Listar funções permitidas pelo produto (imprimir, consultar, cadastrar); - Parametrizações e Funcionamento
1.0 De-Para contábil Parametrização dos códigos das contas contábeis SAP, foi criado um De-Para e disponibilizado pela contabilidade do SAP com os códigos das contas contábeis, esta parametrização deve ser realizada junto a tela de cadastro do plano de contas:
Obs.: Esta opção só fica disponível para operadores que possuírem o direito: PODE CADASTRAR CODIGOS DE INTEGRAÇÕES COM SISTEMA EXTERNOS.
1.1 Código de-para para impostos: Cadastros de código de impostos: Todo vendedor ou credenciado que tenha retenção de impostos deve possuir, atribuído ao seu cadastro, uma classificação financeira. Será através dela que o sistema Solus identificará os percentuais de retenções a serem realizados junto aos seus pagamento. Como o SAP necessita desta informação junto à integração, devem ser parametrizados o "Código para categoria de imposto" e "Código de imposto", conforme indicações do pessoal responsável junto ao SAP. Esta parametrização tem que ser feita em todas as classificações financeiras atribuídas aos vendedores e credenciados. Módulo Financeiro > Cadastros > Classificações > Classificação financeira:
Obs.: Esta opção só ficará disponível para os operadores que possuem o direito: PODE CADASTRAR CODIGOS DE INTEGRAÇÕES COM SISTEMA EXTERNOS. Esta parametrização deve ser adequada conforme o de-para enviado por São Paulo. Ex: Possui um vendedor com a classificação financeira PJ (IR 1,5% / ISS 2%)
Quando buscamos o cadastro desta classificação, podemos observar os campos que devem ser indicados para que ocorra o envio dos dados corretamente perante a integração:
Utilizamos, como parâmetro para este exemplo, a documentação enviada pela equipe do SAP:
1.2 Código de bancos: Cadastro de código de banco, na integração de vendedores e credenciados, ocorre na indicação de banco quando o pagamento ocorre via depósito ou transferência bancária. Os dados bancários são cadastrados juntos ao cadastro de vendedor e prestador, onde são indicados os dados da agência, conta e banco, para os dados do banco há um de-para para ser enviado via integração, onde deve ser adequado aos cadastros dos banco existentes no Solus para que respeite os códigos do SAP. Além dos campos citados, existe também o campo de chave breve do banco da empresa que corresponde à identificação do banco junto ao SAP. Esta configuração deve ser indicada pela equipe do SAP e configurada pelo setor responsável. Este campo será enviado na integração de inclusão de cliente, vendedores, prestadores, além da integração de mensalidades.
Obs.: Esta opção só fica disponível para operadores que possuírem o direito: PODE CADASTRAR CODIGOS DE INTEGRAÇÕES COM SISTEMA EXTERNOS. Este De-Para foi enviado pela equipe do SAP e deve ser respeitado para a sua parametrização:
1.3 Cadastro de local de negócio (Estabelecimento) e centro de custo: Cadastro de local de negócio (Estabelecimento) e centro de custo padrão para o local de negócio; devem ser ajustados os cadastros dos estabelecimento para seguir a mesma segmentação da GNDI SP, onde, no cadastro dos estabelecimento, foi criado um campo para indicação do código do local de negócio e centro de custo (Local de negócio corresponde ao campo BUPLA) / (O campo Centro de custo corresponde ao campo Kostl) . O campo código do estabelecimento corresponde ao de-para do SAP, para a diferenciação do local de negócio(este campo corresponde ao BUKRS).
Obs.: Esta opção só fica disponível para operadores que possuírem a direito: PODE CADASTRAR CODIGOS DE INTEGRAÇÕES COM SISTEMA EXTERNOS.
