O processamento do reajuste retroativo é realizado através do Módulo estrutural > Processamento > Programação de cobrança de Reajustes Retroativos.
Esta é a tela para realizar a programação do reajuste retroativo. O operador tem a sua disposição diversos filtros que poderão ser utilizados conforme sua necessidade, porém existem alguns que são necessários e impactam diretamente no processo do reajuste retroativo e nos valores a serem cobrados, conforme indicado através dos números em tela.
1 - Mês de reajuste (tabela) - Indica em qual o mês a tabela de preço do contrato foi reajustada. É possível localizar o mês de aniversário através do cadastro de contrato pelo Módulo estrutural > Cadastros > Cadastro de contrato, opção "Tabelas de Preços".
2 -Período em que não houve reajuste - Informa o período em que não houve o reajuste. Por exemplo, se nos meses de maio e junho de 2020 não foram aplicados o reajuste indicado, através deste filtro será possível indicá-los (01/05/2020 a 30/06/2022) para que o sistema calcule o reajuste deste intervalo.
3 - Percentual de reajuste - Será atribuído o percentual de reajuste que a tabela de preço sofreu neste período e o sistema fará o cálculo de valor.
4 - Beneficiários que aderiram ao plano - Nesta opção, é possível definir quais beneficiários vão ter o reajuste retroativo, cobrados de acordo com a data de inclusão dos mesmos no contrato. Ao informar uma data, o sistema irá selecionar apenas os beneficiários que foram inclusos antes desta data para a aplicação do reajuste retroativo;
5 - Texto usado no motivo - Indica o motivo da cobrança deste reajuste retroativo. Este texto ficará disponível para o beneficiário na impressão do boleto. Caso não seja definido, o sistema indica um texto padrão.
6 - Mês em que será acrescida a diferença / Número de parcelas - Determina em qual mês começará a cobrança do valor de reajuste retroativo e, também, em quantas parcelas será dividido. O valor será atribuído automaticamente e de acordo com estas circunstâncias.