicial, bem como as informações referentes ao resultado das decisões da primeira e segunda instância, dados do boleto (GRU) de cobrança emitido pela ANS, análise documental e rastreabilidade.
Na tela de identificação, através do ícone (3 pontinhos) é acessada a tela de localização do beneficiário, onde é possível consultar detalhes do cadastro, bem como alterar o beneficiário do atendimento.
Também é possível consultar os detalhes do cadastro do beneficiário através do botão “Detalhes do Beneficiário”
Na tela do atendimento, é mostrado os dados do local do prestador onde o beneficiário foi atendido, bem como os procedimentos da tabela TUNEP, utilizados na aba Informações do atendimento. Os campos “Percentual na importação”, “Custo total do atendimento” e “Custo total a pagar do atendimento”, referem-se ao provisionamento contábil da conta do ressarcimento.
Na aba “Dados da ABI”, são mostrados os dados importados do arquivo com exceção do campo “Recebimento” que mostra a data (conforme ofício da ANS) informada pelo operador no submenu “Cadastro de ABI’s”.
Na aba “Pareceres” deve-se registrar o status do parecer, data de publicação e o parecer, separadamente para primeira e segunda instância.
Na aba “Observações” o operador pode incluir as observações que se fizerem necessárias. A rotina para a inclusão de observações, funciona da mesma forma que ocorre em outros módulos (guias, contas, estrutural, etc).
Na aba “Dados de impugnação”, é onde devem ser inseridos os dados para a solicitação de impugnação do atendimento em 1ª. instância com as informações exigidas nos anexos III e IV da IN 54. As informações desta tela serão as mesmas nas abas 2ª. Instância e Judicial, com exceção do campo “Número do processo judicial”, que está somente na aba Judicial.
Na aba “Dados do GRU - boleto” deverão ser inseridas as informações do boleto de cobrança (GRU) emitido pela ANS.
Na aba “Análise documental” são inseridos os documentos que fazem parte do processo da conta e que foram analisados pelo operador. Os documentos podem ser inseridos um a um, através da coluna “Documento” (A), ou serem inseridos todos de uma única vez, por meio da opção “Inserir todos os documentos” (B), que é acessada através do botão direito do mouse.
Na aba “Rastreabilidade” é indicado o lote, a conta médica e se houve glosa na conta do ressarcimento.
|