Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 51 Próxima »

Escrito por: R.G.  
 



Recebimento A550 - Ajius



Módulo para publicação: Módulo PTU

Objetivo
  •  Importar os arquivos de glosas discutidos via ferramenta AJIUS, para pagamento ou recebimento de acordos realizados.
Quando efetuar a Importação?

A importação deverá acontecer sempre que houver arquivos disponíveis para importação, sendo eles:

  • Primeiro arquivo de glosas (Informativo de glosas - quando inicia a discussão no Ajius);
  • Arquivos do tipo complementares (Arquivos disponibilizados pela ferramenta Ajius quando uma das singulares envia o questionamento para rediscussão ou câmara técnica, ou seja, quando o arquivo não está 100% finalizado, mas que existe um valor acordado entre as Singulares de parte dos questionamentos);
  • Arquivos de finalização (Onde as partes acordaram entre si e a discussão foi finalizada totalmente na ferramenta Ajius);

Dica

Os arquivos de importação são disponibilizados na própria ferramenta Ajius nos caminhos abaixo:

Primeiro arquivo/Arquivo do tipo 1 - Acessando a ferramenta Ajius > Aba "Faturas" > "Arquivos importados".

Arquivos parciais e de finalização - Acessando a ferramenta Ajius > Aba "Faturas" > "Arquivos de finalização".

Basta efetuar o download e importar no sistema Solus.

O objetivo e quando cadastrar/usar/efetuar devem ficar dentro do mesmo painel.

Funcionalidade
  • A importação dos arquivos de glosas A550 tem a finalidade de transcrever para o sistema que existem processos de glosas oriundas de um A500 recebido ou enviado pelas Singulares. A importação pode ser a título informativo (Primeiro arquivo de glosa ou A550 do tipo 1) ou de finalização parcial e integral.
Operacionalização

Centralizar e padronizar tamanho das imagens

 Importação do arquivo

Acessar o Módulo PTU > Movimentação > A500, A700 e A800 > Recebimento de A550 (Resultado do acordo no Ajius):

Clicando em "Novo" será possível iniciar o processo de importação dos arquivos:

Os tipos de arquivos importados neste módulo tanto de informativo, quanto de finalização, são:

1 – Arquivo para inclusão de questionamentos;
3 – Fechamento parcial da Unimed Credora da NDC;
4 – Fechamento parcial da Unimed Devedora da NDC;
5 – Arquivo de fechamento da Unimed Credora da NDC;
6 – Arquivo de fechamento da Unimed Devedora da NDC;
7 – Fechamento complementar da Unimed Credora da NDC;
8 – Fechamento complementar da Unimed Devedora da NDC;
9 – Fechamento por decurso de prazo.

A importação do arquivo do tipo 1 fica como "informativo" justamente porque é o primeiro arquivo de glosa, oriunda de um A500 enviado. A partir dele, o sistema passa a reconhecer que houve uma glosa.

Já os demais arquivos são todos de finalização de glosas, ou seja, que foi finalizado integral (Quando houve acordo entre ambas as partes e o processo foi finalizado por completo no Ajius), ou parcialmente (quando alguma das singulares remete o processo para rediscussão ou câmara técnica, onde os valores ganhos, é gerado um arquivo de finalização automaticamente pela ferramenta Ajius contendo o valor do crédito em favor da Operadora, com isso, este arquivo poderá ser importado no sistema concluindo parcialmente os valores que a Operadora tem à receber em seu favor. * Rever, ficou um pouco confuso * (Gentileza validar)!

Ao importar os arquivos de finalização, e conforme estiver configurado, o sistema emitirá um alerta ao operador se houve aviso de glosa ou não; ele tomará a ação clicando em "Sim", se houver aviso de glosa, gerando um valor de crédito ou "Não" para os arquivos que não houve aviso de glosa, gerando valores de débito:

Informação!

Em específico, o arquivo de finalização do tipo 9 "Decurso de prazo", para que seja concluída a importação, é necessário obrigatoriamente ter o arquivo inicial importado (arquivo tipo 1), gerar o A560 e por ultimo, importar o arquivo tipo 9.   *Rever este link* (Apenas negritado, por gentileza validar).

