Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 47 Próxima »

Escrito por: H. S.
 



Fluxo de OPME Fornecido pela Operadora



Contas Médicas

Objetivo

O que é?

  • Destina-se a demonstrar o fluxo de OPME¹ quando fornecido pela Operadora, abrangendo desde a solicitação através da guia de autorização, a geração automática da requisição, consolidação e faturamento da mesma. 

Exemplo: Quando é gerado uma guia com solicitação de OPME fornecido pela Operadora, o sistema gera requisição do item OPME, pois o mesmo é controlado pelo estoque desta, e faz a saída de estoque, realizando, assim, o controle de movimentação de produtos que necessitam do controle.

Quando cadastrar/usar?

  • O recurso deve ser usado quando é necessário que a Operadora forneça o item de seu estoque para o atendimento do beneficiário.
Funcionalidade
  • Para Operadora que realiza o controle de estoque OPME, este serviço facilita os controles internos, a compra, o armazenamento e a movimentação deste por meio da guia e da geração de requisição de solicitação e consumo em seu estoque para o beneficiário.
  • A funcionalidade envolve os módulos Guias, Almox e Contas médicas, onde se gera a guia com o OPME, como veremos a seguir. No Módulo Almox é realizada a consolidação da requisição gerada e pelo módulo Contas médicas é realizado o faturamento.
    - Controle de OPME de Alto custo;
    - Garantia do controle da movimentação do OPME;
    - Faturamento/Almoxarifado pode negociar o valor do OPME com o fornecedor.
Operacionalização

Para que o recurso de OPME fique disponível para controle de estoque e movimentação por requisição na guia do beneficiário, é necessário fazer a configuração descrita no manual OPME Fornecido pela Operadora

 Solicitando a OPME na guia de autorização

A emissão da guia deve ser através do Módulo Guias, conforme manual Emissão de Guias.

No exemplo abaixo, vamos utilizar uma guia onde a há um procedimento médico e uma OPME fornecida pela operadora para que, desta forma, seja possível uma melhor visualização do processo.

Informações Importantes da Guia

Natureza da Guia Pode ser Ambulatorial ou Internação Clínica.

Quando a guia for Ambulatorial, deve ser do tipo SADT para que seja possível mostrar a aba de OPME e fazer a solicitação.

A guia também pode ou não ter outros itens além da OPME.

 Solicitação de procedimento médico

Aba Procedimento: Um procedimento médico pode ou não ser incluído na emissão, conforme a necessidade da solicitação. Nesse exemplo, estamos realizando a emissão da guia também com um procedimento médico além da OPME.

Voltar ao início

 Solicitação de OPME

Aba OPME: Preencher a aba OPME com o item de OPME que deve ser solicitado ao estoque da operadora.

Após informar o procedimento médico ou outros itens necessários para liberação, demonstraremos abaixo as informações necessárias na digitação da OPME, para que seja gerada a requisição e, através desta, consolidada, sendo inserida em conta posteriormente.

Quando informar a aba OPME na guia, é necessário marcar o campo "Fornecido?" como "Sim, Fornecido pelo estoque da Operadora" e a coluna "Status da Requisição" como "Não consolidado" para que o sistema compreenda, pelas configurações realizadas anteriormente no manual OPME Fornecido pela Operadora, que é necessário consolidar a requisição no Módulo Almox.

Voltar ao início

Ao concluir as etapas anteriores e salvar a guia, o sistema fará o processo de geração da requisição do estoque.
É emitida na tela, conforme imagem abaixo, a mensagem "Produto (s) requisitado(s) com sucesso nº (Identificador da Requisição)":

Guia e requisição

O número da requisição será sempre o mesmo número da guia.

Nesse momento é concluída a etapa da emissão da guia de autorização.

Voltar ao início

 Localização e consolidação da requisição - Módulo Almox

Para a localizar a requisição e consolidá-la, é necessário acessar o módulo Almox > Movimentação > Consolidação.


Buscar a requisição conforme o print abaixo:


Informe no campo "número da requisição" o número da guia (pois é o mesmo), ou deixe no campo "Consolidado" "NÃO" e clique em "Pesquisar".

São listadas as requisições que não foram consolidadas (realizada a baixa da quantidade e retirado o item do setor do estoque).

Quando selecionar a requisição e mudar para aba "Consolidação" (F2 - muda de aba), é demonstrado o print abaixo:


Tipo: Informa que é uma requisição do tipo Guia e que está liberada, pois no exemplo já foi consolidado*.

