Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 10 Próxima »

Escrito por: E. J.
 

SIB




Objetivo

O que é?

  • Esta é a rotina para a geração do SIB (Sistema de informações de Beneficiários), onde através dela é possível o envio de inclusões, alterações e cancelamentos referentes aos beneficiários da operadora.
Operacionalização
 Geração do arquivo

Através do caminho: 'Módulo ANS > Movimentação > SIB > XML > SIB XML 1.1.0.0', é possível ter acesso à tela do SIB, onde poderá visualizar todas as remessas já geradas.

Após ter acesso à tela de remessas, é possível clicar na opção 'Incluir' ou atalho 'F3' para a inclusão de uma nova remessa.

A partir da inclusão é possível configurar a remessa de acordo com a necessidade da operadora, pode-se indicar a forma de análise em um período específico (onde o sistema buscará as movimentações, conforme o período definido), indicando a opção 'Movimentação do período' e o período no campo 'Data inicial e Data final'.  Também é possível indicar 'Base completa' onde o sistema busca pelo período total da operadora.


Após indicar a 'Forma de análise', é possível indicar o tipo de movimentação que este período irá buscar e incluir no arquivo para o envio a ANS.

1 - Inclusões: Nesta opção irá indicar os beneficiários que tiveram a inclusão junto ao sistema no período informado ou estão pendentes de outras remessas.

2 - Alterações: Ao indicar esta opção, os beneficiários que tiveram alteração no período informado ou estão pendentes de outras remessas serão inclusos no arquivo.

3 - Cancelamentos: Ao indicar esta opção, os beneficiários que tiveram cancelamento dentro do período informado ou estão pendentes de remessas anteriores serão inclusos no arquivo.

4 - Mudanças contratuais: Basicamente é a troca de produto/plano que o beneficiário teve no período ou que estão pendentes de remessas anteriores.

5 - Reativações: Ao indicar esta opção, o sistema identifica os beneficiários que tiveram a reativação dentro do período indicado ou que estão pendentes de remessas anteriores.

6 - Inexistentes: Esta opção é para o caso onde existe o beneficiário na ANS, porém não existe na base da operadora. Ao indicar essa opção o sistema envia o cancelamento deste beneficiário.

7 - Considerar apenas o período informado para inclusões: Nesta opção, o sistema verifica as inclusões apenas na data indicada sem incluir movimentações pendentes de outras remessas.

8 - Considerar apenas o período informado para alterações: Nesta opção, o sistema verifica as alterações apenas na data indicada sem incluir movimentações pendentes de outras remessas.

9 - Considerar apenas o período informado para cancelamentos: Nesta opção, o sistema verifica apenas os cancelamentos na data indicada sem incluir movimentações pendentes de outras remessas.

10 - Gerar alterações no formato SIB-FLEX: É o formato apresentado pela ANS em 2015, de que as retificações podem ser enviadas somente contendo o CCO + campo a ser alterado sem a necessidade de inclusão de todos os campos do cadastro.


Após indicar o 'Período de analise' e também as informações de alterações, para gerar o arquivo clique na opção 'Movimentação de beneficiários (.SBX)'. Ao clicar nesta opção o sistema gera o arquivo com as movimentações indicadas para o envio para a ANS.

É possível verificar quais beneficiários foram inclusos neste arquivo através da Aba. 'Registros'.

No momento da geração do arquivo, o sistema pode apontar erros, com isso é necessário realizar as alterações necessárias. É possível verificar estes erros através da opção 'Relatório de Erros'.


Através deste relatório, o sistema demonstra todos os erros que a ANS encontrou referente ao arquivo de remessa. Com isso, é possível realizar os ajustes conforme os erros indicados neste relatório.

É possível também retirar os erros do arquivo e enviar, porém ao indicar a opção 'Remover erros', o sistema irá remover os beneficiários que se encontram com os erros para que o envio seja realizado novamente, porém o sistema não realiza a correção, apenas retira do arquivo. A correção deve ser realizada manualmente pelo operadora.


É possível também gerar um arquivo vazio, através da opção 'Arquivo vazio (.SBX)', este recurso é utilizado para que a operadora envie um arquivo mesmo que não tenha sido realizado nenhuma movimentação no período indicado.

 Importação do arquivo de retorno

Após a geração do arquivo através da opção 'Movimentação de beneficiários (.SBX)', a remessa fica com a situação 'Arquivo gerado, aguardando arquivo de retorno (.RBX), onde o sistema aguardo a importação do arquivo de retorno liberado pela ANS.


A opção 'Leitura do arquivo de retorno (.RPX) fica disponível para a importação deste arquivo de retorno disponibilizado pela ANS.

 Importação do arquivo de conferência

O arquivo de conferência tem a finalidade de comparar os dados que existem na ANS com os dados que existem na operadora. Quando há algo divergente, por exemplo um beneficiário cancelado na base da operadora e ativo na ANS. o sistema consegue identificar através do arquivo de conferência para regularizar essa divergência e enviar o cancelamento do beneficiário na próxima remessa gerada.

Ao ter acesso a tela do SIB basta clicar na opção 'Importar ArquiConf (.CNX)' e importar o arquivo disponibilizado pela ANS. 

Após a importação, a remessa do arquivo de conferência sempre terá o número '0', como o número de remessa e o tipo de remessa será indicado como 'Arquivo de conferência'. A recomendação é realizar o processo de importar o arquivo de conferência para cada remessa de alterações criada.


Editado por: E. J.  16/04/2021
  • Sem rótulos