Para não ser preciso preencher os dados dos balancetes manualmente, é necessário ter a contabilidade integrada. A integração da contabilidade é configurada através do módulo Financeiro > Configurações > Configuração; na aba “Configurações de integração”, através do campo “Utiliza a contabilidade integrada?”.
O arquivo é gerado no módulo ANS > Movimentação > DIOPS > DIOPS XML (a partir de 2016).
1. Dados referentes ao trimestre a ser gerado; 2. Importar Balancete; Para quem trabalha com a contabilidade integrada, marcando esta opção, o sistema trará preenchidos os valores das abas: - Balancete ativo - Balancete passivo - Balancete receita - Balancete despesa Para quem não trabalha com a contabilidade integrada, existe a possibilidade de importar os dados através de planilha csv, conforme instruções abaixo:
3. Com os itens marcados, serão replicados para o DIOPS que está gerando os dados dos itens marcados do DIOPS anterior, para que não seja necessário preenchê-los manualmente a cada geração do arquivo. Quando houver alguma alteração nestes dados, deverá ser realizada no arquivo que se está gerando. Na aba “Dados cadastrais”, os quadros “Enquadramentoda empresa”, “Telefones” e “Municípios de atuação” devem ser configurados manualmente com os dados pertinentes da Operadora.
- Preenchimento das abas financeiras
Com exceção das abas de "Balancete ativo", "Balancete passivo", "Balancete receita" e "Balancete despesa", que são preenchidas automaticamente ou através de dados importados através de planilha csv, as demais abas necessitam ser preenchidas manualmente. - Rotina para atualizar saldo
A opção “Atualizar Saldo”, nas abas dos balancetes, zera as informações e traz os valores recalculados. Deve-se ter cuidado ao utilizar esta funcionalidade, pois quando editar algum dado manualmente e diretamente na tela do balancete no DIOPS, ao utilizar o recurso de “Atualizar Saldo”, a informação editada diretamente na tela será apagada e não será trazida com os novos valores recalculados.
- Conferência dos novos quadros DIOPS 2016
Os relatórios para conferência dos dados das abas “Provisão de Eventos/Sinistros a Liq.” e “Contraprestação Receber” do DIOPS, são obtidos com base nos relatórios de registros auxiliares: - Provisão de Eventos/Sinistros a Liq:
1. Relatórios de eventos pagos avisados (Pré-Pagamento): Virá todos os pagamentos assistenciais (Pagamentos de Prestadores e Reembolso de Usuários), buscando somente a valorização de beneficiários cuja a modalidade de seu plano seja Pré Pagamento. Deve somente comparar os valores pagos voltados aos eventos de contas médicas e reembolsos, onde a soma do valor total deve fechar com o relatório do DIOPS. Caminho: ANS > Relatórios > Registros Auxiliares > Registro de Eventos Pagos.
2. Relatório de novos avisos referente a evento (Pré-Pagamento): Virá todas as contas/lotes de contas médicas fechadas das quais geraram contabilização, buscando apenas a valorização dos beneficiários cuja a modalidade de seu plano seja Pré-Pagamento. Caminho: ANS > Relatórios > Registros Auxiliares - Registro de Eventos Conhecidos.
Neste relatório, deve-se somar o valor dos Eventos Conhecidos mais os valores dos eventos Glosados para se comparar ao DIOPS.
3. Relatório de eventos por glosa (Pré-Pagamento) Trará todas as contas/lotes que estão fechadas das quais possuem glosa e geraram contabilização, buscando apenas a valorização de beneficiários cuja a modalidade de seu plano seja Pré-Pagamento. Caminho: ANS > Relatórios > Registros Auxiliares > Registro de Eventos Conhecidos.
Neste relatório deve ser tomado somente o valor total de eventos glosados.
