Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 5 Próxima »

Conferência Contábil - Transferência de Classificação Patrimonial

Finalidade

                Por meio de um fluxo sugerido pela Solus o manual tem a finalidade de demonstrar como é efetuada a conferência das "Transferências de Classificação Patrimonial" através do confrontamento entre as transferencias realizadas e a contabilização das mesmas.

Operacionalização

                Transferência de "Classificação Patrimonial":

                A transferência de classificação patrimonial é realizada quando precisamos reclassificar um item patrimonial, seja por erro no momento da inclusão ou por exemplo ser transferido de uma classificação da operadora para uma classificação do hospital, o que geralmente, além da classificação trocará o enquadramento contábil deste bem (uma vez que a nova classificação costuma ter outro grupo contábil). É importante salientar que ao efetuar uma transferência de classificação patrimonial, não será simplesmente trocada a classificação do bem em questão, mas todo o seu saldo depreciado, além do valor de aquisição do bem será transferido da "Conta patrimonial" atrelada a antiga Classificação para a "Conta patrimonial" da nova classificação e da "Conta de depreciação acumulada" atrelada a antiga classificação para a "Conta de depreciação acumulada da nova classificação". Este processo, assim como os demais que envolvem contabilização patrimonial é realizado apenas quando geramos a depreciação do período ao qual a transferência foi executada.

                Para a conferência da "Transferência de classificação patrimonial", podemos utilizar o relatório de "Relação de transferências de classificação" disposto no módulo "Patrimônio", em seguida, após a consulta das transferências de classificações devemos utilizar o relatório de "Consulta de lançamentos contábeis" Dentro do relatório "Razão analítico", é importante mencionarmos ainda a necessidade da utilização do filtro "Origem da movimentação" marcado com a flag "29 - Transferência de classificação patrimonial", pois os lançamentos de "Transferência de classificação patrimonial" sempre contêm esta flag. Caso existam lançamentos com essa flag em contas contábeis não patrimoniais, possivelmente os lançamentos estão errados. Iniciaremos então identificando as transferências no período com o relatório de "Relação de transferências de classificação":

               

               

                Após identificarmos a transferência em questão, devemos extrair o relatório de "Consulta de lançamentos contábeis" (Contabilidade) a fim de nos certificarmos que o saldo da classificação antiga do bem foi transferido para a nova classificação:

               

                Observe que no lançamento acima além do lançamento transferindo o saldo de aquisição do bem é realizado também um lançamento com o saldo já depreciado até o momento da transferência. Dados os dois lançamentos, o saldo do bem em questão deve fechar com o saldo da Classificação Patrimonial. Por fim, podemos conferir os saldos após a transferência do bem, cruzando o "Relatório de depreciação por período" (sugestão: filtrar apenas as classificações que sofreram alteração) com o "Balancete contábil".

                Relação das depreciações por período:

               

               

                Balancete analítico:

               

               

               

                Por fim, se desejado, pode-se ainda conferir a contabilização da transferência dentro do cadastro do próprio patrimônio. Através do botão direito do mouse "Demonstrativo de depreciação do item" na aba "Lanc. contábil transf. de classificação":

              

                Exceções (possíveis diferenças nos lançamentos contábeis):

                Quando houver diferenças, sugerimos que busca seja iniciada, por lançamentos nas contas patrimoniais (grupo 133) com flags diferentes de '11 - Inclusão de nota fiscal", "28 - Depreciação patrimonial" e "29 - Transferência de classificação". Lançamentos oriundos de flags distintas das mencionadas provavelmente foram feitos equivocadamente nas contas patrimoniais e certamente trarão diferenças no momento da conciliação patrimonial.

                Por fim, sugerimos ainda que o fluxo de conferência patrimonial ocorra conforme indicado pela Solus ao longo do documento.


  • Sem rótulos