Consolidar todos os itens: Este botão é utilizado, quando não há o processo de baixa por leitor de código de barras, para consolidar o item informado na requisição.

Observação da requisição

Note que o "Tipo" da requisição será marcado como "Requisição Guia".
Também terá a informação do número da guia no campo "Observação".

Quando é clicado no botão "Consolidar todos os itens", ou lido pelo leitor de código de barras (quando existir este processo na operadora), o sistema realiza a baixa do estoque que consiste em retirar do estoque da operadora a quantidade solicitada na requisição e transferir para o setor configurado no manual OPME Fornecido pela Operadora.

Voltar ao início

 Faturando a Guia

O faturamento dessa guia pode ocorrer das seguintes formas:

  • De forma manual via Módulo Contas > Movimentação > Outras opções de faturamento... > Faturamento de guias, conforme manual Faturamento Manual de Guia.
  • Na web Prestador quando, além da OPME, há itens que o prestador deve cobrar da operadora (Procedimentos, Taxas e outros materiais e medicamento), conforme manual Faturamento de guia na Web Prestador

Demonstraremos abaixo o faturamento da guia e como o sistema se comporta na geração dos lotes e contas médicas.

Ao localizar a guia pelo número. ou pela relação que é exibida, vá para a aba "Faturamento de guia".

Perceba que a Guia não foi faturada ainda (informação abaixo das abas, "Esta guia não foi faturada").

Quando for selecionada a aba OPME, será demonstrado o item na parte de cima. Em especial, esta guia possui procedimento médico e OPME e, deste modo, haverá dois faturamentos: um de honorário para o procedimento médico e outro do OPME.

Requisição deve estar consolidada

Para gerar a conta desta guia, o OPME já deve estar consolidado pelo Módulo Almox.

Clique sobre a opção "Faturar" para aparecer a tela de sobreposição de "Faturar guia", onde é possível escolher as opções disponíveis ou realizar o "Faturamento completo", como efetuado neste exemplo, onde serão geradas as contas mencionadas no tópico acima, ou apenas OPMEs.


Clicando no botão "Faturar", é realizada a geração da conta que irá utilizar as informações da guia "Tipo de atendimento", "Natureza da guia" e as demais informações. Neste caso, é um tipo de atendimento similar à internação.

Ainda na tela do faturamento da guia, foram gerados lotes diferentes e contas diferentes: um lote para o prestador e outro lote do OPME.


Após faturamento, são demonstrados dois lotes diferentes e duas contas distintas onde, no lote do prestador de serviço que executou os itens e na respectiva conta, constam os procedimentos médicos, taxas, materiais e medicamentos para pagamento, conforme fluxo padrão da Operadora.

No outro lote, em nome do Estoque OPME, no setor da Operadora é realizada a consolidação da requisição, sendo gerado para outra conta contendo somente o OPME solicitado na guia para que a operadora siga o fluxo que realiza com os itens de OPME.

Voltar ao início

 Lote e conta médica da OPME

A finalidade do sistema, de gerar uma conta e um lote exclusivo para a OPME, é justamente pela mesma ser fornecida pela própria operadora, Logo esse custo não deve ser pago ao prestador de serviço que executou a guia.

Capa da conta gerada com a OPME.


Pelo botão "OPME", é demonstrado o registro do faturamento gerado:


Desta forma, o faturamento do OPME está realizado e o processo seguirá para o setor que realiza os demais passos de conferências e o fechamento do lote,

Voltar ao início

 Lote e conta médica do Prestador

Como realizamos o faturamento completo da guia e a mesma também possui um procedimento médico além da OPME, o sistema cria uma conta médica e também um lote com outra descrição (ou inclui a conta médica em lote já existente), para o prestador, vinculando a guia.

A finalidade de gerar esse lote e contas médica separados é para que a operadora possa seguir com o fluxo de pagamento do que cabe ao prestador de serviço. 

Módulo Contas > Movimentações > Digitação de contas - localizar pelo número da conta (que é diferente da que foi gerada no OPME).


Pelo botão na capa da conta "Procedimentos Conta (F10)", é possível ver o registro do procedimento faturado para a guia:

Voltar ao início

Notas de Rodapé

  • OPME¹:  Órtese, Prótese e Materiais Especiais, são insumos utilizados na assistência à saúde e relacionados a uma intervenção médica, odontológica ou de reabilitação, diagnóstica ou terapêutica.

Atenção

Documentação elaborada com base na versão vigente do sistema.



Revisado por: F. G.,  
  • Sem rótulos