Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Escrito por: S. S.

Estado
colourYellow
titleCONTROLADORIA

Âncora
objetivo
objetivo

🎯 Objetivo

O objetivo deste manual é orientar sobre o parcelamento de pagamento de prestadores (sem recálculo de impostos) que permite negociar um ou mais pagamentos de prestadores que estejam em aberto.  Nesta  Nessa rotina de parcelamento é gerado novo pagamento e parcelas, e não é realizado o recálculo dos impostos.


Âncora
funcionalidade
funcionalidade

✅ Funcionalidade


Âncora
configoperacionconfig
operacion

⚙️ Configurações

Manter apenas o requisito a ser escrito.

🛠️ Configurações/Requisitos

Inserir aqui todos os Direitos que influenciam nas rotinas tratadas neste manual:

Ex.:

  • Para poder incluir ou excluir descontos:

 Módulo XXXX> Configurações > Restrições de acesso

💻 Operacionalização

Caminho do recurso: Módulo Financeiro > Prestadores de serviço > Parcelamentos e negociações > Parcelamento no pagamento dos prestadores (Sem recálculo de impostos).

Âncoraparametrosparametros

⚡ Parâmetros

Expandir
titleCrie um Título

Escreva aqui.

Âncorapermissoespermissoes🔑 Permissões direitos
Expandir
titleCrie um Título

Escreva aqui.

Âncoraoperacionoperacion

💻 Operacionalização

Caminho do recurso: Módulo financeiro > Prestadores de serviço > Parcelamentos e negociações > Parcelamento no pagamento dos prestadores (Sem recálculo de impostos)

manual sem recalculo de impostos.pngImage Removed

manual sem recalculo de impostos.pngImage Added
Informações

A rotina de parcelamento de pagamento de prestadores também pode ser acessada pelo

módulo

Módulo Contas médicas

,

pelo caminho: Módulo Contas > Movimentação > Opções no pagamento de prestadores

>Parcelamento

> Parcelamento do pagamento de prestadores (

Sem

sem recálculo de impostos).

 

Inicialmente Inicialmente, no módulo, verificam-se os pagamentos em aberto do prestador através do são verificados pelo Módulo Financeiro > Prestadores de Serviço > Pagamento de prestadores de serviço.

Filtre pelo nome ou código do prestador de serviço e marque para listar apenas pagamentos não pagos.manual sem calculo de impostos 2.pngImage Removedmanual sem calculo de impostos 1.pngImage Removed

manual sem calculo de impostos 2.pngImage Addedmanual sem calculo de impostos 1.pngImage Added

Após esta essa etapa, acesse o recurso de parcelamento e filtre pelo prestador:

manual sem calculo de impostos 3.pngImage Removedimage-20240418-142930.pngImage Added

Após inserir o nome do prestador, clique no botão "Pesquisar". Serão listados os pagamentos que estão em aberto e podem ser negociados, onde é possível definir os números de parcelas e vencimentos de cada uma.

Através das Use as setas verdes, à direita, e adicione os pagamentos a serem parcelados:

Para inseririnseri-los, posicione em um registro na grid de documentos em aberto e utilize a seta apontada para baixo; o pagamento será adicionado para negociação.

Para remover o documento da grid de documentos negociados, é necessário fazer o processo inverso, clicando na seta para cima com o registro posicionado na grid inferior.

Nota

Podem ser negociados mais de um pagamento de prestador, desde que sejam do mesmo prestador.

Após selecionar os pagamentos/documentos desejados, clique no botão "Confirmar" para dar continuidade ao processo.

image-20240418-142716.pngImage Added

Utilizando o exemplo acima, foi selecionado um pagamento no valor de 572,55, e está sendo parcelado este valor em dois vencimentos distintos. Ao clicar em “Confirmar” (image-20240418-142508.pngImage Added), o sistema alterará o pagamento original de 572,55, incluindo um desconto no valor de 286,27, para que o pagamento em questão fique com o valor da primeira parcela. Em seguida, será criado outro pagamento com o valor da segunda parcela de 286,27 junto ao contas a pagar, no Módulo Financeiro > Contas a pagar > Planilha de contas a pagar:

Pagamento original:

image-20240418-143312.pngImage Added

O segundo documento criado correspondente à segunda parcela. Esse documento é criado especificamente junto à planilha de contas a pagar com o tipo “Parc.

manual sem calculo de impostos 4.pngImage Removed

OBS: Não entendi para explicar quando funciona a parte de não calcular o valor dos impostos e também como gera as parcelas no contas a pagar e no pagamento de prestador…. não sei explicar essa parte?????????Prestador“, Módulo Financeiro > Contas a pagar> Planilha de contas a pagar:

image-20240418-143650.pngImage Added

Obs.: Para desfazer o parcelamento em questão, deve ser excluída a linha de desconto gerado junto ao pagamento de prestador original, no Módulo Financeiro > Prestadores de serviço > Pagamento de prestadores de serviço. Ao excluir essa linha, o sistema vai desfazer o parcelamento e excluir o documento gerado junto ao contas a pagar:

image-20240418-144158.pngImage Added

Após a execução da exclusão da linha junto ao pagamento, o valor do pagamento de prestador em questão volta ao seu valor original, e o documento de “Parc. Prestador” não existe mais junto à planilha de contas a pagar:

image-20240418-144343.pngImage Added
Informações

É importante verificar no Módulo Financeiro > Prestadores de Serviço > Cadastro de eventos de pagamentos, como está definida a natureza do evento. Garantindo que ao realizar o parcelamento, o sistema fará o lançamento de forma correta. O evento referente ao parcelamento deverá estar configurado com a opção “abatimento” evitando a somatória dos valores no parcelamento.

manual parcelamento sem cálculo.pngImage Addedmanual parcelamento sem cálculo 1.pngImage Added

Importante!

Quando utilizada a opção de parcelamento sem recálculo de imposto, o sistema não realizará nenhum ajuste referente aos impostos já calculados inicialmente para o pagamento, ou seja, o pagamento utilizado como exemplo tinha um valor de 143,14 de INSS. Mesmo após a realização do parcelamento, a base de cálculo permanece igual à gerada inicialmente para o pagamento, não afetando assim nenhum imposto já calculado na geração do pagamento original:

Antes da geração do parcelamento, veja Módulo Financeiro > Prestadores de serviço > Pagamento de prestadores de serviço:

image-20240418-144912.pngImage Added

Após a geração do parcelamento, podemos observar que o valor “base cálculo” permaneceu o mesmo e o valor do imposto também não foi recalculado:

image-20240418-145118.pngImage Added
Expandir
titleDetalhes da tela

Após configurar as parcelas e clicar em confirmar“Confirmar”, o sistema vai apresentar a mensagem “Parcelamento realizado com sucesso”. Para finalizar e gerar as parcelas basta clicar , clique no botão "OK".

manual sem calculo de impostos 5.pngImage Removedmanual sem calculo de impostos 5.pngImage Added

Para verificar as parcelas geradas, acesse a tela de Pagamento de prestadores de serviço e liste os pagamentos do prestador em questão. No processo realizado, o pagamento anterior foi excluído e fundido para gerar as duas parcelas, conforme configurado no processo de negociação .Não entendi para explicar quando funciona a parte de não calcular o valor dos impostos e também como gera as parcelas no e na planilha de contas a pagar e no pagamento de prestador…. não sei explicar essa parte?????????

 

Nota

Documentação elaborada com base na versão vigente do sistema.

Voltar ao início


Revisão de conteúdo: R.
C
Z.,
1
Revisão textual: R. C.,
1
Editor(a): R. C
; V. F.,
1
abr