Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 10 Próxima »



Escrito por:  Solus

Conferência Contábil - Registro Auxiliar de Eventos Ressarcidos ou Recuperados

Objetivo


            Este documento tem por finalidade, através de um fluxo de conferência proposto pela Solus auxiliar a conferência entre lançamentos contábeis e Eventos Ressarcidos ou Recuperados. Os "Eventos ressarcidos ou recuperados" são eventos conhecidos ou eventos pagos que deverão ser recuperados ou ressarcidos pela Operadora, em decorrência de glosas de despesas de assistência à saúde consideradas por ela indevidas. As recuperações são entendidos como os atos realizados antes da efetivação do pagamento e os ressarcimentos entendidos como os atos realizados após a efetivação do pagamento.

Operacionalização

             Para a conferência desses eventos, é necessário acessar o relatório de "Registros de eventos ressarcidos ou recuperados" no módulo ANS (Caminho: "Relatórios > Registros Auxiliares (Plano de contas padrão ANS) > Registro de Eventos ressarcidos ou recuperados"). Na tela a seguir devem ser realizados os filtros "Filtro" sinalizado como "Filtrado por data de emissão" (conforme regime de contabilização da operadora) e "Período" informado com o mês que desejamos conferir ("01/03/2020" à "31/03/2020"). Por fim, é necessário estar na aba "Totalização por código", pois nela serão exibidos os itens de maneira agrupada. Veja a seguir: 

           

           

             Para demonstração de como é realizado o processo será conferida uma conta contábil de cada grupo envolvido no relatório em questão. Iniciaremos a conferência pela conta "127419018002":

           

            Na contabilidade, utilizaremos o relatório "Razão analítico" (Caminho: "Relatórios > Razão Analítico"). Para a extração deste relatório serão utilizados os filtros "Período" e "Até" onde serão informadas as datas inicial e final do período a ser conferido, "Conta Inicial" e "Conta final" onde será informada a conta contábil que iremos conferir, "Origem do lançamento" onde será utilizada a "30 - Registro Auxiliar de Contratos emitidos" e "Tipo da Totalização " sinalizado com "Totaliza relatório (geral)" para que os lançamentos sejam totalizados ao final do relatório.

           

           

           A seguir, será conferida a conta do do grupo seguinte (demonstração por amostragem) "311115181001":

           

            Na contabilidade, utilizaremos o relatório "Razão analítico" (Caminho: "Relatórios > Razão Analítico"). Para a extração deste relatório serão utilizados os filtros "Período" e "Até" onde serão informadas as datas inicial e final do período a ser conferido, "Conta Inicial" e "Conta final" onde será informada a conta contábil que iremos conferir, "Origem do lançamento" onde será utilizada a "30 - Registro Auxiliar de Contratos emitidos" e "Tipo da Totalização " sinalizado com "Totaliza relatório (geral)" para que os lançamentos sejam totalizados ao final do relatório.Veja a seguir:

           

           

           A seguir, será conferida a conta do do grupo seguinte (demonstração por amostragem) "411111123101":

           

            Na contabilidade, utilizaremos o relatório "Razão analítico" (Caminho: "Relatórios > Razão Analítico"). Para a extração deste relatório serão utilizados os filtros "Período" e "Até" onde serão informadas as datas inicial e final do período a ser conferido, "Conta Inicial" e "Conta final" onde será informada a conta contábil que iremos conferir, "Origem do lançamento" onde será utilizada a "30 - Registro Auxiliar de Contratos emitidos" e "Tipo da Totalização " sinalizado com "Totaliza relatório (geral)" para que os lançamentos sejam totalizados ao final do relatório.Veja abaixo:

           

           

          Cooperativas de trabalho Médico - AJIUS.

          Para Cooperativas de Trabalho Médico, existe um processo denominado AJIUS. Nele são realizadas cobranças entre operadoras de plano de saúda, podendo essas ser contestadas mesmo após a emissão da fatura original e o pagamento da mesma. Este fluxo também é considerado como uma recuperação de despesa, portanto a sua contabilização também é extraída no relatório de Eventos Ressarcidos ou Recuperados. Para a visualização e conferência desses lançamentos, devemos consultar as contas de glosa que foram contestadas na cobrança neste mesmo relatório com os filtros acima referidos e cruzando-o com o relatório Razão Analítico. Para a extração, devemos utilizar os filtros "Filtro" sinalizado como "Filtrado por data de emissão" e "Período" com o período que desejamos apurar. Veja a seguir:

          

          Para a extração do relatório de conferência contábil podemos utilizar o "Razão Analítico" (Caminho: "Relatórios > Razão Analítico"). Para a extração deste relatório serão utilizados os filtros "Período" e "Até" onde serão informadas as datas inicial e final do período a ser conferido, "Conta Inicial" e "Conta final" onde será informada a conta contábil que iremos conferir, "Origem do lançamento" onde será utilizada a "30 - Registro Auxiliar de Contratos emitidos" e "Tipo da Totalização " sinalizado com "Totaliza relatório (geral)" para que os lançamentos sejam totalizados ao final do relatório.Veja abaixo:

          

         

           Por fim, é necessário ressaltar que lançamentos com "Origem de lançamento" diferente da sinalizada acima (30 - Registro Auxiliar Contratos Emitidos) nas contas conferidas acima podem ser lançamentos indevidos. Além disso, qualquer alteração na composição da fatura (mensalidade) que não foi realizada a re-contabilização posterior, nesse caso, contabilizar novamente a contraprestação pecuniária poderá ser uma solução. 


  • Sem rótulos