1.4 Integração do cadastro de Vendedores: A integração de vendedores ocorre nos seguintes momentos: - Criação de um novo cadastro e sua parametrização contábil;
- No ato do envio de comissionamento (Contas a pagar), quando o cadastro do vendedor ainda não existir junto a base do SAP, existe uma rotina anterior ao envio do contas a pagar, consultando se o vendedor em questão já está cadastrado junto ao SAP e, caso o mesmo não esteja, é enviada, então, uma solicitação de criação do mesmo;
- Na alteração de algum dado do seu cadastro;
Após gravar o cadastro do vendedor, ainda não foi acionada a rotina de integração. A mesma só é inicializada após a atribuição de uma conta contábil para o vendedor; existe essa necessidade devido ao SAP necessitar de uma conta contábil para que ocorra a integração com sucesso:
1.5 Integração de cadastro dos Prestadores: A integração de credenciados ocorre nos seguintes momentos: - Criação de um novo cadastro e sua parametrização contábil;
- No ato da integração do contas a pagar deste prestador, onde é acionado a consulta junto ao SAP, checa se este credenciado já esta cadastrado junto ao mesmo e, caso não esteja, é enviada a solicitação do cadastro do credenciado;
Após gravar o cadastro do credenciado, ainda não foi acionada a rotina de integração. A mesma só é inicializada após a atribuição de uma conta contábil para o prestador, existe essa necessidade devido ao SAP necessitar de uma conta contábil para que ocorra a integração com sucesso:
Após a indicação da conta contábil é acionada a integração do registro junto ao SAP.
1.6 Integração de cadastro de clientes/empresa/contratos: A integração dos cadastros de clientes, empresa, setor ou contratos ocorre nos seguintes momentos: - Cliente: Ao alterar o nome, CPF, data de nascimento, endereço de faturamento, dados bancários;
- Empresa: Ao alterar Razão social, CPF, CNPJ, endereço, telefone;
- Contrato: Alteração de endereço ou telefone;
- Setor: Alteração de endereço, telefone, nome e CPF;
O cadastro só é enviado para o integrador caso o mesmo possua mensalidade gerada e contendo nota fiscal. 1.7 Integração de mensalidades: A integração de mensalidades ocorre somente após o registro da nota junto à prefeitura. Nesta integração, são enviadas somente mensalidades que possuam nota geradas.
1.8 Integração do cancelamento de mensalidades/nota fiscal: A integração de cancelamento de nota fiscal ocorre no momento em que é realizado o processo de cancelamento da nota. Ao realizar esta operação, o sistema realiza a busca dos dados dos lançamentos do SAP que são salvos na realização da integração da mensalidade e envia uma solicitação do cancelamento deste registro junto ao SAP:
1.9 Integração de comissões: A integração de contas a pagar de comissões é acionada após a inserção do número da nota junto ao pagamento de vendedor:
1.10 Integração de pagamento de prestadores: A integração de contas a pagar de RPA é acionada após a inserção do número da nota junto ao pagamento do prestador:
Após a inserção dos dados da nota, a integração é aciona e o registro é enviado para o SAP. O acionamento desta integração também pode ser acionada através da inserção do número da nota junto ao lote médico, quando o lote já esta fechado:
1.11 Integração de lotes 100% glosados: Lotes 100% glosados que possuem contabilização também devem ser enviados ao SAP, esta operação é realizada ao efetuar o fechamento do lote junto ao contas médicas, onde é enviada a contabilização deste lote, mesmo não possuindo documento a pagar:
1.12 Integração de lote de recurso de glosa: A integração de lotes de recurso de glosa é acionada na inserção do número da nota junto ao RPA ou ao lote medico, após a inclusão desta informação é acionado o envio dos dados para o SAP:
1.13 Observações Importantes: - Para lotes que possuem glosa, é necessário que ocorra a parametrização da opção TRATAMENTO DE GLOSA = Descontar e destacar debitando as glosas no pagamento, sem esta opção o registro não é aceito pelo SAP devido à contabilização não seguir o seu padrão;
- Deve ser utilizado o evento padrão para que os valores de impostos sejam gerados conforme o SAP necessita: DESCONTO (C/ INC IR) - ATIVO:
- Conforme acordado no inicio do projeto, todo RPA deve possuir somente um lote e somente uma nota fiscal. Sem seguir esse padrão, o registro não é enviado e aceito pelo SAP;
- Só é acionada a integração após a inserção da informação da nota junto ao pagamento ou lote, mais essa nota deve ser do tipo NFS-E:
1.14 Integração de reembolso de beneficiário: A integração de reembolso de beneficiário é acionada no ato de geração do documento a pagar e, para que ocorra corretamente, é necessário que os dados para a realização do reembolso estejam indicados (CPF ou CNPJ / Dados bancários):
1.15 Baixa de contas a pagar: Para esta operação foi criado uma rotina de banco (JOB - JOB_BAIXA_DOC_PAGAR_SAP) que é acionada diariamente à meia-noite, onde são consultados junto ao SAP todos os documentos que foram integrados e estão em aberto e, caso o mesmo já esteja com a informação de baixa junto ao SAP, é realizada a baixa do documento junto ao SOLUS. Após a conclusão da realização das baixas destes documentos, também é acionada a baixa dos documentos de impostos destes documentos, esta operação é realiza pela mesma JOB.
