Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »

Finalidade

                Por meio de um fluxo sugerido pela Solus o manual tem a finalidade de demonstrar como são configuradas as contas contábeis do estoque possibilitando assim as contabilizações das movimentações de estoque ("Entrada de Nota Fiscal", "Requisição de Materiais por setor", "Inventário" e "Perdas", "Venda", "Empréstimo", "Ajuste" e "Outras Entradas").

Operacionalização

               Vínculos - Estoque x Contas Contábeis:

                No módulo "Almoxarifado" ou "Estoque" existem alguns processos que geram lotes e contabilizações contábeis que costumam ser conferidas pelo setor de controladoria. Neste cenário, os analistas (conferentes), conflitam os valores contabilizados, com os valores dispostos alimentados pelos processos do estoque. Primeiramente, antes de iniciarmos a conferência da movimentação contábil do estoque, é necessário sabermos quais são os "Grupos de produtos" e suas respectivas "Contas contábeis".

                Para o entendimento do vínculo entre “Grupo de produtos” e as contas contábeis, é necessário acessarmos o caminho “Contabilidade > Conta Contábil por > Estoque > Classe de produtos (ativo)”. Na tela abaixo podermos realizar o vínculo entre "Grupo de produto" com as contas contábeis "Conta contábil de estoque (ativo)" (conta em que são contabilizados os valores de aquisição dos produtos), "Conta contábil de Consumo (ativo)" (conta em que são contabilizados os de consumo dos produtos em estoque nas saídas por requisições), "Conta contábil de perda (Ativo)" (conta em que são contabilizadas as perdas de produtos) e "Conta contábil de devolução(ativo)" (conta em que são contabilizados os produtos devolvidos de um setor para o estoque) :

               

               Para o vínculo do "Grupo de produtos" com as contas contábeis de despesa, devemos acessar o caminho "Contabilidade > Conta contábil por > Estoque > Classe de produtos por departamento (despesa)". Neste caminho, iremos configurar as "Contas de despesa" de "Consumo" e "Perda" de cada "Grupo de produtos". Podemos inda segregar por "Setor", "Departamento", ou por nenhum deles deixando genéricas as configurações. Se selecionado o "Setor", podemos vincular o grupo a uma conta contábil específica para cada setor. Se selecionado o "Departamento", podemos fazer a mesma coisa. Se caso não selecionarmos nenhum dos anteriores, o sistema terá uma cont contábil por "Grupo de produtos". Na tela abaixo, configuraremos então  a "Conta de consumo (conta de despesa)" e a "Conta de perda (Conta de despesa)":

               

               Por fim, em "Contas básicas", na aba "Estoque" determinaremos as demais contas utilizadas nas contabilizações do módulo almoxarifado:

              

              

  • Sem rótulos