OPME Web Fornecedor
- Solus (Unlicensed)
Escrito por: A.
OPME Web Fornecedor
O que é?
- Demonstração das configurações e rotinas para operacionalização do processo de faturamento de OPME's fornecidas através da Web Fornecedor.
- Para que seja possível realizar o faturamento de OPME's fornecidas através da Web Fornecedor, será necessário realizar alguns parâmetros e configurações no módulo Financeiro e Contas médicas (Operadores, cadastro de fornecedores e produto). além de explicar as rotinas necessárias na própria Web Fornecedor.
- Aba Web Fornecedor
1. Senha master para acessar a área do fornecedor.
Senha para acessar a web fornecedor com os logins dos operadores do fornecedor.
2. Tipo de documento do lote Web Fornecedor.
Indicar o tipo padrão do documento a ser inserido no lote Web Fornecedor. Neste campo, serão trazidos os tipos de documentos cadastrados no módulo Financeiro> Cadastros> Tipos de documentos:
3. Estabelecimento padrão para importar do XML da NFSe.
Quando a operadora trabalha com mais de um estabelecimento, deve ser indicado o padrão para a importação da NFSe do fornecedor.
4. Tipo de documento para envio de XML.
Seleciona tipo de documento padrão para upload de XML via fornecedor web. Serão mostrados os mesmos tipos de documentos descritos no item 2.
5. Operador padrão para ativar o cadastro.
Operador responsável por ativar o cadastro do Web Fornecedor. O mesmo receberá uma comunicação interna (CI).
6. Perfil padrão para envio de CI do cadastro.
Selecionar o perfil padrão para enviar à comunicação interna (CI) que enviará o aviso para ativar o cadastro do Web Fornecedor.
7. Selecionar o perfil padrão para Web Fornecedor.
Informar o perfil Web Fornecedor padrão para inclusão WEB. O perfil pode ser criado através de todos os módulos, com exceção do módulo Consultório, no menu Configurações > Restrições de acesso. Este perfil deverá ser informado para os operadores que acessarão a Web.
No módulo Financeiro > Cadastro do fornecedor, deverão ser feitas as seguintes configurações:
- Operadores que acessarão via web:
O nome de login do fornecedor deverá ser criado utilizando o seu CNPJ ou CPF, somente números.
- Conta contábil do fornecedor:
Informar a conta contábil padrão de despesas para o fornecedor.
Configurações que devem ser feitas no módulo Contas Médicas:
- Taxa de armazenamento, comissão e outras que devem ser pagas para o prestador, referente à OPME fornecida, e que será paga diretamente ao fornecedor:
No cadastro do produto Cadastros > Produtos (materiais, medicamentos, etc...) > Produtos, na aba “Configurações de Faturamento”, marcar o campo “Cobra taxa / comercialização” para indicar que, quando aquele produto for fornecido para o prestador e pago diretamente ao fornecedor, deverá pagar taxa para o prestador (local de atendimento) se, no cadastro do mesmo, estiver configurado o campo “Taxa de comissionamento de OPME fornecido (em %)”.
Cadastro do Produto
Cadastro do Prestador
- Calendário geral de pagamento de prestadores
O fornecedor só conseguirá apresentar a fatura no período definido no calendário geral, configurado como local Web Fornecedor.
- Classificação do Lote
Cadastros > Classificações > Classificação de lote. Deverá ser criada uma classificação específica para ser atribuída aos lotes de cobrança de OPME fornecida, que serão abertos automaticamente para fornecedor gerar a fatura pela Web Fornecedor.
No cadastro do produto (materiais e medicamentos), para o produto aparecer na Web Prestador, o campo “Lista na Web Prestador”, que se encontra na aba “Auditoria / Regulação”, tem que estar marcado.
Para que o prestador possa selecionar o fornecedor, tem que ser atribuído o direito "WEB PRESTADOR - FORNECEDOR POR PRODUTO" no cadastro do perfil dos prestadores web e no cadastro do produto. Na aba “Fornecedores do Produto”, têm que estar indicados os fornecedores; o campo “Fornecido” e o campo "Divulgar na Web?" precisam estar configurados como SIM.
Com as configurações indicadas, na Web serão mostrados, no campo “Selecione”, os fornecedores que estão configurados na aba “Fornecedores do Produto”.
Caso o prestador faça a pesquisa do produto pela tela de localização (1), se ele indicar o fornecedor (2), o produto somente será disponibilizado na tela de localização (3) se o fornecedor indicado (2) estiver configurado na aba “Fornecedores do Produto”.
Se no campo fornecedor (2), deixar a opção independente, o produto será mostrado na tela de localizar. Com a opção independente no campo fornecedor (2), o produto somente não será mostrado se, no cadastro do produto, na aba “Auditoria / Regulação”, o campo “Lista na Web Prestador” não estiver marcado.
Pesquisa de guias emitidas com OPME's solicitadas ao fornecedor. Ao localizar a guia, clicando no ícone de editar a guia e, depois, no ícone OPMEs, serão mostradas as OPME's fornecidas solicitadas para o fornecedor.
O fornecedor somente conseguirá gerar fatura de OPME que esteja com o status “Aprovado!”. A aprovação das OPME's é feita através da Auditoria Concorrente (módulo Contas > Movimentação > Auditoria concorrente de guias).
- Gerando a fatura:
1. Para gerar a fatura: Movimentação > OPME > Gerar Fatura
2. Informar o período de atendimento e o local onde o beneficiário foi atendido.
3. Listar os atendimentos conforme os filtros anteriores.
4. Seleção da guia a ser faturada e, clicando no ícone, será mostrada a tela com o status do item no momento que clicar em apresentar.
Não clicando no ícone, ao clicar em apresentar, ao invés de aparecer o status do item, mostrará a seguinte tela:
5. Clicar em apresentar para abrir a tela para anexar o XML da nota fiscal.
6. Selecionar o arquivo XML da nota fiscal do fornecedor.
7. Faturar: Através desta opção será feito o mesmo processo que ocorre quando o prestador apresenta o seu faturamento por meio de arquivo XML do Tiss.
Atenção