1.16 Baixa de mensalidade: As baixas das mensalidades são realizadas diariamente através do processamento do arquivo de retorno disponibilizado junto ao SAP. Estes arquivos são disponibilizado diariamente através de um servidor Junto a este servidor serão disponibilizados dois arquivos - Arquivo de Pagamentos - Este arquivo é relacionado às mensalidades que foram baixadas junto ao SAP;
- Arquivos de abertos - Neste arquivo são enviadas todas as mensalidade que estão em aberto junto ao SAP;
Deve ser processado sempre por primeiro o arquivo de pagamentos e, em seguida, o de aberto. Isto é necessário, pois ocorre o pagamento do documento parcial e, quando ocorre este processo, é enviado o registro de baixa, mas como o mesmo não foi pago em sua totalidade, a mensalidade também enviada junto ao arquivo de baixa. Desta forma, o Solus realiza a baixa da mensalidade ao processar o arquivo de pagamento e, em seguida, ao processar o de abertos, é realizado o estorno. Observações: Os arquivos enviados pelo SAP não possuem nenhum dado referente à baixa. Exemplo: valor pago, valor de juros e multa, data de crédito e pagamento. Devido a esta deficiência, foi acordado pela gerencia do projeto que sempre será realizada a baixa das mensalidades com a data de pagamento e crédito da data de processamento do arquivo e o valor pago sempre será o valor da mensalidade, mesmo o beneficiário tendo pago juros e multa. O valor pago junto ao Solus sempre será igual ao valor do vencimento da mensalidade. O processamento destes arquivos são realizados através da opção abaixo indicada:
Após o processamento dos arquivos, é exibido um detalhamento das baixas que deve ser analisado e tratado pela operador, podendo ser observada alguma particularidade na baixa sendo necessário a realização da baixa manualmente:
1.17 Carta de crédito: A integração da carta de correção da mensalidade é realizada a partir da tela da nota fiscal > Botão direito > Carta de correção de mensalidade;
Ao utilizar a opção demonstrada, será aberta uma nova tela para preencher as informações. No exemplo, iremos incluir um valor de desconto, na coluna "Desconto", e clicar em "Confirmar".
Confirmação e finalização do processo:
Ao finalizar, o sistema irá gerar uma mensalidade com o status cancelada com o valor do desconto que foi informado e irá gerar outra mensalidade(parcelamento) com o valor total da mensalidade menos o desconto que foi informado.
1.17 Alteração de débito para boleto: A integração da alteração de débito para boleto, é realizada através da tela da mensalidade > Botão direito > Opções de impressão/geração de dados > Produzir boleto totalizando mensalidades vencidas(Ctrl + T):
Nesta tela, para gerar a alteração é necessário utilizar a opção "Imprimir boleto":
Para visualizar o boleto que foi gerado, é necessário acessar a tela no caminho: Botão direito > opções de impressão/geração de dados > Visualizações de boletos - Renegociações:
Observação: Somente via módulo será possível gerar mais de uma vez o boleto.
1.17 Gerenciamento e controle da integração: O gerenciamento dos registros integrados e com erro deve ser monitorado através do modulo ADM ou Estrutural. Nestes módulos existem a opção GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO. - Modulo ADM > Configurações > Gerenciamento de Integração.
- Modulo Estrutural > Configurações > Gerenciamento de Integração.
Nesta opção é possível buscar todos os registros que devem ser enviados via integração. Estes registros ficam gravados na tabela HSSIAPIS.
Nesta tela, existem as opções para reprocessar os registros, ignorá-los e marcá-los com prioridade:
|