Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 43 Próxima »

Escrito por: R.G.  
Referências
 



Recebimento A550 - Ajius



Módulo para publicação: Módulo PTU

Objetivo
  •  Importar os arquivos de glosas discutidos via ferramenta AJIUS, para pagamento ou recebimento de acordos realizados.
Quando efetuar a Importação?

A importação deverá acontecer sempre que houver arquivos disponíveis para importação, sendo eles:

  • Primeiro arquivo de glosas (Informativo de glosas - quando inicia a discussão no Ajius);
  • Arquivos do tipo complementares (Arquivo disponibilizado pela ferramenta Ajius quando uma das singulares envia o questionamento para rediscussão ou câmara técnica, ou seja, quando o arquivo não está 100% finalizado, mas que existe um valor acordado entre as Singulares de parte dos questionamentos);
  • Arquivos de finalização (Onde as partes acordaram entre si e finalizada 100% a discussão na ferramenta Ajius);

Dica

Os arquivos de importação são disponibilizados na própria ferramenta Ajius nos caminhos abaixo:

Primeiro arquivo/Arquivo do tipo 1 - Acessando a ferramenta Ajius - Aba "Faturas" - "Arquivos importados".

Arquivos parciais e de finalização - Acessando a ferramenta Ajius - Aba "Faturas" - "Arquivos de finalização".


Basta efetuar o download e importar no sistema Solus.

Funcionalidade
  • A importação dos arquivos de glosas A550 tem a finalidade de transcrever para o sistema, que existem processos de glosas oriunda de um A500 recebido ou enviado pelas Singulares. A importação pode ser a título de informativo (Primeiro arquivo de glosa ou A550 do tipo 1) ou de finalização parcial e integral.
Operacionalização
 Importação do arquivo

Acessar o Módulo PTU > Movimentação > A500, A700 e A800 > Recebimento de A550 (Resultado do acordo no Ajius):

Clicando em "Novo" será possível iniciar o processo de importação dos arquivos:

Os tipos de arquivos importados neste módulo tanto de informativo, quanto de finalização, são:

1 – Arquivo para inclusão de questionamentos 
3 – Fechamento parcial da Unimed Credora da NDC 
4 – Fechamento parcial da Unimed Devedora da NDC 
5 – Arquivo de fechamento da Unimed Credora da NDC
6 – Arquivo de fechamento da Unimed Devedora da NDC
7 – Fechamento complementar da Unimed Credora da NDC 
8 – Fechamento complementar da Unimed Devedora da NDC 
9 – Fechamento por decurso de prazo


Onde, o arquivo do tipo 1, a importação dele fica como "informativo" justamente porque é o primeiro arquivo de glosa, oriunda de um A500 enviado, a partir dele, o sistema passa a reconhecer que houve uma glosa.

Já os demais arquivos, são todos de finalização de glosas, ou seja, que foi finalizado integral (Quando houve acordo entre ambas as partes e o processo foi finalizado por completo no Ajius), ou parcial (quando alguma das singulares remete o processo para rediscussão ou câmara técnica, onde os valores ganhos, são gerados pela ferramenta Ajius, um arquivo de finalização contendo parte dos valores ganhos para que a Operadora consiga finalizar e receber os valores que já estão fechados em favor próprio).

Ao importar os arquivos de finalização e conforme estiver configurado, o sistema emitirá um alerta ao operador se houve aviso de glosa ou não, onde o operador tomará a ação clicando em "sim" caso houve aviso de glosa, gerando então um valor de crédito ou "não" para os arquivos que não houve aviso de glosa, gerando valores de débito:


Após a finalização de todo processo do arquivo, existe a possibilidade de efetuar a consulta no lote gerado, que é o lote de "Apropriação de glosa" e também visualizar o A550 original importado.

Onde o lote do tipo "Apropriação de glosa" é exclusivamente para cobrar coparticipação de contas devidas (Onde não foi efetuada a cobrança do co-participação anteriormente, cujo o processo foi perdido no Ajius, ou seja, precisa cobrar o co-participação do usuário). O sistema além do lote, gera a conta médica contendo os dados do beneficiário e a coparticipação. 

 Geração Arquivo A560

Após importados os arquivos de finalização, quando forem favoráveis (valores ganhos), obrigatoriamente, deverá ser gerado o Arquivo A560 (Nota de Débito/Crédito) no prazo máximo de até 30 dias corridos do arquivo de finalização e enviado no portal da Unimed do Brasil, a partir do arquivo gerado e enviado, a Operadora receberá o crédito em conta.

Acessar o Módulo PTU > Movimentação > A500, A700 e A800 > Recebimento de A550 (Resultado do acordo no Ajius)

Clicando em "Gerar arquivo A560", o sistema irá gerar no layout PTU o arquivo de nota de débito com o valor à receber da outra singular e conforme o vencimento configurado no sistema.

Obervações

O vencimento do arquivo A560, o sistema irá gerar com base na configuração e a informação constará dentro do arquivo.


A560 é apenas geração de arquivo.

 Parametrização

Para parametrizar a natureza do arquivo de finalização, acessar o módulo PTU - Configurações - "Parametrizações do sistema":

Em seguida, na aba "Importação A550" no menu "natureza do arquivo de finalização":


Como também é possível configurar a data de vencimento dos arquivos, podendo ser o padrão do sistema, utilizando esta configuração:

Ou podendo até mesmo, utilizar vencimentos diferenciados.

Acessando o módulo Estrutural - Configurações - "Vencimentos possíveis":

Nessa tela, clicamos com o botão direito do mouse - "Definir vencimentos diferenciados"

Onde poderá ser configurado o período da geração/importação e o vencimento que deverá seguir:

Então, de acordo com os vencimentos configurados de cada contrato do intercâmbio, o sistema emitirá os vencimentos conforme aplicados nos contratos:

Logo, qualquer importação de A550 e emissão de A560, o sistema irá utilizar o vencimento conforme foi configurado.


Programar/desprogramar descontos em folha
 Como programar/desprogramar

Nesta mesma tela, é possível visualizar o resumo da importação dos itens e programar/desprogramar descontos na folha do prestador na aba "Registros importados"

"Programar descontos das glosas nos prestadores" - Quando os valores ficarem como débitos, é possível efetuar a programação de desconto destas glosas "perdidas" no pagamento do prestador de forma automática, clicando nesta função, o sistema valida que existe valores "perdidos" em que houve o pagamento ao prestador, o sistema cria o agendamento de desconto deste valor que foi pago diretamente no próximo pagamento do prestador, onde os itens à serem descontados, ficarão marcados com a cor verde, (programado para descontar) após o pagamento do prestador se concretizar com o débito gerado, passará a ficar com a cor azul (Descontado). Uma vez programado para descontar na produção, um duplo clique em cima do item, desprograma o desconto automático.

 Na aba "Glosas que podem ser reapresentadas" O sistema automaticamente, irá trazer todas as contas com glosas do motivos 40 e 45 do manual PTU (Tabela N), que podem ser reapresentadas.

Atenção

É de extrema importância que todos os arquivos sejam importados nesta ferramenta, independente se os valores forem de crédito ou de débito, a importação destes arquivos, alimentará o "Painel gerencial do Ajius" contendo todas as informações à partir de um A500 recebido/enviado, até as glosas, totalizando os valores ganhos e perdidos por fatura, podendo ser visualizado em um painel e até mesmo, visualizar em percentuais por singulares.

Documentação elaborada com base na versão vigente do sistema.

Revisado por: T.M.  
  • Sem rótulos