Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

You are viewing an old version of this content. View the current version.

Comparar com o atual View Version History

« Anterior Versão 11 Próxima »

Escrito por: R. G.
 



Cadastro de especialidades médicas



Sumário

» Objetivo

» Funcionalidade

» Configurações, Parâmetros e/ou Permissões de direitos

» Operacionalização


Objetivo

O objetivo desta tela é:

  • Possibilitar o cadastro das especialidades médicas e, se necessário, vincular as áreas de atuação (subespecialidade) aos grupos de serviço existentes na Operadora.

Quando cadastrar?

  • A manutenção das especialidades e áreas de atuação ocorre com base no Conselho Federal de Medicina (CFM), ou seja, a partir de qualquer resolução aprovada pelo órgão (que envolva o assunto), deve-se realizar o cadastro e/ou atualização dos cadastros existentes dentro do sistema.

Voltar ao início

Funcionalidade

A medicina, focando em melhor atuação e cuidado, divide-se em diversas áreas e especializações que se encontram disponíveis na página do CFM. Além dessas especialidades, o CFM também reconhece existências de áreas de atuação mais específicas, mas que ainda não constam como Especialidade médica. Ou seja, um médico pode atuar em uma área mais específica, capacitando-se na realização de ecocardiografias, por exemplo, o que seria, basicamente, uma subespecialidade da área de cardiologia.

Focando nessas particularidades, disponibilizamos essa ferramenta que realizará o cadastro e a manutenção das especialidades disponíveis, conforme o CFM e suas subespecialidades, permitindo configurações e parâmetros que guie e/ou facilite os procedimentos e consultas relacionadas a ela.

Voltar ao início

Configurações, Parâmetros e/ou Permissões de direitos
 Parâmetros
  • Existe algumas formas de configurar como o sistema deve se comportar com relação às especialidades médicas.

Para isso, acesse:

Módulo Contas Médicas> Configurações > Parametrização do sistema:


  • Controlar especialidade/grupo de serviços por prestador conforme a Natureza Jurídica: Indica como deverá vincular as especialidades/grupos de serviços no cadastro do prestador, se deverá vincular de acordo com o tipo da pessoa (física ou jurídica) ou se poderá indicar especialidade e grupos independentemente do tipo da pessoa.
  • Corpo clínico: a busca do campo "Especialidade" será de acordo com qual cadastro?: Indica se no cadastro do prestador será inserido o corpo clínico do prestador apenas com as especialidades que ele tenha, ou se qualquer especialidade/grupo que exista ativa na Operadora poderá ser vinculada no corpo clínico.
  • Especialidade padrão para divulgação no manual: Permite escolher uma especialidade para que fique padrão na divulgação do guia médico.
  • Limita o cadastro de áreas de atuação à somente uma por especialidade: Indica que no cadastro da especialidade é possível cadastrar apenas uma área de atuação.
  • Obriga o preenchimento da data de certificação na especialidade do prestador: Indica que o sistema obriga que toda especialidade ao ser cadastrada tenha uma certificação.

Voltar ao início

Operacionalização
 Como cadastrar?

Acesse o caminho:

Módulo Contas Médicas > Cadastros > Especialidades Médicas:


Clique em para iniciar o cadastro:


Campo identificação

  • Especialidade: Campo utilizado para o nome da especialidade médica e/ou grupo de serviços.
  • Código: Campo utilizado para o preenchimento do código da especialidade e/ou grupo de serviços.
  • Situação: Utilizado para status da especialidade (ativo ou cancelado).
  • Tipo da especialidade/serviço: Define o tipo da especialidade. Exemplos: Médica, terapêutica ou até mesmo grupo de serviços.
  • Publica na Web de beneficiários?: Indica se será publicada a especialidade/grupo na Web beneficiário.
  • PTU – Classificação de rede: É utilizado para clientes Unimeds para compor o código da classificação de rede (Tabela W2 do manual PTU).


Campo "Auditoria técnica / Protocolos"

  • Sexo permitido: Indica o sexo do beneficiário que poderá realizar os procedimentos da especialidade.
  • Idade inicial e final: Indica a idade mínima e a máxima do beneficiário.
  • Protocolo: Campo utilizado para relatório no módulo ambulatório e consultório.
  • Código PTU: Campo utilizado para cliente Unimed, onde indica o código da especialidade e/ou grupo de serviços (Tabela A e H do manual PTU).
  • Código Plural: Utilizado na geração de relatório atuarial específico no layout Plural. (O relatório é gerado no módulo ANS > Relatórios > Cálculo atuarial > Custos > Análise de sinistralidade > Plural).