4. Relatório de outras recuperações de eventos ocorridos (Pré-Pagamento) Neste relatório deve vir os valores de co-participação recebidos, buscando apenas valores de beneficiários cuja a modalidade de seu plano sejaPré-Pagamento. Comparar apenas o valor cobrado. Caminho: ANS > Relatórios > Registros Auxiliares > Registro de Eventos Ressarcidos ou Recuperados.
- Contraprestação a receber
As informações deste quadro ainda não são obrigatórias para a ANS no ano de 2016. Neste quadro, mesmo ainda não sendo exigido pela ANS, é necessário ser inserido as competências que compõem o trimestre para ficar preenchido com valores zerados, para que o arquivo XML seja validado, pois se este quadro estiver vazio o arquivo XML será rejeitado.
Nesta nova opção, através do botão direito do mouse, será possível acessar os relatórios: - “Vencidas (Pré Pagamento”);
- “Contraprestação recebidas (Pré Pagamento);
- “Novas contribuições de contraprestações a receber (Pré Pagamento).
Estes só estarão disponíveis para quem estiver trabalhando com a parametrização de “Controle de contratos emitidos” (Estrutural > Configurações > Configurações do sistema na aba 17. Mensalidades e campo Controle de contratos emitidos) com uma das opções de controle por pro rata dia das INs 36, 46, 314 ou 390
- Vencidas (Pré-Pagamento):
Relatório dos valores de mensalidades em aberto: (1) data base, deve ser o último dia do mês selecionado; (2) modalidade do plano Pré-Pagamento; no filtro (3) natureza jurídica da contratação deve ser selecionada a opção todas as naturezas e no quadro de dados a imprimir deve estar selecionado o item (4) mensalidades. Caminho: ANS > Movimentação -> DIOPS -> Diops Quadro 15A / Pasta "Idade de saldos" - PRÓ-RATA DIA.
- Contraprestações recebidas (Pré-Pagamento):
Relatório dos valores recebidos de faturas com data crédito (1) dentro da competência selecionada do DIOPS, buscando apenas valores de beneficiários com a modalidade de plano Pré-Pagamento (3) e considerando todas as naturezas jurídicas de contratação (2). Caminho: ANS > Relatórios > Registros Auxiliares > Registros de contra-prestações recebidas e restituídas.
- Novas constituições de contraprestações a receber (Pré-Pagamento):
Relatório dos valores emitidos de faturas, das quais o período de cobertura esteja dentro da competência selecionada no DIOPS (1), buscando apenas valores de beneficiários com a modalidade de plano Pré-Pagamento (3) e considerando todas as naturezas jurídicas de contratação (2). Caminho: ANS > Relatórios -> Registros Auxiliares -> Registro de contratos emitidos.
- GERAÇÃO E ENVIO DO ARQUIVO XML
A geração e transmissão do arquivo XML é feita através da aba“Dados cadastrais”.
1. Gerar arquivo XML cadastral. O arquivo cadastral só deve ser enviado se houve alguma alteração nos dados cadastrais referentes ao último DIOPS enviado. O XML cadastral enviará os dados constantes nas abas: “Dados cadastrais”, “Administradores”, “Representantes”, “Acionistas”, “Controladas” e “Dependências”.
2. Gerar arquivo XML financeiro. O XML financeiro enviará os dados de todas as outras abas que não fazem parte dos dados cadastrais.
3. Transmitir XML O sistema transmite o arquivo através do módulo diretamente para a ANS. 4. Visualizar XMLs Na rotina de geração do XML, o sistema armazena os dados diretamente no banco de dados, não gerando um arquivo físico. Para visualizar o arquivo antes da transmissão, depois de gerado o XML, o operador clica na opção "Visualizar XMLs" onde também é possível salvar o arquivo físico. No momento de transmitir o arquivo, o sistema pega as informações do banco de dados, gera um arquivo XML na pasta "Tmp" (que ele cria no diretório C:\Solus\Tmp) em após a transmissão para a ANS, este arquivo é apagado da pasta. Esta rotina é necessária para evitar que seja enviado à ANS algum arquivo diferente do oficial. |