Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Escrito por: -
Painel
borderColorgrey
borderStylesolid
Image Modified  

Conferência Contábil -



Aquisição Patrimonial



Painel
borderColorgrey
titleColorWhite
borderWidth1px
titleBGColor#AB0047
titleObjetivo

O que é?

  • O manual tem a finalidade de demonstrar como é efetuada a conferência contábil de aquisição patrimonial.
Painel
borderColorgrey
titleColorWhite
borderWidth1 px
titleBGColor#AB0047
titleFuncionalidade
  • Sugere um fluxo para conferência contábil de aquisição patrimonial através dos relatórios "Patrimônio adquirido", "Balancete Analítico", “Relação das depreciações por período”  e "Razão Analítico",
Painel
borderColorgrey
titleColorWhite
borderWidth1px
titleBGColor#AB0047
titleOperacionalização

 Saldo da “Conta Patrimonial” (aquisição de bens):

Abordaremos o processo de aquisição de bens, onde será contabilizada a entrada do valor patrimonial na conta patrimonial atrelada à “Classificação patrimonial”. Sendo assim, a contabilização será o débito da conta de obrigação dos fornecedores 218 – “Fornecedores” e o crédito da conta patrimonial 133 – “Patrimônio” (processo de contabilização da provisão da nota fiscal).

Os saldos de entrada dos bens incluídos no sistema serão acumulados nas contas patrimoniais (133 - Patrimônio). Para a conferência da contabilização do saldo das contas patrimoniais, podemos utilizar o relatório de “Patrimônio adquirido” utilizando o filtro de "Período de aquisição" para determinar o intervalo para conferência do saldo.

Já o comparativo no contábil, pode ser feito através do “Balancete Analítico”. Tal relatório é extraído com a mesma data utilizada na filtragem anterior e com a conta patrimonial atrelada à classificação que iremos analisar. Com esses filtros teremos, na movimentação de “Débito”, o valor da entrada dos bens (na provisão das notas é debitada a Conta Patrimonial e creditada a Conta de Obrigação do Fornecedor):


Caso o processo de depreciação utilize contas redutoras, podemos ainda conferir o valor total acumulado na “Conta Patrimonial”, com base na coluna “Valor do bem” do relatório “Relação das depreciações por período” e, posteriormente, comparando este valor com o acumulado na “Conta Patrimonial” da Classificação Patrimonial no relatório “Razão Analítico” através do “Saldo Atual”.

No relatório contábil, vale frisar a importância do filtro (flag) "Origem do lançamento" marcado como "11 - Inclusão de notas fiscais". Esta flag demonstrará o saldo patrimonial baseado nas entradas de notas fiscais da operadora. Caso existam mais lançamentos a débito na "Conta patrimonial" com flag diferente desta, é possível que o lançamento esteja errado:

Exceções (possíveis diferenças nos lançamentos contábeis):

Quando houver diferenças, sugerimos que a busca seja iniciada por lançamentos nas contas patrimoniais (grupo 133), checando flags diferentes de '11 - Inclusão de nota fiscal", "28 - Depreciação patrimonial" e "29 - Transferência de classificação". Lançamentos oriundos de flags distintas das mencionadas provavelmente foram feitos equivocadamente nas contas patrimoniais e, certamente, resultarão em diferenças no momento da conciliação patrimonial.

Por fim, sugerimos ainda que o fluxo de conferência patrimonial ocorra conforme indicado pela Solus ao longo deste documento.

Aviso
titleAtenção

Documentação elaborada com base na versão vigente do sistema.

Retornar


Editado por: -