Após a finalização de todo processo, existe a possibilidade de efetuar a consulta no lote gerado, que é o lote de "Apropriação de glosa" e também visualizar o A550 original importado.

O lote do tipo "Apropriação de glosa" é exclusivamente para cobrar coparticipação de contas devidas (Onde não foi efetuada a cobrança do co-participação anteriormente, cujo o processo foi perdido no Ajius, ou seja, precisa cobrar o co-participação do usuário). O sistema, além do lote, gera a conta médica contendo os dados do beneficiário e a coparticipação. 

Atenção

É de extrema importância que todos os arquivos sejam importados nesta ferramenta, independente dos valores serem de crédito ou de débito. A importação destes arquivos alimentará o "Painel gerencial do Ajius" que contem todas as informações a partir de um A500 recebido/enviado (até as glosas), totalizando os valores ganhos e perdidos por fatura, podendo ser visualizado em um painel e, até mesmo, em percentuais por singulares.

Documentação elaborada com base na versão vigente do sistema.

 Geração Arquivo A560

Após importação dos arquivos de finalização, quando estes forem favoráveis (valores ganhos), obrigatoriamente deverá ser gerado o Arquivo A560 (Nota de Débito/Crédito), no prazo máximo de 30 dias corridos, e enviado pelo portal da Unimed do Brasil, a partir do arquivo gerado e enviado, à Operadora que receberá o crédito em conta.

Acessar o Módulo PTU > Movimentação > A500, A700 e A800 > Recebimento de A550 (Resultado do acordo no Ajius)

Clicando em "Gerar arquivo A560", o sistema irá gerar. no layout PTU. o arquivo de nota de débito com o valor a receber da outra singular e conforme o vencimento configurado no sistema.

Obervações

Vencimento do arquivo A560: o sistema irá gerar com base na configuração e a informação que constará dentro do arquivo.

A560 é apenas geração de arquivo.

Configurar parametrização conforme padrão. Ver modelo Migração para novo contrato

 Parametrização
 Parâmetro







  • Módulo PTU > Configurações > Parametrização do sistema > Importação A550

Campo: Natureza do arquivo de finalização

Configuração do campo onde permite ao usuário, no momento da importação, selecionar se houve aviso de glosa do arquivo.


  • Módulo PTU > Configurações > Parametrização do sistema > Importação A500

Campo: Documentos do financeiro

É possível configurar a data de vencimento dos arquivos, de acordo com as opções de escolhas desejada.


  • Módulo Estrutural > Configurações > Vencimentos possíveis

Campo: Criar vencimentos

É possível também utilizar vencimentos diferenciados, que poderão ser configurados conforme os contratos, utilizando o botão direito do mouse "Definir vencimentos diferenciados", podendo ser configurado o período de geração/importação conforme cada contrato. Onde qualquer importação de A550 e emissão de A560, o sistema irá utilizar o vencimento conforme foi configurado.

Programar/desprogramar descontos em folha
 Como programar/desprogramar

Nesta mesma tela, é possível visualizar o resumo da importação dos itens e programar/desprogramar descontos na folha do prestador na aba "Registros importados"

"Programar descontos das glosas nos prestadores" - Quando os valores ficarem como débitos, é possível efetuar a programação de desconto destas glosas "perdidas" no pagamento do prestador de forma automática. Clicando nesta função, o sistema valida que existe valores "perdidos" em que houve o pagamento ao prestador e cria o agendamento de desconto deste valor que foi pago diretamente no próximo pagamento do prestador. Os itens que serão descontados ficarão marcados com a cor verde (programado para descontar) e, após o pagamento do prestador se concretizar com o débito gerado, passará a ficar com a cor azul (Descontado). Uma vez programado para descontar na produção, um duplo clique em cima do item, desprograma o desconto automático.

 Na aba "Glosas que podem ser reapresentadas", o sistema automaticamente irá trazer todas as contas com glosas do motivos 40 e 45 do manual PTU (Tabela N), que podem ser reapresentadas.

Os avisos de atenção específicos do sistema deve constar dentro de operacionalização

Revisado por: T.M.  
  • Sem rótulos