Campo "ANS / TISS / SIP"

  • CBO-S (TISS 2.x) e (TISS 3.0): Indica a ocupação da especialidade/grupo de serviços, conforme tabela de classificação brasileira de ocupações.
  • Consultas Médicas SIP: Informa a especialidade da consulta médica para envio do SIP.
  • Código do CPM: Utilizado na geração de arquivos com os dados cadastrais dos prestadores para envio à ANS, (O arquivo é gerado no módulo ANS > Movimentação > CPM > Cadastro de prestadores médicos).


Campo "Agendamento/Ambulatório/Rede"

Campos utilizados para os clientes que utilizam o módulo Consultório.

  • Encaminhamento no consultório: O módulo consultório dispõe de recurso para gerar encaminhamento onde é obrigatório informar a especialidade, sendo assim, só serão listadas as especialidades das quais tenham esta configuração marcada.
  • Necessário informar CID no consultório?: Obriga o preenchimento da CID nos atendimentos realizados no módulo consultório que tenha a especialidade informada.
  • Número de prestadores necessários a cada 1000 vidas por cidade: Configuração utilizada para a geração do relatório com o dimensionamento da rede credenciada da operadora (que está disponível em: Contas Médicas > relatórios > relatórios de prestadores > dimensionamento de rede credenciada).
  • Prazo máximo para agendamento de consulta: Determina, em dias úteis, o prazo máximo para o agendamento da consulta. Caso a data do agendamento ultrapasse a quantidade máxima indicada na especialidade, será apresentada a crítica no agendamento e a relação de vagas disponíveis dentro do período parametrizado.


 Aba Áreas de atuação possíveis

É possível cadastrar por especialidade cada área de atuação agregada:


  • Áreas: Indica o nome da área de atuação médica que deseja vincular na especialidade.
  • Código PTU Unimed: Utilizado para cliente Unimed, indica o código correspondente à área de atuação (Tabela L do manual PTU).
  • Código da área: Quando parametrizado, é utilizado no cadastro dos procedimentos autorizados no prestador onde, ao indicar a especialidade, é possível apontar quais são as áreas de atuação relacionadas que o prestador poderá atender. Desse modo, ao liberar guia no módulo Guias, é possível selecionar a área de atuação da especialidade indicada, verificando, assim, se o executante tem ou não autonomia para o atendimento. 
 Aba procedimentos autorizados a realizar

Nesta aba, é possível limitar os procedimentos que poderão ser atrelados aos grupos de serviços/especialidades médicas, de acordo com a parametrização de regra de execução de atendimentos indicada no cadastro do prestador:


Lembrando que esta aba não é de preenchimento obrigatório, mas pode ser utilizada como limitação de procedimentos que poderão ser realizados de acordo com cada especialidade/grupo. Preenchendo o código do procedimento, área de atuação e natureza do atendimento, você atrela o procedimento à especialidade/grupo.

 Aba Procedimentos autorizados a solicitar



 Aba Procedimentos favoritos (Prontuário eletrônico)

Configurando esta aba, poderá ser utilizada como limitação de procedimentos que deverão ser solicitados pelo prestador de serviços na emissão da guia de autorização, onde o determinado código fica atrelada à especialidade médica vinculada ao cadastro do prestador. Basta preencher o código, a área de atuação e a natureza que será permitida solicitar.


No módulo Consultório, ao concluir o atendimento é possível gerar um pedido de exame. Nessa situação, o sistema verifica de acordo com a especialidade indicada quais são os procedimentos favoritos vinculados, a fim de agilizar a emissão da autorização.

 Aba Indicadores médicos

Nesta aba, é possível configurar alguns indicadores médicos, como quantidade e valores por consulta que cada especialidade deveria ter, entre outras opções.

 Aba Especialidades vinculadas

Consta uma parametrização utilizada no módulo Ambulatório, onde, ao realizar o agendamento, é possível verificar as vagas disponíveis por especialidade. Nesse recurso, há uma opção que permite considerar as especialidades vinculadas na busca.

 Aba Alerta – Web agendamento

Consta uma parametrização utilizada no módulo Ambulatório, onde, ao realizar o agendamento, é possível verificar as vagas disponíveis por especialidade. Nesse recurso, há uma opção que permite considerar as especialidades vinculadas na busca.

Voltar ao início

Atenção

Documentação elaborada com base na versão vigente do sistema.

Voltar ao início


Revisado por: T. M.,  
  • Sem rótulos